Chuveiro e banheira: 6 erros que você está cometendo na hora de tomar banho -

Chuveiro e banheira: 6 erros que você está cometendo na hora de tomar banho

6 erros que você está cometendo no chuveiro. Quem diria que algo tão simples como tomar um banho poderia ser tão desafiador?

A maioria de nós toma banho regularmente desde que éramos crianças. Ou assim deveria ser. Depois de conversar com um cabeleireiro e dermatologista, descobrimos algumas coisas que estamos realmente fazendo de errado.

Foto: Andrea Piacquadio

Verifique se você está cometendo esses erros de banho:

Veja também:
A água está muito quente.

Não há nada como começar o dia com um bom banho quente. Mas se a temperatura da água estiver muito alta, ela pode causar mais danos do que benefícios. “A água quente pode retirar a oleosidade natural da pele, deixando-a seca e vulnerável a rachaduras”, explica o dermatologista Dendy Engelman. “A perda desses óleos compromete a barreira da nossa pele, protegendo assim contra os irritantes.” Isso é mais perigoso no inverno (quando você está mais tentado a usar água quente) porque a pele já está propensa a secar.

E, aparentemente, água quente também não é boa para a saúde do cabelo. O estilista especialista do Butterfly Studio Salon Jason J Dougherty explica que é melhor usar água morna para abrir a cutícula do cabelo e remover a sujeira e a oleosidade. Em seguida, enxágue com água fria para fechá-la. “Vai prevenir a queda de cabelo no banho, reduzir o frizz e dar muito mais brilho”, diz ele.

Sua água não é filtrada.

Existem certos locais que têm água dura, o que pode ter um efeito negativo no cabelo e na pele. O que isso significa é que a água não filtrada pode conter muitos aditivos prejudiciais, como minerais, oxidantes, cálcio, magnésio, sílica e ferro. “Eles podem deixar resíduos na pele e no cabelo, causando acúmulo, ressecamento e irritações”, explica o Dr. Engelman. Com os resíduos deixando uma camada sobre a pele e o cabelo, os produtos não conseguem penetrar totalmente para limpar a área de maneira adequada. Isso pode criar um acabamento de aparência opaca tanto no cabelo quanto na pele. Dougherty também explica que esses produtos químicos podem tirar a cor do cabelo. Portanto, se você mora em uma área com água dura, instale um sistema de filtragem.

Você está usando o produto errado.

Só porque você gosta do cheiro do sabonete líquido que usa há anos, não significa que seja a melhor opção. Muitos cosméticos disponíveis contêm produtos químicos nocivos, fragrâncias, parabenos e sulfatos, que podem aumentar os surtos. Dr. Engelman recomenda produtos de limpeza à base de óleo para manter a pele hidratada e saudável. “Os produtos à base de óleo eliminam as impurezas sem ressecar a pele”, explica ela. “Essencialmente, o óleo se liga aos óleos em seu rosto, sem tirar sua pele de seus bons óleos naturais”.

Você está lavando muito.

A menos que você tenha um cabelo ultrafino, você realmente não precisa lavá-lo todos os dias. Se você estiver passando xampu em excesso, os resultados serão semelhantes ao uso de produtos químicos agressivos em sua pele. “Ela retira a oleosidade natural do cabelo e faz com que seu cabelo fique muito seco e quebradiço com o tempo”, explica Dougherty. Portanto, se você notar que seu cabelo parece mais seco do que o normal, reduza o número de lavagens na semana. É tudo uma questão de encontrar o equilíbrio certo.

Você está exfoliando demais.

A esfoliação pode ser muito benéfica para a pele. Ele livra a pele de todas as células mortas e promove a renovação celular. No entanto, a esfoliação excessiva pode causar muitos danos. “Isso vai expor a pele, enfraquecer a função de barreira cutânea e, em alguns casos, provocar inflamação”, explica o Dr. Engelman. Isso pode criar uma espécie de vulnerabilidade da pele e criar sensibilidade, infecção ou irritação. Idealmente, você só precisa esfoliar duas ou três vezes por semana. E se você tiver alguma sensibilidade ou inflamação, você deve reduzir a frequência.

Você deve usar hidratante após o banho.

O Dr. Engelman observa que os poucos minutos após o banho podem ser tão importantes quanto aqueles gastos no banho. E depois do banho, a hidratação é fundamental. “Aplicar óleo e loção na pele molhada permitirá que o produto retenha a umidade”, explica ela. “Para evitar que evapore, a glicerina da loção ajuda a se ligar às moléculas de água, o que não só dá uma sensação macia e flexível, mas fortalece a barreira da pele”. Essa pequena mudança no hábito pode fazer toda a diferença para a saúde e a sensação geral da pele.

Veja também:

Foto de destaque: Craig Adderley

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebookou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow