Cinema em casa: 8 dicas de expert para acertar na iluminação da sala de TV -

Cinema em casa: 8 dicas de expert para acertar na iluminação da sala de TV

Seja para assistir filmes numa plataforma de streaming, o último capítulo da novela preferida, os Jogos Olímpicos, ou uma partida do Campeonato Brasileiro, a televisão continua sendo a melhor amiga das famílias, não é mesmo? Não há nada melhor que reunir todo mundo para se divertir com essas atrações em um cinema em casa.

Para que a sala de TV se torne ainda melhor, ficar atento a alguns detalhes de sua iluminação são essenciais. Por isso, siga essas dicas incríveis para ajudar na hora de planejar a iluminação de seu cinema em casa!

1. Temperatura de cor 

Utilize a temperatura de cor branco quente (de 2700K a 3000K) e lâmpadas de menor intensidade para garantir um maior conforto visual, além da sensação gostosa de aconchego.

2. Posicionamento

Dê preferência à instalação de peças com iluminação nas laterais de paredes, do teto ou do piso para tornar o espaço mais agradável.

Sala de TV em projeto da arquiteta Luciana Ballio | Fotos: Emerson Rodrigues

Veja também:
3. Tipo de Luz

A recomendação é optar, sempre que possível, pela luz indireta (ou seja, aquela em que a luminosidade é rebatida e depois se espalha de forma mais leve). Evite qualquer tipo de luz direta, principalmente em cima do sofá, das pessoas, ou em frente à TV, para evitar o ofuscamento, reflexos e desconforto visual.

4. Qual peça utilizar?

Entre as peças mais indicadas para o ambiente estão plafons discretos, trilhos com spots direcionáveis, arandelas, pequenos pendentes nas laterais dos sofás ou poltronas, além de luminárias de piso charmosas.

Arandelas em projeto do designer Henrique Freneda | Fotos: Yamamura/Emerson Rodrigues

5. Iluminação secundária

Para melhorar a experiência, deixe circuitos separados entre as iluminações centrais e as secundárias do cômodo. A luz principal, representada no ambiente em sua maioria por plafons, é mais utilizada como iluminação geral, e para que o local fique com um aspecto mais cenográfico, mais escuro e aconchegante, aposte em luzes menos intensas nas laterais, como pequenos spots e arandelas, ou abajures e luminárias de piso ao lado do sofá e poltronas.

6. Dimerização e automação

Para quem prefere versatilidade, ou divide a sala de TV com outros ambientes da casa, a dimerização (regulagem da intensidade da luz) ou a automação podem ser boas pedidas, por meio de peças específicas com essa função.

Ambiente iluminado com tecnologia de LED | Foto: Divulgação/Philips

7. Cenografia

Que tal criar um ambiente cenográfico? Para isso, evidencie alguns detalhes da decoração, como texturas, prateleiras ou objetos decorativos. Para criar esse efeito, nos cantinhos que deseja valorizar, instale spots com trilhos direcionáveis ou perfis ou fitas de led em nichos.

Projeto de sala de TV do escritório Andrade & Mello Arquitetura | Fotos: Luis Gomes

8. Dica dos arquitetos

Os arquitetos Renato Andrade e Erika Mello, também dão algumas dicas com base em seus projetos. “Indicamos uma iluminação lateral e indireta para esse ambiente. Não é bom que a luminária fique atrás do telespectador, pois provavelmente irá refletir na TV. Também é interessante regular a intensidade da luz enquanto as pessoas assistem a um filme, pois com certeza a experiência ficará melhor”, afirmam.

Veja também:

Foto de destaque: Projeto do arquiteto Pietro Terlizzi | Fotos: Guilherme Pucci

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow