Coifa, depurador ou exaustor? Tudo o que você precisa saber na hora de escolher um -

Coifa, depurador ou exaustor? Tudo o que você precisa saber na hora de escolher um

Os amantes da cozinha concordam que é muito prazeroso preparar um jantar, mas gordura e fumaça costumam atrapalhar esses momentos. Uma solução para que esse problema seja evitado é a coifa.

A coifa tem a função de sugar odores, vapores e gordura do ambiente e acabou se tornando fundamental para a composição das cozinhas, ainda mais nas versões integradas.

Veja também:
Coifa x Depurador x Exaustor: como diferenciá-los?

O arquiteto Renato Andrade explica que o trio compõe o mesmo grupo, mas com funções diferentes. No caso da coifa, constata o fato de que o equipamento pode funcionar nos dois modos: exaustão ou depuração.

“Coifa é o nome dado à estrutura que fica sobre o fogão. Pode ter muitos formatos, mas o mais conhecido é aquele piramidal.  O mais importante é preservar um posicionamento mais funcional do que de estético”, explica.

No que diz respeito ao funcionamento, atuam de formas diferentes: o exaustor leva o ar quente para fora da cozinha, por isso é preciso uma infraestrutura para a instalação, além de uma saída para área externa do edifício.

depurador realiza um processo mais simples, fazendo a sucção, filtragem (utiliza um filtro de carvão ativado) e devolução do ar. “Basta termos uma tomada próxima para ativarmos seu funcionamento”, revela a arquiteta Erika Mello.

Qual é o tamanho e a altura ideal para a instalação?

Fotos: Luis Gomes

A coifa deve ser instalada sobre o fogão e, com raras exceções, o tamanho da coifa está ligado à quantidade de bocas do fogão ou cooktop.  O aparelho deve passar um pouco a largura da área de cocção e um facilitador é comprar os dois do mesmo fabricante, pois isso facilita o dimensionamento.

Para que a coifa proporcione um funcionamento eficiente, a altura deve ser respeitada à risca. Erika Mello conta que a altura ideal de instalação deve ser entre 65 e 75 cm entre a boca do fogão até o início da coifa. Mesmo com esse parâmetro, sempre considere a medida indicada pelo manual de instruções.

Como calcular a potência correta para cada cozinha?

Existe um cálculo básico para resolver essa questão: basta multiplicar o volume da cozinha (comprimento x largura x altura) por 12 e assim obter uma referência do poder mínimo de sucção que a coisa deve ter para atender o espaço inteiro.

Se a cozinha for integrada, a potência deve ser alta como forma de evitar a invasão da fumaça e odores para os outros ambientes.

Veja também:
Como deve ser feita a instalação?

A instalação sempre vai depender do modelo e funcionamento escolhido. “Se a coifa estiver na função exaustor, a mão de obra deve ser especializada, já que a tubulação que leva o ar para o exterior é colocada até o lado de fora do imóvel”, detalha Erika.

Já o depurador não requer um profissional especializado, bastando seguir as instruções do manual e não esquecer da tomada para ligar o aparelho.

Como integrar a coifa à decoração da cozinha?

Considere o estilo do mobiliário, por exemplo, se o projeto contar com bancada em ilha ou se prevê a instalação na parede, bem como se a cozinha incluirá sistema de exaustão ou depuração.

É cada vez mais frequente que a coifa faça parte da decoração da cozinha, com diversas opções de acabamentos e um design sofisticado.

“O mercado disponibiliza diversos estilos. Dessa forma, definimos no projeto aquela que melhor harmonize com o fogão ou o cooktop, seja para um projeto clássico ou contemporâneo”afirma Renato.

Manutenção: quais os cuidados necessários?

A coifa precisa de cuidados específicos para ter longa durabilidade e evitar problemas no funcionamento. É importante que o morador a mantenha limpa, já que o cheiro e gordura podem impregnar na tela metálica e, consequentemente, na cozinha e nos outros ambientes.

Além disso, a limpeza deve ser efetuada semanalmente com desengordurante. Periodicamente, conforme indicação do fabricante, também é realizada a troca dos filtros.

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’
+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos
+ Cientista desvenda mistério do monstro do Lago Ness. Descubra!
+ Gato e porquinho viram melhores amigos quando passaram a viver na mesma casa
+ CPTM atualiza mapa das linhas da CPTM e Metrô
+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco
+ Bandeirantes contrata atriz de fimes adultos Maru Karv para o canal SexPrivé
+ De biquíni verde cavado Lívia Andrade arranca elogios da web ao tomar banho de sol
+ Irmã de Juliana Caetano exibe corpão e brinca com fãs: “O que te faz ver estrelas?”
+ Aos 68 anos, Bruna Lombardi posta foto de biquíni ‘contra sua vontade’
+ Marcella Rica e Vitória Strada vão se casar
+ Vídeos íntimos de Raissa Barbosa vazam em sites de conteúdo adulto
+ Ellen Rocche posta foto de ensaio nu na ‘Playboy’ e ganha elogios dos fãs
+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada
+ Cirurgia íntima: quanto custa e como funciona
+ 10 coisas que os pais fazem em público que envergonham os filhos
+ Veja o significado dos 10 sonhos mais comuns
+ Denise Dias faz seguro do bumbum: “Meu patrimônio”
+ Líder de seita sexual apocalíptica é condenado a 1.075 anos de prisão
+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok
+ ‘Borboletas no estômago’ indicam algo além de estar apaixonado
+ 10 sinais de que seu parceiro não te ama (como você gosta dele)




arrow