Coifas: esclareça todas as dúvidas sobre o aparelho ideal para a sua cozinha -

Coifas: esclareça todas as dúvidas sobre o aparelho ideal para a sua cozinha

Dicas para escolher a melhor coifa para a sua cozinha. Foto: Divulgação/ Mueller

Ao longo dos anos, com a tendência de diminuição no tamanho dos lares, uma nova disposição de espaços tem ganhado o coração dos moradores: a integração total dos ambientes. Não é incomum observarmos salas de estar e jantar localizadas bem ao lado da cozinha, trazendo praticidade e ampliando ao máximo a convivência entre quem está cozinha e aqueles que confraternizam nos outros espaços.

Apesar das inúmeras vantagens, a integração com a cozinha pode gerar alguns inconvenientes, como a gordura e os odores que impregnam o local e circulam pelos demais ambientes da casa quando não há a presença de um sistema de filtragem de ar eficiente. Por isso, os moradores que não desejam vivenciar com esse incômodo, não podem abrir mão do item que é verdadeiro amigo: a coifa.

Dicas para escolher a melhor coifa para a sua cozinha. Foto: Divulgação/ Mueller
Dicas para escolher a melhor coifa para a sua cozinha. Foto: Divulgação/ Mueller

A fim de esclarecer todas as dúvidas sobre a escolha, instalação e funcionalidade do modelo perfeito para cada projeto, explicamos as características do produto e detalhamos as diferenças entre alguns modelos de coifa no mercado. Confira!

O que é a coifa?
Com modernidade e sofisticação, a coifa de parede plana dispõe de regulador de velocidade da sucção do ar | Foto: Divulgação/ Mueller

Quem tem o costume de cozinhar em casa, já sabe que, muitas vezes, essa prática pode causar uma certa bagunça no ambiente. Além da gordura no fogão e respingos de molho nas bancadas, o cheiro de fumaça e demais aromas são muito comuns. Para evitar que o cheiro se espalhe por toda a casa, muitos moradores estão investindo na instalação da coifa na cozinha.

De modo geral, este equipamento foi criado, especialmente, para executar duas funções dentro da cozinha. A primeira, é o processo de exaustão — conhecido por conseguir absorver o ar do espaço – e, em seguida, conduzi-lo para fora do imóvel. A segunda, por sua vez, consiste na depuração do ar, que tem como foco filtrar o ar quente e devolvê-lo para o espaço limpo e filtrado através de algumas aberturas localizadas nas laterais do eletrodoméstico.

Veja também:

Desta forma, o aparelho é uma ótima decisão para auxiliar os moradores durante o preparo das refeições, diminuindo o calor e a gordura do local que podem surgir facilmente na hora de cozinhar.

Para aproveitar ao máximo as funcionalidades de sua coifa, recomenda-se ligar o aparelho por alguns minutos antes de começar a cozinhar. Após o término, mantenha ainda em funcionamento por mais 5 ou 10 minutos – esse processo otimiza o resultado do uso do aparelho, deixando o ar do ambiente mais puro, com maior facilidade.

Diferenças entre coifa, depurador e exaustor
Com um design moderno, a cozinha com coifa ganha novos ares | Foto: Divulgação/ Mueller

Quando falamos sobre a coifa na cozinha, é comum que haja confusão entre os conceitos, e os usuários considerem que o aparelho executa as mesmas funções do popular exaustor. Porém, apesar do objetivo parecido, eles contam com funções diferentes.

No caso do exaustor, o equipamento é instalado diretamente na parede e promove a troca de ar quente do espaço pelo ar frio vindo da área externa. Tal aparelho também pode ser bastante parecido com um ventilador, já que possui algumas hélices próprias para realizar os movimentos e garantir a troca de ar.

A coifa, por sua vez, é tida como um eletrodoméstico completo, eficiente e que consegue promover a circulação de ar, ao mesmo tempo em que diminui os níveis de gordura e faz com que o local ganhe uma atmosfera mais leve e agradável e ainda contribui para o décor, já que evoca um design mais moderno.

Ainda assim, entre as coifas também há algumas distinções importantes

Em coifas instaladas em modo depurador, o ar impuro é filtrado pelos filtros de alumínio e as substâncias com odores, como fumaças provenientes dos preparos das refeições, são filtradas do ar por meio do carvão ativado. Após a filtragem, o ar depurado é direcionado novamente para dentro da cozinha.

Vale reforçar também que no modo depurador de ar, os filtros de carvão devem estar devidamente instalados, pois são eles que permitem que o ar possa ser filtrado e mandado de volta para sua cozinha devidamente livre de gorduras.

Já no modo exaustor, todos os vapores e fumaças dos alimentos são direcionados para fora da cozinha por meio de um duto voltado para a área externa. Ou seja, neste modo o ar não é redirecionado para o ambiente. Neste caso, é recomendado retirar os filtros de carvão, uma vez que todas as impurezas serão liberadas em um local externo e eles passarão a ficar sem uma função efetiva no aparelho.

Instalação
Foto: Divulgação/ Mueller

Após entender a diferenciação entre os modelos de coifa disponíveis, é imprescindível que a coifa preencha alguns requisitos para que o seu funcionamento seja totalmente efetivo. Em primeiro lugar, a coifa deve possuir a medida de largura maior que o fogão, pois é necessário que o aparelho cubra todas as bocas e assim sugue todo o ar “sujo” e gotículas de gorduras para fazer a filtragem e limpeza do ar.

No que se refere à altura (distância da coifa e fogão ou cooktop), o indicado é que haja entre 65 e 75 cm de distância. Outra recomendação prevista no manual do produto é que a coifa seja instalada em uma parede de alvenaria.

Veja também:

O segundo passo é verificar se há uma saída de ar. Como já mencionamos, existem dois modos de instalação: as coifas que funcionam por exaustão e as que funcionam como depurador. Para a instalação no modo exaustor é preciso saída de ar, isto é, uma conexão da cozinha com o espaço externo para passagem do tubo que jogará o ar puxado pela coifa para fora, deixando apenas o ar limpo dentro da cozinha.

Ao optar pela instalação no modo depurador, não é primordial uma saída da cozinha para a parte externa, já que a limpeza do ar sugado pela coifa é promovida dentro do próprio aparelho com um filtro de carvão ativado, que faz a purificação do ar e o retorna limpo.

Fora os cuidados sugeridos ao adquirir o aparelho, é interessante checar a estrutura e garantir que não há nenhuma passagem de encanamento ou conduítes que possam ser prejudicados no momento de posicionar o aparelho na parede.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br






arrow