Existe uma crença de que colocar uma bola de papel alumínio amassada na máquina de lavar louça ajuda a diminuir manchas de água e faz a louça brilhar um pouco mais. Mas, será que isso realmente funciona? E se sim, qual é a ciência por trás disso?

Alerta de spoiler: funciona, mas somente para utensílios, não para copos. “Alumínio na máquina de lavar louça não fará absolutamente nenhuma diferença para pratos de cerâmica ou vidro”, disse o Dr. Kat Day do The Chronicle Flask, que é um escritor científico com doutorado em química.

Colocar alumínio na máquina de lavar louça ajuda a limpar? Fotos: Pexels

“Não há mecanismo plausível para isso, além de talvez bolas de papel alumínio quicando e derrubando mecanicamente coisas da superfície de pratos ou tigelas, mas isso não será muito eficaz. Provavelmente vai atrapalhar a máquina de lavar louça.”

Veja também:

Quanto aos utensílios, pode ajudar a limpá-los, mas apenas se o alumínio estiver muito próximo deles. “Suspeito que isso tenha vindo da ideia de que você pode limpar prata (especificamente) com papel alumínio e solução salina”, compartilhou Day.

“Porém, para isso, o objeto de prata (talheres, neste caso) precisa estar em contato direto com o papel alumínio.” Não funcionaria se o papel alumínio estivesse do outro lado da máquina de lavar louça ou saltando pelo aparelho.

Colocar prata manchada em contato direto com alumínio, bicarbonato de sódio e água quente ajuda a reverter o processo de manchas devido a uma reação eletrolítica que transfere a mancha oxidada da prata para a folha de alumínio.

Veja também:

Isso porque o bicarbonato de sódio empurra os elétrons para frente e para trás entre a prata e o alumínio. “Como o alumínio tem uma afinidade muito maior com os átomos de enxofre do que a prata, o íon de prata é reduzido de volta a prata e os íons de sulfeto são liberados”, escreveu a publicação Bellatory em um artigo explicando a ciência por trás da limpeza de joias manchadas. “Eles se ligam ao alumínio para formar sulfeto de alumínio. O alumínio corrói e a prata fica brilhante.”

Isso pode acontecer com seus utensílios, pois a cápsula de detergente atua como o banho de sal necessário nessa reação, e o papel alumínio fica em contato com os talheres. No entanto, como Day mencionou, este é apenas o caso se o alumínio ficar firmemente perto dos talheres. Mas como você está apenas reciclando folhas de alumínio usadas com cuidado, ainda

vale a pena tentar!

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br