Como acabar com o mau hálito do seu gato (e o que isso pode significar) -

Como acabar com o mau hálito do seu gato (e o que isso pode significar)

Como acabar com o mau hálito do gato. Fotos: Pexels

Evite a doença gengival e seus efeitos tanto na respiração quanto na saúde geral do seu gato, escovando os dentes dele pelo menos a cada dois dias, diz Mary Krakowski Volker, DVM, membro do Comitê de Advocacia do American Veterinary Dental College, nos Estados Unidos. Delicadamente, segure a cabeça dele e levante os lábios (superior e inferior) com o polegar, para que você possa alcançar os dentes em cada quadrante com a outra mão.

“Acostume-o com apenas os dedos, enquanto o recompensa com carinho e guloseimas”, diz Krakowski Volker. Em seguida, introduza gradualmente uma escova de dentes macia daquelas pequenas, para criança. (Use pasta de dente felina se ele gostar, mas só água também funciona.)

Como acabar com o mau hálito do gato. Fotos: Pexels
Como acabar com o mau hálito do gato. Fotos: Pexels

Se o odor do mau hálito persistir mesmo após um período de escovação regular – especialmente se ele mostrar outros sinais de desconforto bucal – vá ao veterinário, pois pode ser um sintoma de algo mais grave.

Veja também:

“Cuidar dos dentes dos animais de estimação é a primeira coisa que você pode fazer para promover uma melhor qualidade de vida e uma vida mais longa”, diz Daniel T. Carmichael, especialista em odontologia veterinária certificado pelo Veterinary Medical Center of Long Island, em West Islip, Nova York.

(Para tornar a limpeza diária gerenciável, adicione-a a uma rotina que você já tem, como lavar a tigela do seu gato.) Se o seu animal de estimação resistir, “coloque um pouco de atum no dedo, levante os lábios e escove os dentes”. acrescentou Carmichael.

Veja também:

Independentemente de a escovação acabar ou não com o mau hálito do seu gatinho, os check-ups dentários regulares ainda são recomendados. “Os gatos devem ter sua saúde bucal avaliada anualmente, como parte de um check-up de rotina”, diz Gary Richter, veterinário integrador e proprietário da Holistic Veterinary Care, em Oakland, Califórnia.

Se esses check-ups revelarem algo preocupante, seu veterinário poderá realizar um exame mais completo, juntamente com uma limpeza profunda que fará seu gato sorrir novamente em um piscar de olhos.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br






arrow