Como consertar a casa: aprenda a fazer pequenos reparos na pia, no chuveiro e na parede -

Como consertar a casa: aprenda a fazer pequenos reparos na pia, no chuveiro e na parede

Mesmo passando mais tempo em casa, alguns contratempos são inevitáveis. Desenvolver a habilidade de consertar algumas coisas com segurança pode ser fundamental para solucionar rapidamente alguns imprevistos. No entanto, o ideal é sempre poder contar com um profissional competente para evitar que um pequeno problema se transforme em um grande transtorno.

Bianca Amaral, diretora de uma startup brasileira de soluções de manutenção de casa e automóveis, TempoTem, explica que alguns reparos podem ser realizados com um pouco de treino e com as ferramentas certas. “O primeiro passo para começar a consertar é ter em mãos um kit de ferramentas. É possível comprar um pronto ou montar aos poucos, de acordo com cada necessidade”, explica.

Veja também:

Pia pingando

Além do desconforto com o barulho, deixar uma pia pingando pode acarretar outros problemas, como desperdício de água ou até danificar a superfície próxima em decorrência da umidade.

O inconveniente geralmente acontece porque a borracha vedante está mal encaixada ou rachada. Para consertar, é preciso fechar o registro e, com ajuda de alicate e de uma chave de fenda, desmontar a torneira até encontrar o vedante. Ao retirar a parte superior da torneira já é possível encontrar a borracha que precisa ser substituída.

Bianca explica que as torneiras mais comuns possuem a borracha, mas que o modelo 1/4, que precisa de apenas um toque para abrir, não conta com o dispositivo. “O processo para consertar, nesse caso, é outro, mas é importante frisar que em todos os casos, não é a força que vai resolver a torneira pingando”, comenta.

Veja também: 

Desentupir a pia

Mesmo com todos os cuidados com a sujeira na pia, ela ainda pode entupir. Quando nem o desentupidor ou as misturas para diluir os resíduos funcionam, é preciso mexer no sifão da pia.

O corpo do sifão fica embaixo da pia, para retirar basta desenroscar e remover o que estiver atrapalhando a saída de água. Aproveite para limpá-lo com uma escova e, com cuidado, recoloque no lugar. Bianca Amaral explica ainda que é importante garantir que a torneira esteja bem fechada e que o processo de limpeza do sifão pode sujar o espaço ao redor.

 

Imagens: Reprodução

Chuveiro queimado

O outono chegou e o banho quente se torna o preferido em muitas casas. O problema é que, com a troca de estação, muitos chuveiros acabam queimando.

Para quem não está habituado a trocar a resistência, é válido desligar o disjuntor antes de começar. Desenrosque a tampa do chuveiro e observe em que posição está a resistência. A nova deve ser colocada da mesma forma, caso não se sinta seguro, tire uma foto para se lembrar como deve colocar. Retire a resistência com a ajuda de um alicate de ponta, instale a nova e feche o chuveiro.

“Antes de religar a energia, deixe o aparelho ligado por alguns segundos com a água fria. Isso evita que a peça queime novamente”, ressalta Bianca. É importante se atentar na variação de modelo e marca do chuveiro, que interfere na resistência.

 

Veja também:

Buracos na parede

Os buracos que ficam na parede por antigos quadros ou estantes podem até não interferir na estrutura do ambiente, mas para no quesito estética pode ser um problema.

Para arrumar é preciso ter massa corrida e uma lixa fina. Com uma espátula, espalhe uma pequena quantidade até preencher o buraco e deixe secar por, pelo menos, 3 horas. Depois, com uma lixa fina faça o acabamento e a parede já está pronta para ser pintada novamente.

Fazer pequenos reparos em casa, para alguns, já faz parte da rotina e, para outros, ainda é um desafio, mas aos poucos é possível ir aprendendo com cautela. É bom ter autonomia para fazer certos reparos, mas nem sempre o “faça você mesmo” é a melhor opção, pois além do retrabalho, pode aumentar o problema. “Pequenos reparos podem ser feitos, mas em todos os casos é preciso ter cuidado. Mexer na rede elétrica ou no encanamento sem ponderação e segurança pode causar ainda mais transtornos. É preciso sempre ter um pouco de cautela e, caso o problema persista, contrate um profissional qualificado”, finaliza Bianca.

Veja também: 

 

Veja também

+ Mudaram as regras para compra de carro para PCD; veja como ficou

+ Carol Nakamura compartilha projeto de sua mansão de R$ 2 milhões; veja

+ 20 passos simples para dar uma cara nova para sua casa

+ Você acha Gracyanne Barbosa sarada? É quer nunca viu a médica Chinesa Yuan Herong

+ Relógio de R$ 3 milhões de Faustão é inspirado em supercarro da Bugatti; veja

+ Dicas fáceis de como limpar panela queimada

+ Enio Mainardi, publicitário e pai de Diogo Mainardi, morre de covid-19

+ Quarto feminino: 6 dicas que você precisa saber antes de planejar o seu

+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las

+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo




arrow