Como cuidar de um bonsai? Descubra 7 dicas de manutenção e plantio

Como cuidar de um bonsai? Descubra 7 dicas de manutenção e plantio

Como cuidar de um bonsai?

Além de serem peças de decoração que transformam o ambiente, bonsais também precisam de cuidados. Descubra a seguir como cuidar de um bonsai e conheça mais dicas sobre sua manutenção.

Embora a palavra seja de origem japonesa, que significa “plantado em uma bandeja”, o bonsai é uma arte de origem chinesa que consiste na técnica que cultivar árvores anãs, representando a natureza em miniatura, porém, de forma realística. Eles podem ser ferramentas de decoração excelentes, capazes de transformar qualquer ambiente em um reduto de repleto de paz e serenidade. Mas você sabe como cuidar de um bonsai? Descubra mais sobre seus cuidados e conheça 7 dicas de manutenção.

1. Regue uma vez por dia

Como cuidar de um bonsai?

A regularidade da rega irá depender muito das condições climáticas do ambiente. Entretanto, deve-se regar, via de regra, todos os dias, de preferência pela manhã ou ao final da tarde. Porém, em dias mais secos, é recomendado um cuidado especial, sendo necessárias até duas regas ao dia. Apenas tenha cuidado em relação à quantidade de água utilizada. Assim como a maioria das plantas caseiras, deve-se evitar exageros, pois pode resultar no apodrecimento das raízes.

Veja também:

+ Faça você mesmo: jardins em xícaras é a nova tendência adorável de decoração na quarentena

+ Dicas para criar um jardim de hortaliças dentro de casa

+ Planta que não precisa de terra e é fácil de cuidar: conheça as plantas aéreas Tillandsias

2. Verifique a umidade do solo

Quer saber se o seu bonsai precisa de água? Uma técnica infalível é utilizar um palito para verificar a umidade do solo. Afunde um palito na terra e logo após retire-o. Se ele sair molhado, esse é o sinal que sua planta não precisa mais de água.

3. Faça a poda a cada 6 meses

Cada espécie tem um tempo diferente, entretanto, esse período tende a variar entre 3 e 6 meses. Analise sua planta e avalie se ela precisa de cuidados. Em seguida, retire galhos e brotos indesejados, que estejam extrapolando os limites do vaso e deixe apenas aqueles do tamanho preferido. O objetivo, como se pode imaginar, é mantê-lo pequeno e delimitado. Mas, caso necessite de uma poda mais específica, é recomendado contactar um profissional de jardinagem.

4. Encontre o lugar ideal

Como cuidar de um bonsai?

Da mesma forma que qualquer outro tipo de árvore, cada uma possui suas diferenças. Algumas espécies tendem a preferir luz direta. Já outras, a meia-sombra. Para descobrir qual é o lugar ideal para sua planta, basta observar a tonalidade das folhas. Caso estejam amarelas, isso significa que elas estão recebendo luz demais. Mas, se estiverem escurecidas, isso quer dizer que não estão recebendo o suficiente. Faça o teste e descubra do que o seu bonsai precisa.

5. Adube moderadamente

Como cuidar de um bonsai pode ser complexo, mas algo é certo: a maioria dos bonsais pode se beneficiar muito de um solo bem adubado. Entretanto, como já esclarecido anteriormente, cada espécie é diferente. No caso de um bonsai externo, indica-se que a adubação aconteça durante o começo da primavera até meados do outono. Mas, nos casos internos, é possível adubá-los em qualquer época do ano. Porém, faça isso apenas de forma moderada, pois o adubo em excesso poderá ocasionar a morte da árvore.

Veja também:

DIY: 5 ideias para você dar o primeiro passo e começar a plantar sua horta em casa

+ 6 plantas de casa perfeitas para decorar a casa no inverno. Conheça!

+ Casa flutuante, na árvore, trailer: com pandemia, acomodações diferentes viram febre no interior de SP

6. Escolha o vaso certo

É preciso pensar com cuidado na hora de escolher o vaso certo do seu bonsai. Leve em consideração fatores como a altura da árvore e a profundidade e o material do vaso. Evite modelos envidraçados e que possuam acabamentos brilhantes. Além disso, deve haver uma proporcionalidade em relação ao tamanho da planta. O vaso deve ter cerca de 2/3 da altura da planta e um fundo 2 vezes maior que a base do tronco.

7. Saiba a hora de trocar de vaso

Como cuidar de um bonsai?

É possível perceber que pode ser hora de trocar o vaso de seu bonsai por uma série de fatores. Entre eles estão a demora de absorção da água ou o aumento densidade das raízes, por exemplo. Em casos de bonsais maiores, recomenda-se que a troca aconteça todos os anos.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow