Como cultivar manjericão? Conheça 7 dicas de manutenção e cuidado

Como cultivar manjericão em casa? Conheça 7 dicas de cuidado e manutenção

Manjericão

Nada como um belo prato de macarrão com um leve tempero de manjericão. Por isso, aprenda a seguir o passo a passo de cultivo dessa hortaliça.

Seja na pizza, na macarronada ou em grelhados, tudo fica mais gostoso com um pouco de manjericão. Essa hortaliça, tão amada pelos brasileiros – e consagrada pelos italianos -, é muito fácil de cultivar e pode ser criada até mesmo dentro de apartamentos. Portanto, se você quer dar início a sua própria horta de temperos, então por que não começar pelo manjericão? Conheça a seguir dicas de plantio e saiba mais sobre os cuidados necessários para garantir o crescimento de sua muda.

Tamanho ideal do vaso

Manjericão

Na hora de escolher seu vaso, levar em conta o tamanho do manjericão. Se ele ainda estiver em seus estágios iniciais, em forma de muda, recomenda-se que o plantio seja feito em um vaso proporcional à sua altura. Mas caso sua hortaliça já esteja completamente desenvolvida, é mais indicado que plante-se em um vaso maior.

Veja também:

+ Hortelã: cultivar, colher e armazenar. Veja dicas de como plantar essa hortaliça tão versátil!

+ Pimenta biquinho: descubra dicas de como cultivar esse tempero em casa

+ Dicas para criar um jardim de hortaliças dentro de casa

Atenção ao solo

Hortaliças como o manjericão adoram umidade, mas, é claro, tudo em moderação. Por isso, tente evitar acúmulos de água, certificando-se de que o solo esteja sempre úmido, porém, sem excessos. Para ajudar na drenagem do substrato, é necessário forrar o fundo do seu vaso com, por exemplo, pedra brita, argila expandida ou até mesmo cacos de telha.

Plantio do manjericão

Manjericão

Para começar o processo de plantio, tudo o que você precisa, em primeiro lugar, é de um pouco de terra afofada e fértil. Uma vez que solo esteja pronto, é só plantar de 2 a 3 sementes por buraco a cerca de 1 cm de profundidade.

Escolha o melhor local

O manjericão é uma planta que adora luminosidade e deve ser exposta a cerca de 3 horas de sol direta por dia. Por isso, a dica é: tente posicionar seu vaso em algum lugar onde haja bastante luz, próxima a uma janela ou em um cantinho na varanda, por exemplo. Mas cuidado! Essas hortaliças são muito sensíveis e não costumam suportar muito vento nem muito frio. Atenção redobrada durante o inverno!

Frequência de rega

Rega

Pouca água já basta! Ao contrário de outros temperos, comuns dos jardins de casa, essa hortaliça requer bem menos manutenção. Basta regá-la a cada 2 ou 3 dias ou quando o solo estiver seco para ver seu manjericão se desenvolver e crescer com sucesso.

Poda do manjericão

É nessa etapa que muitos acabam perdendo suas plantas, seja pela falta de poda ou até mesmo por não saber fazê-la corretamente. A forma certa de podar o manjericão é cortando suas flores com o auxílio de uma tesoura. Isso ajuda a preservar o sabor aromático das folhas, mantendo-as jovens e saudáveis por mais tempo.

Veja também:

+ Alecrim: guia com tudo o que você precisa saber para plantar, colher, secar e armazenar

+ Torre de vasos: aprenda um novo jeito de fazer sua horta mesmo com pouco espaço

+ Você já pode comer a verdadeira pizza italiana em São Paulo

Colheita

Massa

Deve-se colher as folhas do manjericão quando a planta tiver mais de um 1 metro de altura. Isso deve ocorrer cerca de 60 ou 90 dias após o seu plantio. Aí, é só aproveitar suas hortaliças frescas, cuidadas com tanto carinho e apreço, para dar um perfume especial a seus pratos e deixá-lo com um gostinho de ‘caseiro de verdade’.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow