Como cultivar verduras e legumes em vasos: 5 hortaliças para ter em casa

Como cultivar verduras e legumes em vasos: 5 hortaliças para cultivar em casa

Cebolinha

Você não precisa ter um jardim enorme para ter suas próprias hortaliças. Saiba como cultivar 5 verduras e legumes em vasos dentro de casa.

Se você busca sempre se alimentar de forma saudável e dá preferência aos produtos orgânicos no supermercado, então por que não cultivar suas próprias hortaliças? Você não precisa de um jardim enorme, muito menos de uma varanda gourmet imensa. Basta plantar seus legumes em vasos para ter sempre verduras fresquinhas na mesa do almoço.

Descubra a seguir 5 espécies para cultivar em vasos dentro de casa e saiba mais sobre cuidados e manutenção.

1. Alface

Legumes em vasos

Isso não pode faltar na sua horta! Extremamente resistente e versátil, o alface é capaz de se adaptar a praticamente qualquer tipo de solo e podem ser cultivados até mesmo em vasos.

Primeiramente, é preciso escolher o vaso certo. Opte por modelos de 4 litros ou mais para plantar sua mudinha e posicione-o em algum lugar onda haja bastante luminosidade. Os alfaces precisam de bastante luz solar para se desenvolverem e basta regá-los em dias alternados. Mantenha o solo sempre úmido, mas nunca encharcado.

Veja também:

+ Pimenta biquinho: descubra dicas de como cultivar esse tempero em casa

Como cultivar manjericão em casa? Conheça 7 dicas de cuidado e manutenção

+ Hortelã: cultivar, colher e armazenar. Veja dicas de como plantar essa hortaliça tão versátil!

2. Espinafre

Legumes em vasos: espinafre

Assim como o alface, o espinafre também é uma hortaliça superfácil de cultivar em casa. Sejam espalhadas ou em pequenas hortas, essa erva tende a prosperar em solos férteis e bem umidificados. Além disso, ao contrário do alface, o espinafre é ainda menos exigente, contentando-se apenas com a meia-sombra.

Entretanto, na hora de escolher o melhor vaso para sua planta, é preciso um pouco de atenção. Opte por modelos que tenham furos no fundo e faça uma camada de drenagem. Para isso, você pode utilizar, por exemplo, cacos de telhas, argila expandida ou até mesmo pedra brita para criar esse substrato.

3. Acelga

Legumes em vasos: acelga

Já muito conhecida por seu fácil cultivo, a acelga é verdura perfeita para se ter casa. Ela exige apenas regas diárias, evitando sempre o acúmulo de água, e algumas horas de exposição à luz solar direta. Mas cuidado! Essas plantas requerem climas mais amenos, que variam entre 15ºC e 19ºC. Portanto, nada de esquecer sua acelga na varanda durante o verão!

Essas verduras também podem se beneficiar – e muito! – de um solo bem adubado. Matéria orgânica e nitrogênio são os adubos de escolha da acelga. Então, caso você perceba que sua planta não está prosperando como você acha que deveria, faça a fertilização do substrato para supri-la de ainda mais nutrientes.

4. Cebolinha

Cebolinha

Além de deliciosas como tempero, cebolinhas também requerem poucos cuidados e, ainda por cima, são capazes de produzem flores lindas. Perfeitas em sopas, omeletes e saladas, essas hortaliças são consideradas fortes aliadas do nosso sistema imunológico, combatendo doenças respiratórias, como a gripe, assim como auxiliando na digestão.

Porém, para a sorte de todos, a cebolinha é uma das plantas mais simples de se cultivar em vasos. Basta plantá-la a 1 cm de profundidade do solo, regar frequentemente, para manter seu solo úmido, e deixá-la exposta à luz direta por apenas algumas horas do dia. Isso é tudo o que ela precisa.

Veja também:

+ Alecrim: guia com tudo o que você precisa saber para plantar, colher, secar e armazenar

+ Torre de vasos: aprenda um novo jeito de fazer sua horta mesmo com pouco espaço

+ Receitas cinco estrelas: dez pratos criados por chefs de hotéis de luxo

5. Cenoura

Cenoura

Quer plantar seus próprios legumes em vasos? Então, a melhor aposta são as cenouras! Ricas em cálcio e potássio, elas também são fontes de nutrientes valiosos para o organismo, como as vitaminas A, C, K e E.

A cenoura deve ser cultivada em vasos grandes, de 8 a 20 litros. Afinal, ela é uma raiz tuberculosa, que “cresce para baixo”, ao contrário dos outros exemplares citados acima.

Além disso, essas plantas também tendem preferir locais mais quentes, com temperaturas que variam de 16ºC a 22ºC. Por isso, na hora de escolher o melhor local para seu vaso, opte por locais onde haja bastante luminosidade. Mas sem exageros, pois temperaturas de 30ºC já são mais do que o suficiente para prejudicarem seu desenvolvimento.

Água demais também é um fator que pode danificar as raízes. Mas vale manter o solo umidificado sempre, regando apenas de 3 em 3 dias.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow