18 ideias de como decorar a sala que acumula muitas funções

18 ideias de como decorar a sala que acumula muitas funções

A sala é provavelmente o cômodo mais difícil de decorar hoje em dia. Isso porque ela acumula funções em um único espaço: é sala de TV, visita, jantar e onde a família passa a maior parte do tempo. Muitas vezes, ainda divide espaço também com a cozinha. Mas a grande sacada é tornar seu dia a dia mais fácil neste local. Se está precisando de inspiração para a sua sala, confira estas 18 ideias do House Beautiful de como decorar a sala com muitas funções.

Bagunça na sala? Organize (ou esconda) com 15 dicas de decoração

Sala de jantar pequena: 6 ideias de decoração para ganhar espaço

Papel de parede na sala: 20 ideias para mudar sua decoração

As melhores ideias de armário estão em cada canto deste apartamento

Tudo em um lugar só

A sala da foto acima é sofisticada mesmo reunindo tudo em uma só: tem mesa de jantar, sofás e espaço para receber visitas e até uma mesa de sinuca.

Carpete ou tapete

Funcionando como sala de estar e de jantar, o carpete azul unifica o espaço que estava dividido.
+ Veja como um tapete deixa sua sala de jantar o máximo

Coisas espalhadas

Nesta sala, cria-se a sensação de ambientes diferentes com os móveis. Cada espaço tem seu próprio estilo, mas também ficam harmoniosos entre si. A cozinha quase desaparece ao fundo com os armários brancos.

As mesmas cores em materiais diferentes

O cinza aparece no mármore da cozinha e no tapete aveludado da sala de estar. Ainda, o rosa está no sofá e nas cortinas. Já o caramelo do assento de couro das cadeiras dá certo contraste.

Como decorar a sala para a família

O layout desta sala é perfeito para a família, já que os adultos podem ficar na cozinha bem próximos das crianças na sala.
Resista à tentação de deixar os móveis todos grudados às paredes e deixe-os soltos pela sala. Se você deixa espaço atrás dos móveis, dá a sensação de que o ambiente é maior e ainda ajuda a separar as diferentes áreas de acordo com suas funções. Nesta sala, o sofá separa o lounge da cozinha e da sala de jantar.

Tamanho certo dos objetos

Você não precisa de uma sala enorme. Muitas vezes, é preciso combinar sala de jantar e de estar em apartamentos minúsculos. Para fazer dar certo, opte por um bistrô pequeno em vez de uma mesa.

Crie níveis diferentes

Num espaço grande e aberto, pode ser interessante separar as áreas com um pequeno desnível entre elas.

Use um tapete chamativo

Deixe o foco no local onde você e sua família se divertem em vez da cozinha. Um tapete chamativo consegue atrair todos os olhares.

Use cores fortes

Esta sala reúne diversas cores para mesclar também estilos: tradicional e formal, country e casual.

Leve a sala para fora

Que tal levar sua sala para a parte externa? Faça-a ao redor da piscina, por exemplo. Será incrível para os dias de sol.
 

Separe com um sofá

Numa sala muito grande, o layout é fundamental. O sofá bem no meio das linhas clean desta sala e de seu painel vertical divide o ambiente e o deixa mais confortável.

Como decorar a sala junto com a cozinha

A cozinha é totalmente aberta para a sala, com uma integração total dos dois ambientes. Um bom exemplo de como decorar a sala integrada à cozinha.

Fique nos clássicos

Esta é uma prova de que o minimalismo não funciona apenas com design moderno. Elegante e simples, mas com móveis também tradicionais, esta sala tem um layout clássico.

Não use tudo combinando

Nesta sala, há apenas duas almofadas combinando com os gabinetes na cor verde da cozinha.

Como decorar a sala com obras de arte

Um quadro especial pode dar o tom em seu ambiente e enchê-lo de cor. Veja que toda a decoração é bem neutra, exceto pelo quadro.

Iluminação ampla

Uma das melhores coisas de dividir ambientes em um só espaço é a iluminação. O local fica mais arejado e parece ser maior. Deixe a luz entrar!

Maximalista

Se você é maximalista, não precisa jogar na zona neutra. Neste exemplo, veja como decorar a sala com muitas cores, luminárias grandes, tapetes coloridos, vaso enorme… tudo é maxi.

Antes e depois de sala de jantar: veja transformação barata e sem reforma

16 truques de decoração para sua sala pequena parecer maior




arrow