Como escolher a roupa de cama e qual é a frequência certa para trocá-la -

Como escolher a roupa de cama e qual é a frequência certa para trocá-la

Como escolher roupa de cama. Korman Arquitetos/Foto: JP Image

Uma boa roupa de cama faz toda a diferença para aqueles que desejam noites tranquilas e aconchegantes. Muito mais do que belo, um enxoval bem escolhido garante um toque macio e suave na pele, proporcionando bem-estar. “Pensar na qualidade da roupa de cama e nos itens que compõem o enxoval faz toda a diferença, influenciando também na durabilidade das peças”, opinam Carina e Ieda Korman, profissionais a frente do Korman Arquitetos.

Segundo a dupla de arquitetas, a roupa de cama deve sempre ser escolhida de acordo com o estilo da decoração do quarto – assim, garante-se harmonia. “Um bom truque é apostar em ao menos dois jogos neutros, que possam ser combinados com aqueles mais coloridos ou estampados”, afirmam. Ao todo, quatro jogos de cama – sendo dois lisos e dois estampados – costumam ser a pedida ideal.

Como escolher roupa de cama. Korman Arquitetos/Foto: JP Image
Como escolher roupa de cama. Korman Arquitetos/Foto: JP Image

Antes de compor o enxoval, Ieda e Carina Korman indicam ter em mente as medidas da cama e, também, a altura do colchão. “Assim, garante-se que a peça sirva perfeitamente para a cama. Em média, colchões possuem 18 cm de altura, enquanto os de mola podem ser maiores, variando de 28 a 46 cm”, explicam.

Veja também:
De olho nas fibras

Ieda e Carina Korman, do Korman Arquitetos, indicam roupas de cama de fibras naturais e no mínimo 200 fios. Foto: Gui Morelli

Para garantir conforto e toque macio, as fibras da roupa de cama também fazem toda a diferença. “No geral, tecidos naturais garantem mais conforto. Também é importante se atentar ao número de fios da peça – quanto mais fios, mais macio será o tecido”, dizem as profissionais do Korman Arquitetos. Para lençóis e colchas, o ideal é apostar em jogos de no mínimo 200 fios e, se possível, 100% algodão. “Existem hoje muitos enxovais de tecido sintético, como microfibra, que são uma alternativa mais em conta. Seu toque é leve, mas costuma ser menos aconchegante do que os de algodão”, opinam Ieda e Carina Korman. Ainda existem peças de percal, um tecido composto de algodão e poliéster, e peças de seda ou cetim, extremamente macias, mas que retém bastante calor.

Como compor o jogo de cama

As profissionais do Korman Arquitetos utilizam mantas, peseiras e almofadas para compor um bom enxoval. Fotos: Gui Morelli e JP Image

Uma vez definido o estilo ideal de roupa de cama, é o momento de escolher as peças que o compõem o enxoval, que além dos quatro jogos de lençóis, deve conter ao menos um edredom, fronhas avulsas, um cobertor ou manta, uma colcha ou cobre leito, duas capas protetoras de edredom e, ainda, uma saia em caso de cama box. “Para os travesseiros, uma cama de casal recebe bem dois travesseiros grandes, acompanhados de uma dupla de porta-travesseiros recostados na cabeceira”, indicam. Ainda é possível trazer travesseiros menores e almofadas decorativas, para compor uma cama aconchegante.

Cuidados com o enxoval

Para garantir uma cama sempre macia, o indicado é fazer uma troca semanal da roupa de cama. “Em épocas muito quentes, esse número pode aumentar para a cada 3 ou 4 dias e, em caso de manchas, o lençol deve ser trocado imediatamente”, dizem Ieda e Carina Korman. Para a lavagem, separe sempre os tecidos brancos dos coloridos e não misture com as roupas do dia a dia, deixando-os secar à sombra e bem estendido. “É importante lembrar de cuidar também dos travesseiros, que devem ser colocados ao sol ou para ventilar regularmente”, indicam.

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow