Como escolher as melhores cortinas para o seu quarto: 4 dicas infalíveis -

Como escolher as melhores cortinas para o seu quarto: 4 dicas infalíveis

Quando se trata de escolher cortinas para o seu quarto, os fatores a serem considerados vão além da estética. As escolhas de design de interiores que você faz em seu quarto podem afetar seu sono, o que, por sua vez, afeta sua saúde física e mental. De acordo com estudos, a luz é o fator externo mais importante que afeta o sono – tornando as cortinas do quarto ainda mais importantes para uma boa noite de sono.

As cortinas não apenas unem o cômodo, mas também podem desempenhar um papel em nosso ritmo circadiano, que é nosso relógio interno que diz ao nosso corpo quando é hora de descansar. Resultado? Não subestime o poder das cortinas do quarto.

Conversamos com três especialistas – Meg Piercy, fundadora e proprietária da MegMade, Kathryn Emery, especialista em melhorias residenciais e estilo de vida, e Brooke McReynolds, designer sênior de luxo da Modsy – e pedimos seus melhores conselhos sobre como escolher cortinas para o quarto. A seguir, dividimos o processo para você com base no tecido, cor, estilo e muito mais.

Veja também:

Primeiro, algumas dicas gerais. “Como regra, as cortinas devem ser montadas dez a quinze centímetros acima da moldura da janela”, diz Emery. “Se um tamanho padrão de cortinas não funcionar para você, você vai precisar de algo sob medida.” Cortinas blackout são normalmente preferidas para o quarto, “especialmente em quartos para crianças pequenas ou pessoas fotossensíveis”, diz Piercy. 

Escolhendo o melhor tecido

Ao escolher cortinas do quarto, comece com o material – o algodão é a opção mais comum. “O algodão é leve, respirável e fácil de cuidar”, diz Emery. Opte por um tecido lavável à máquina se preferir a conveniência. No entanto, se você quer uma vibração de luxo, considere um tecido mais pesado e suntuoso. Tecidos texturizados – como seda – são uma ótima escolha. “A seda deixa a luz passar para uma aparência arejada e luxuosa. No entanto, é mais difícil de cuidar e é cara”, diz Emery. “A seda mostra os danos da água e dos raios ultravioleta mais rapidamente do que outros tecidos”, acrescenta Piercy, por isso é importante manter isso em mente antes de comprar. Claro, uma das ideias mais elegantes para cortinas de quarto é o veludo. “O veludo é pesado e excelente para isolar suas janelas de correntes de ar frio e dias quentes de verão”, explica Emery. “É ideal para quem dorme tarde ou quartos com luz solar direta”, acrescenta McReynolds. E embora seja um tecido de grande privacidade, “o veludo acumula poeira facilmente”, diz Piercy, portanto, esteja avisado que esse tipo de cortina precisa de mais manutenção.

Se você está procurando um estilo que seja tão confortável para o bolso quanto para os olhos, opte pelo poliéster. “O poliéster é econômico, exige pouca manutenção e é ótimo para quem está comprando uma casa pela primeira vez”, diz McReynolds. “Embora o tecido seja inflamável e absorva odores.” Isso parece uma trapaça – mas seu quarto é um dos quartos menos prováveis ​​de ter chamas abertas ou odores pungentes, ao contrário, digamos, de sua cozinha. Opte por cortinas de linho se um estilo leve e ecológico for mais sua preferência. “A roupa de cama é ecologicamente correta e previne o crescimento de bactérias e fungos. Se o seu quarto tende a ser abafado, essa é uma ótima opção”, diz McReynolds. Os únicos contras? “É mais caro que o algodão e pode amassar facilmente”, explica Emery.

Considere a cor e o padrão

“Pense em quais cores complementarão o seu espaço”, diz Piercy. “Na maioria dos casos, as cores em tons frios combinam bem com outros tons frios e vice-versa.” Emery sugere evitar cores vibrantes se seu quarto estiver banhado de sol. “A luz natural vai desbotar com o tempo”, explica ela. Quanto às cortinas estampadas, McReynolds diz que é melhor pensar nelas como arte de parede. “Cortinas estampadas podem ter o mesmo efeito de uma obra de arte quando totalmente fechadas, então tenha isso em mente durante o processo de seleção”, diz ela.

Lembre-se do varão

“Gosto de escolher um varão de cortina mais grosso porque aguenta o peso de qualquer tecido e dá uma aparência mais elegante”, diz Piercy. Quanto aos acabamentos, “os materiais devem se misturar com as cortinas”, diz Emery. “Cortinas de seda ou cetim combinam bem com ferro ou madeira, enquanto cortinas de linho áspero são agradavelmente realçadas com acabamentos de madeira ou metal.”

Os topos também são importantes

Existem vários topos nas cortinas que podem aumentar a dimensão dos seus tratamentos de janela. McReynolds descreve os diferentes estilos, começando com pregas. “Este é um visual clássico perfeito para quartos elegantes e de estilo tradicional.” Ou use ilhós, diz McReynolds, “Este topo apresenta anéis de metal presos à parte superior do tecido em que a haste é inserida”. Finalmente, a terceira opção: “Este estilo de cabeçalho é uma dobra padrão que tem pregas indefinidas ao longo da parte superior da cortina. É um visual mais informal e é ótimo para janelas menores.”

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow