Como escolher o tipo de borda correta para o porcelanato da sua casa -

Como escolher o tipo de borda correta para o porcelanato da sua casa

Existem dois tipos de borda de porcelanato, bold e retificado. Fotos: Divulgação/ Roca Brasil Cerámica

Para quem está atravessando um período de reformas, escolher o tipo de revestimento pode parecer uma dor de cabeça – isso porque existem diversas opções no mercado, seja quando falamos de texturas, cores e formas, ou também nas características técnicas.

Indicado para todo tipo de aplicação, é verdade que o porcelanato é um dos queridinhos, unindo sua resistência, facilidade de limpeza e versatilidade, mas como determinar o modelo ideal?

Existem dois tipos de borda de porcelanato, bold e retificado. Fotos: Divulgação/ Roca Brasil Cerámica
Existem dois tipos de borda de porcelanato, bold e retificado. Fotos: Divulgação/ Roca Brasil Cerámica

“Antes de optar por cores e texturas, é importante entender aspectos mais básicos, como que tipo de borda melhor encaixa em cada projeto”, diz Christie Schulka, Marketing Manager da Roca Brasil Cerámica. Preparamos então um guia para ajudar a entender melhor cada uma das bordas existentes.

Veja também:
Principais diferenças

Segundo Luis Goeldner, Engenheiro de Materiais e Supervisor do departamento de Assistência Técnica da Roca Brasil Cerámica, existem duas opções de borda, quando se fala de porcelanato. “A diferença é perceptível principalmente no tamanho das juntas, interferindo diretamente na estética do ambiente”, afirma. Portanto, a escolha deve ser feita com cuidado, levando em conta o estilo e estética de todo o projeto.

Tipos de borda

As bordas dos porcelanatos se dividem entre os acabamentos bold ou retificadas. Peças com acabamento bold têm como principal característica um leve arredondado nas bordas, que resultam em peças com laterais sem cantos vivos.

“Isso faz com que, na instalação, seja necessário deixar um espaçamento maior entre as peças, com juntas de no mínimo 3 mm”, explica Goeldner. Apesar da necessidade de usar mais rejunte na aplicação, peças com acabamento bold costumam ter um preço menor e instalação mais fácil.

Veja também:

Agora, quando se trata de produtos com acabamento retificado, as bordas das peças são retas e precisas, normalmente cortadas por discos de diamante. “Mais recentes no mercado, por conta da tecnologia envolvida em sua produção, são peças que permitem instalação de maneira mais alinhada e nivelada, com juntas mínimas quase imperceptíveis, de apenas 1 mm”, destaca. Portanto, são extremamente indicadas para quem deseja criar um efeito de continuidade entre as peças, sem interferências – exatamente o que ocorre quando são utilizados os super formatos.


“Apesar de um pouco mais caras, as peças retificadas são as mais procuradas atualmente, tanto para ambientes sofisticados, como para apartamentos menores, que buscam pela sensação de amplitude”, destaca Christie Schulka.

As peças bold, por sua vez, evocam uma atmosfera mais rústica ou retrô e normalmente são escolhidas para peças de tamanhos menores. “Como o rejunte fica em evidência, é possível optar por tons semelhantes ao da peça, para mimetizá-lo ao máximo, ou então explorá-lo no décor, com cores marcantes e que contrastem com a peça escolhida”, opina Christie.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br






arrow