Saiba como fazer uma decoração moderna (e retrô) no estilo escandinavo

Como fazer uma decoração moderna (e retrô ao mesmo tempo) no estilo escandinavo

Sala vintage escandinava

Depois de um ano presos em casa, talvez essa seja a hora de transformar a sua casa com uma decoração moderna, no estilo escandinavo, mas sem perder o toque retrô.

Há quem pense que o contemporâneo e o vintage não se misturam. Porém, no mundo do design, até mesmo os paradoxos podem se unir para criar uma bela composição. Fazer uma decoração moderna com um toque de retrô é totalmente possível de realizar, especialmente seguindo o estilo escandinavo.

O design nórdico tem vindo com tudo nos últimos anos e já tomou conta completamente das nossas timelines e moodboards do Pinterest. Essa estética, junto a um estilo dos anos 70, por exemplo, oferece um toque moderno a práticas antigas de decoração, justapondo móveis de madeira, vasos de cerâmica com acessórios e badulaques de forma sofisticada e elegante. Então, confira a seguir dicas de como unir esses dois conceitos, mas de modo harmonioso e descolado.

Crie uma tela em branco

Decoração moderna escandinava
Imagem: Luxury Lifestyle Magazine

Enquanto os anos 70 são conhecidos por suas cores vibrantes e estampas psicodélicas, o estilo escandinavo tende a usar paletas simples e neutras. Porém, mesmo assim, é possível unir as duas estéticas. Comece criando uma tela branca no seu ambiente, com paredes claras e móveis elegantes e funcionais. Aí, para adicionar uma pitada de retrô, é só caprichar nos acessórios e nos enfeites. São esses pequenos detalhes que trarão personalidade e vida de volta ao ambiente.

Veja também:

+ Decoração estilo escandinavo: 7 dicas para adotar em casa

+ Japandi: 5 dicas fáceis para adotar o estilo de decoração que está bombando

+ 3 ideias para se apaixonar de novo pela decoração estilo Mid-Century Modern

+ Rose gold: a delicadeza e a versatilidade dessa tendência na decoração

+ Por dentro de uma casa subterrânea de R$ 12 milhões; veja fotos

Divirta-se com a escolha de móveis

Decoração moderna retrô
Imagem: Luxury Lifestyle Magazine

Mantenha os móveis simples, mas ouse nos acessórios com estampas e padrões diferentes para garantir aquela decoração moderna, porém, retrô ao mesmo tempo. Para sua sala, tente combinar um aparador vintage com um rack mais contemporâneo. E, então, finalize com almofadas de padrão geométrico com um sofá de uma só cor lisa. Uma poltrona de estilo anos 70 também pode ficar bem legal na decoração. Porém, evite estampas, pois elas podem sobrecarregar o ambiente e estragar o look minimalista desejado.

Viaje no tempo

Toca-discos
Imagem: Luxury Lifestyle Magazine

O segredo de uma decoração moderna, mas retrô, está nos detalhes. Então, para alcançar o look, incorpore alguns itens clássicos dos tempos dos seus pais, como uma coleção de vinis ou até mesmo um toca-discos (ou vitrola, para os mais chegados). Faça desses itens peças-chave de decoração para garantir a nostalgia sem perder a simplicidade do estilo escandinavo.

Acessórios, acessórios e mais acessórios!

Sala vintage escandinava
Imagem: Luxury Lifestyle Magazine

E já falamos como os acessórios são importantes? Se você acha que exagerou nos enfeites retrô e agora a sua casa parece que saiu dos anos 70, tente equilibrar as coisas com o uso de outros acessórios mais simples. Por exemplo, vasos de cerâmica são perfeitos para essas situações, pois equilibram qualquer ambiente com o mínimo esforço.

Assim, agrupe então vários desses tipos de vasos. Não se preocupe se os tamanhos e as folhagens das plantas sejam diferentes. Na verdade, é até bom que eles sejam dessa forma. Por fim, decore sua mesa de centro com porta-copos de cores lisas, porém, marcantes. Que tal um amarelo mostarda ou um roxo vibrante?

Além disso, você também pode incorporar hangers de plantas de macramé, para reforçar o visual anos 70 e trazer vida de volta às suas janelas. Portanto, plante sua samambaia, deixe-a em um lugar onde haja bastante sol e aproveite a cara da sua casa nova.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow