Como limpar a coleção de discos de vinil: produtos que você NÃO deve usar de jeito nenhum -

Como limpar a coleção de discos de vinil: produtos que você NÃO deve usar de jeito nenhum

Quer um disco de vinil seja antigo ou novo, há uma qualidade de som especial que vem da agulha do toca-discos deslizando por essas ranhuras. Mas se você ouvir muitos cliques, estalos ou assobios, pode significar que o disco está sujo e precisa de limpeza. Limpar discos de vinil é muito simples se você usar o material e as ferramentas corretas. Confira!

Existem máquinas de limpeza quefazem todo o trabalho sozinhas; no entanto, elas são caras. Portanto, a menos que você tenha uma coleção de vinil extensa e muito valiosa, poderá limpar facilmente seus discos de vinil com ferramentas e produtos mais baratos.

Veja também:
Produtos que não devem ser usados ​​em discos de vinil

Existem quase tantos “não faça” quanto as formas corretas de limpar o vinil. Usar produtos de limpeza errados pode danificar permanentemente o vinil. Não use o seguinte:

Álcool isopropílico: embora o álcool elimine a gordura e a sujeira de um disco de vinil, ele também remove a camada protetora das ranhuras e da base do disco.

Produtos de limpeza doméstica: sprays para janelas, detergentes para louças e produtos de limpeza para todos os fins são muito agressivos para o vinil e podem deixar uma película no disco.

Água da torneira: mesmo a água de grandes sistemas municipais contém minerais que podem deixar depósitos no vinil.

Ar comprimido: embora o ar comprimido expulse um pouco da poeira da superfície, ele também deixa alguma condensação no vinil. Além disso, ele não remove o resíduo oleoso das mãos e a poluição do ar que está presa nas ranhuras do disco.

Com que frequência limpar discos de vinil

Para obter a melhor qualidade de som, os discos de vinil devem ser limpos a seco com uma escova de carvão ou de veludo antes de cada reprodução. Mesmo os novos discos recém-saídos da capa têm poeira que deve ser removida. Uma limpeza úmida mais profunda deve ser feita se houver impressões digitais ou poeira visível no disco ou se você ouvir uma quantidade incomum de estalos e assobios enquanto o vinil está tocando.

Como secar e limpar discos de vinil
Limpeza a seco

A limpeza a seco de um disco leva apenas alguns minutos e remove a poeira microscópica que fica presa nas ranhuras do vinil. Coloque o disco no toca-discos e ligue-o de forma que o disco esteja girando. Coloque uma escova macia de limpeza na superfície do disco em um ângulo de 90 graus. Deixe o disco girar algumas vezes e mova o pincel em direção ao centro do disco.

Dica:

Reserve alguns segundos para observar o disco quanto a sinais de empenamento após a lavagem a seco (enquanto ele está girando). Além disso, verifique se há manchas e impressões digitais visíveis que indiquem a necessidade de uma limpeza úmida mais profunda.

Como limpar profundamente discos de vinil
Limpeza úmida do disco

1. Quando um disco está extremamente sujo ou tem impressões digitais e manchas visíveis, um produto industrializado para vinil é necessário para remover os resíduos. Coloque o disco em uma esteira de limpeza de vinil usando o eixo central para prendê-lo. Não molhe e limpe um disco em uma plataforma giratória, pois você pode danificar os componentes.

2. Remover a poeira da superfície

Comece o processo de limpeza úmida limpando a seco o disco com uma escova de fibra de carbono ou vinil de veludo para remover a poeira.

3. Spray limpador de vinil

Pulverize uma solução de limpeza comercial sem álcool usando um leve toque. Não borrife próximo à etiqueta central do papel. Para limpar perto da etiqueta, borrife um pouco do limpador em uma toalha de microfibra e limpe a área com cuidado.

4. Limpe a sujeira

Limpe a sujeira com uma toalha de microfibra seca em um movimento anti-horário seguindo as ranhuras do disco. Use um toque suave, mas certifique-se de que a toalha esteja em contato com o disco.

5. Seque o vinil

Use um pano de microfibra novo e seco para secar o disco. Trabalhe no mesmo movimento anti-horário seguindo as ranhuras.

6. Use uma ferramenta giratória

Se você tiver uma grande coleção de discos de vinil que requerem limpeza, uma lavadora de discos giratória irá acelerar o trabalho porque limpa os dois lados do disco ao mesmo tempo.

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow