Um sofá é uma das peças de mobília mais usadas – e abusadas – em nossas casas. É um playground, lanchonete e cama que está sujeito a todos os respingos e manchas criadas por humanos e animais de estimação.

Um dos revestimentos mais cobiçados para um sofá é a natureza macia e flexível da camurça natural. Como a camurça natural é cara, as empresas lançaram a camurça de microfibra feita pelo homem, mais barata.

Com que frequência limpar um sofá de camurça

Não importa que tipo de camurça esteja cobrindo seu sofá, ela eventualmente precisará ser limpa. Respingos e manchas devem ser tratados imediatamente e ambos os tipos de camurça devem ser aspirados pelo menos uma vez por mês para remover poeira e sujeira solta. Uma limpeza completa duas vezes por ano irá mantê-los com uma ótima aparência.

Antes de você começar

Se você não tem certeza se tem um sofá de camurça natural feito de couro de animal escovado ou um sofá de camurça de microfibra, é vital determinar isso antes de começar a limpar. A camurça natural é um couro animal com acabamento felpudo. É um couro fino, poroso, tingido ou não tingido e dá para perceber as variações nas ranhuras da pele. A camurça de microfibra é criada a partir de fibras de poliéster e náilon que são tecidas e cortadas para imitar o toque macio e felpudo da camurça natural. Graças às fibras fortemente entrelaçadas, a camurça de microfibra é mais resistente à poeira, sujeira e manchas do que a camurça natural.

Veja também:

Se você não pode determinar que tipo de camurça você tem, procure a etiqueta de cuidado anexada no móvel. Isso irá guiá-lo sobre como limpar sua camurça.

Instruções

Como limpar um sofá de camurça natural

Aspirador de pó

A aspiração semanal removerá a poeira e sujeira que podem danificar a camurça. Use uma escova para estofados e uma ferramenta para fendas que alcance todas as superfícies.

Tratar manchas

Derramamentos e manchas devem ser tratados imediatamente de acordo com as diretrizes recomendadas. O amido de milho é um excelente absorvedor de óleo, os removedores de cola comerciais podem cuidar de resíduos pegajosos e respingos de umidade devem ser enxugados e secados lentamente. Uma escova macia ajudará a restaurar o acabamento após a remoção da mancha.

Ligue para um profissional

Quando o sofá precisa de uma limpeza completa, é hora de chamar um limpador de estofados profissional. Eles foram treinados para limpar a camurça natural para evitar marcas d’água e encolhimento.

Como limpar um sofá de camurça de microfibra

Devido a diferenças de fabricação, alguns sofás de microfibra podem ser limpos com produtos de limpeza à base de água, enquanto outros requerem um produto de limpeza à base de solvente. Ambos os tipos de camurça de microfibra devem ser aspirados semanalmente para remover sujeira solta, as manchas devem ser tratadas imediatamente e cuidadosamente limpas pelo menos duas vezes por ano.

Como limpar camurça de microfibra com água e sabão

Adicione quatro xícaras de água morna em um balde ou tigela grande. Adicione um quarto de xícara de detergente líquido. Use um batedor de arame ou uma batedeira manual para fazer muita espuma de sabão. Encha um segundo balde com água pura.

Veja também:

Mergulhe uma escova apenas na espuma de sabão (não na água). Comece no topo de uma almofada ou nas costas ou braços do sofá para evitar que a espuma suja pingue nas áreas já limpas. Espalhe uniformemente a espuma e esfregue bem. Enxágüe a esponja com frequência em água limpa e certifique-se de que esteja o mais seco possível enquanto repete os passos com espuma de sabão fresca. Trabalhe apenas em uma pequena área de cada vez.

Enxaguar a espuma

Depois de limpar a área, umedeça um pano de microfibra com água e enxugue a espuma. Passe para a próxima área e repita as etapas de espuma, esfregue e enxágue. Deixe o tecido secar completamente. 

Como limpar camurça de microfibra com álcool isopropílico

Aspire completamente o sofá para remover a sujeira solta. Despeje o álcool isopropílico em um borrifador. Encha um pequeno balde com água fria. Começando no topo de uma almofada ou seção, borrife levemente o tecido com o álcool. Enquanto o tecido ainda estiver úmido (o álcool irá evaporar rapidamente), esfregue o tecido com uma esponja. Enxágue a esponja em água corrente com freqüência. Torça bem para evitar saturação excessiva do tecido com água.

Secar e aspirar novamente

Deixe o sofá secar ao ar. Quando estiver seco, passe o aspirador com uma escova para estofados para levantar as fibras emaranhadas.

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br