Como manter a qualidade da tábua de madeira ou de plástico -

Como manter a qualidade da tábua de madeira ou de plástico

Manutenção das tábuas de cozinha. Foto: Eva Elijas

Como manter a qualidade de sua tábua de corte ao longo do tempo. Os tratamentos com óleo e produtos de limpeza seguros para alimentos são essenciais para esse processo.

Os itens essenciais da cozinha, como tábua de cortar, pote, panela e utensílios, todos entram em contato com os alimentos diariamente, por isso é importante entender as melhores maneiras de mantê-los limpos.

Manutenção das tábuas de cozinha. Foto: Eva Elijas
Manutenção das tábuas de cozinha. Foto: Eva Elijas

Embora colocar a maioria dos utensílios de cozinha do dia-a-dia na máquina de lavar ou lavá-los à mão seja suficiente para deixá-los limpos e prontos para uso, a tábua geralmente requer um pouco de cuidado extra.

Veja também:

Quer você use tábua de madeira ou sintéticas, é provável que elas sofram desgaste com o tempo apenas com o uso de facas na superfície. Não só é importante limpá-los após cada uso, mas também garantir que eles não estejam empenados ou rachados. Aqui, vamos explicar como manter a tábua nos próximos anos.

Cuidado do dia a dia

Quando se trata do uso diário de uma tábua, a melhor regra para uma de madeira é lavá-la à mão com água morna e sabão. “É importante nunca colocar uma tábua de corte de madeira na máquina de lavar ou submergir na água por longos períodos de tempo”, diz Jerry Kellar, fundador da Pino Grande Woodworking, nos Estados Unidos.

“O alto calor e o vapor de uma máquina de lavar louça aumentam o teor de umidade na madeira, resultando em empenamento e rachaduras depois de seca.” Por outro lado, as tábuas sintéticas geralmente podem ser lavadas na máquina de lavar louça, mas Kellar ainda recomenda a lavagem à mão para um cuidado ideal. De qualquer forma, sempre verifique as orientações do fabricante para se certificar de que sua tábua pode ir para a máquina de lavar louça.

Soluções de Limpeza

Limpe uma tábua de madeira com ingredientes que você provavelmente já tem em casa: vinagre branco destilado, suco de limão, bicarbonato de sódio e sal. Kellar observa que o vinagre é um ácido acético que tem sido usado como desinfetante há gerações.

Faça sua própria solução de limpeza, misturando uma parte de vinagre com quatro de água e despeje sobre a tábua. Depois de deixar por alguns minutos, simplesmente enxágue e depois lave a tábua à mão com água e sabão.

Existem algumas outras dicas a seguir após colocar certos tipos de alimentos em uma tábua de madeira. “Para limpar uma tábua de madeira depois de cortar carne crua, lave a tábua imediatamente com água quente e sabão e continue com a solução desinfetante de vinagre”, diz Kellar.

Veja também:

“Uma alternativa para a solução de vinagre poderia incluir misturar uma colher de chá de alvejante com dois quartos de água e deixar sobre a tábua de madeira na pia da cozinha.” Assim como a solução de vinagre, deixe a solução de alvejante descansar por alguns minutos e depois lave a ferramenta à mão com água e sabão.

Nota: O alvejante pode descolorir madeiras mais escuras (como a nogueira) com o tempo.

“Para manchas indesejadas de vegetais e frutas picados – como beterraba, cenoura roxa e frutas vermelhas – uma pasta simples feita de uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, uma colher de sopa de sal e uma colher de sopa de água pode ser aplicada na tábua de madeira usando uma esponja para esfregar suavemente as manchas; adicionar o suco de um limão à mistura ajuda a remover quaisquer odores indesejáveis ​​(alho e cebola, estamos olhando para você) “, acrescenta o especialista.

“O suco de limão é um ácido cítrico que ajuda a remover odores e manchas indesejáveis.” Para limpar uma tábua de plástico, use uma colher de chá de água sanitária e dois quartos de água. Em seguida, você adicionará essa solução à tábua com uma esponja e deixará repousar por aproximadamente dois minutos antes de enxaguar. Coloque a ferramenta na posição vertical para permitir que seque completamente antes de guardá-la. Se puder ser lavado na máquina de lavar louça, Kellar recomenda usar a configuração “higienizar” para garantir que esteja completamente limpo após o ciclo.

Manutenção

Manter suas tábuas na melhor forma possível requer alguma manutenção de rotina. Para uma tábua de corte de madeira, Kellar observa que você deve aplicar um mineral de qualidade alimentar, como óleo específico para isso uma vez ou duas vezes por mês (dependendo da frequência de uso da tábua de corte). (Evite usar outros tipos de óleo, como azeite, abacate ou coco, pois podem ficar rançosos.)

“Para aplicar, despeje uma pequena quantidade na placa e, usando um papel-toalha, distribua o óleo pela superfície do toda a placa em movimentos circulares “, diz ele. “Deixe descansar por 30 minutos e depois limpe o excesso.” 

Mantenha a condição de uma tábua de corte sintética, limpando as manchas com água oxigenada e bicarbonato de sódio. Kellar diz para misturar três colheres de sopa de bicarbonato de sódio a uma colher de sopa de peróxido de hidrogênio para criar uma pasta. Cubra a área manchada com a pasta e deixe-a repousar sobre a tábua por uma hora antes de enxaguar. Em seguida, lave à mão com água morna e sabão e seque.

Considere manter várias tábuas em sua cozinha para preparar as refeições, como uma tábua para cortar carne crua e outra para cortar vegetais. As variedades de madeira são mais suaves com as lâminas de uma faca, enquanto as placas sintéticas podem tornar o fio da faca cego mais rapidamente.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow