Como montar um espaço de estudos ideal para crianças e adolescentes em casa -

Como montar um espaço de estudos ideal para crianças e adolescentes em casa

Como montar um espaço de estudos ideal para crianças e adolescentes em casa

Com a suspensão das aulas por causa da pandemia de coronavírus, um dos desafios dos pais tem sido manter a motivação dos filhos nas aulas online. Ter um espaço de estudos em casa ergonômico e confortável em casa pode ajudar nessa missão.

É preciso investir em móveis que tornem o espaço mais agradável e estimulem a concentração, além de um ambiente que ofereça tranquilidade e boa acústica. Acertar nas dimensões da bancada e na escolha da cadeira alguns cuidados sugeridos pela arquiteta Karina Korn para montar um espaço de estudos ideal para crianças e adolescentes em casa.

Veja também:

A altura da bancada deve ser adequada ao tamanho da criança, para que sua coluna fique ereta durante o uso. “Em caso de móveis planejados, uma opção bacana é investir em um tampo que possa ser colocado em diferentes alturas, acompanhando as diferentes fases da criança”, diz a especialista.

A mesa de estudo deve ter, no mínimo, 80 cm de largura e 50 cm de profundidade, medida ideal para apoiar todos os objetos, além de oferecer área suficiente para abrir e movimentar computador, livros e cadernos.

A altura da mesa de estudos também precisa ser analisada com cuidado para montar um espaço de estudos ideal para crianças e adolescentes em casa. Para os pequenos de até sete anos, recomenda-se até 65 cm de altura. Para crianças maiores, incluindo adolescentes e adultos, pode variar entre 73 e 83 cm.

“Se colocarmos um padrão, procuro sempre investir em mesas de 76 cm de altura, que acaba sendo ideal para que a criança e adolescente use por muito tempo. Vale também fazer uma mesa inferior, com 65 cm de altura, como apoio para crianças menores”, explica Karina.

Como montar um espaço de estudos ideal para crianças e adolescentes em casa
Imagem: Celina Germer

Veja também:

A escolha da cadeira deve levar em consideração o tamanho dos pequenos, lembrando que as pernas dos alunos precisam ficar em um ângulo de 90°. Prefira modelos que permitam ajustes. Dessa forma, o móvel atendará a criança por muitos anos e pode até servir para irmãos de diferentes idades. “Prefira também peças estofadas e com braços, proporcionando total conforto durante os momentos de estudo”, aconselha a arquiteta.

Quem usa computadores deve levar em conta a altura do monitor, que precisa ficar abaixo de eixo visual horizontal para que as costas não fiquem curvadas. Dica: a distância mínima entre os olhos e a tela dever ser de um braço, já o teclado e o mouse devem ser alinhados aos cotovelos.

“Todo esse cuidado é ainda mais importante com as crianças, que estão na fase de crescimento e podem desenvolver problemas como a escoliose”, alerta Karina Korn, que também sugere suporte de tela para computador, caso seja necessário.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Veja também

+ Mudaram as regras para compra de carro para PCD; veja como ficou

+ Carol Nakamura compartilha projeto de sua mansão de R$ 2 milhões; veja

+ 20 passos simples para dar uma cara nova para sua casa

+ Você acha Gracyanne Barbosa sarada? É quer nunca viu a médica Chinesa Yuan Herong

+ Relógio de R$ 3 milhões de Faustão é inspirado em supercarro da Bugatti; veja

+ Dicas fáceis de como limpar panela queimada

+ Enio Mainardi, publicitário e pai de Diogo Mainardi, morre de covid-19

+ Quarto feminino: 6 dicas que você precisa saber antes de planejar o seu

+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las

+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo




arrow