Como organizar guarda-roupa ou closet em 30 minutos

Como organizar guarda-roupa ou closet em apenas 30 minutos

Sim, você está prestes a se tornar mais rápida que Marie Kondo. Chega um ponto que não importa quantos organizadores ou caixas você comprou, seu armário simplesmente está uma bagunça sem fim. Mas é possível arrumar o guarda-roupa ou o closet em apenas 30 minutos. Mesmo que a desorganização venha de muito mais tempo, nós te ensinamos como organizar guarda-roupa, closet ou armário em meia hora.

Bagunça na sala? Organize (ou esconda) com 15 dicas de decoração

Cama smart já vem com TV HD 70”, som e cortinas black out acopladas; conheça 

Você precisa se livrar dessas 12 coisas do seu armário

A gente adia o momento de organizar ou compra novas peças e não descarta as velhas. Aí a bagunça só aumenta a cada dia. Mas o grande pulo do gato é arrumar seu armário na troca de estações, ensina Cary Prince, organizadora profissional e certificada de Los Angeles.

Dessa maneira, você pensa no que usou e gostou na estação (e o que ignorou completamente) e no que doar ou jogar antes que a próxima estação comece. Portanto, se você quer resetar seu closet, pode começar a cronometrar e botar a mão na massa! Você tem 30 minutos!

1 Minuto: Reúna o que vai precisar

Antes de abrir as portas do armário, deixe à mão sacos ou cestos para separar as peças. Serão duas pilhas básicas: uma de roupas para doação e outra para jogar fora. Cary sugere ainda mais duas pilhas, caso você queira: roupas para alguém específico (como vestidos da gestação para uma amiga grávida) e peças para vender (como um vestido de madrinha que nunca mais vai usar).

Mas não compre nada, nem um cesto! Use o que tiver em casa para organizar. Também tenha com você  panos únidos, produtos de limpeza, vassoura e aspirador de pó.

Se acha que vai precisar de ajuda para tomar as decisões e recrute uma amiga.

3 Minutos: Tire tudo do armário

Tire todas as peças do guarda-roupas e coloque em cima da cama. Felizmente, elas já estarão separadas por tipo: shorts, casacos e assim por diante. Mantenha essa organização sobre a cama.

3 Minutos: Limpe o closet

Com o closet ou armário completamente vazio, limpe-o completamente. Todas as prateleiras, parede, portas e até o piso com aspirador de pó. Como não deve estar muito sujo, não deve demorar.

3 Minutos: Olhe para o espaço do seu armário

Dê um passo atrás e gaste um tempinho olhando para seu closet ou guarda-roupa antes de sair guardando as coisas nele a esmo. Pense no que tem pra guardar lá e em como você utiliza e gosta de usar o espaço. O que é prioritário deve estar bem ao seu alcance. Deixe o que usa menos em lugares mais difíceis. Também pense se determinadas ficariam melhores na gaveta do que penduradas.

 

15 Minutos: Enfrente suas roupas

Esta etapa certamente pode levar mais do que 15 minutos. Mas você pode ser rápida se já tiver com as decisões tomadas e se tornar um hábito fazer essa “faxina” no armário a cada trimestre.

Para decidir o que guardar, faça quatro perguntas a si mesma:

1. Esta roupa me serve?

2. Eu usei esta roupa nos últimos 12 meses?

3. Eu vou consertá-la? (para peças estragadas)

4. Me sinto confortável com ela?

Se responder não a qualquer uma delas, não guarde de volta no closet.

Muitas vezes, respondemos que deveríamos usar ou consertar a peça. Mas o fato é que nunca fazemos. Então se livre deste “deveria”.

E quanto tiver decidido, não volte atrás. Comece a guardar as coisas em seus devidos lugares.

Trabalhe com a função e o tipo das roupas: calças, saias, blusas, jaquetas. E tente agir rapidamente antes que volte a alguma peça da pilha de doação e decida ficar com ela.

Sempre tenha em mente quem você é hoje. O emprego, o corpo, a vida e o estilo que você tem hoje. Não adianta guardar saias curtinhas da adolescência se hoje mal sai de casa com bebê pequeno, por exemplo.

Mantenha o foco nas peças que está mantendo e não nas que está jogando.

4 Minutos: Deixe bonitinho

Assim que terminar de organizar as peças que vai manter, tire alguns minutos para arrumar bem direitinho por tipo e cor.

1 Minuto: Embale o que vai doar

Pegue as sacolas que separou e já dê um rumo a elas. Ponha para doação ou jogue fora imediatamente.

Lembre que a próxima vez que organizar vai levar apenas 15 minutos na pior etapa!

 

Conheça a técnica “verde amarelo vermelho” para arrumar a bagunça na sua casa

 

 

 

 




arrow