Como projetar uma casa adaptada e mais segura para idosos -

Como projetar uma casa adaptada e mais segura para idosos

Como projetar uma casa adaptada e mais segura para idosos

À medida que envelhecemos, nosso corpo passa por transformações. Podemos ter alguns sentidos, como a visão, afetados e podem surgir problemas de mobilidade. Assim, as adaptações da casa tornam-se fundamentais para eliminar riscos de acidentes e manter conforto e segurança para as pessoas da terceira idade.

Veja também:

Dicas para projetar uma casa adaptada e mais segura para idosos:

Sala de estar
Imagem: Julia Herman/Divulgação

Para uma casa mais segura para idosos é necessário dedicar atenção a fatores que vão desde a concepção de escadas até a atenção com desníveis, passando pela escolha de móveis confortáveis. Tenha em mente a escolha de sofás, cadeiras e poltronas com dimensões e características específicas para pessoas de mais idade.

Quando o projeto de arquitetura da residência é iniciado do zero, considere a possibilidade de optar pela construção de uma casa térrea, eliminando a necessidade de acesso ao piso superior. Se não for o caso, uma escada segura é importante para todos os membros da família, até mesmo para crianças e adultos.

Sobre a disposição dos ambientes, a melhor opção é manter os cômodos integrados com circulação livre e simplificada. “Circulação estreita é um perigo para esbarrões e desequilíbrios”, alerta a arquiteta Isabella Nalon. A profissional também reforça a necessidade de observar a altura do sofá; o ideal é que os pés das pessoas fiquem firmes no chão durante o ato de se sentar e se levantar.

Os ambientes da casa, como as cozinhas e as salas de jantar, devem ser construídos no mesmo patamar. A concepção de cômodos sem desníveis facilita a locomoção e o movimento entre as áreas da casa. Quando o desnível do terreno exigir a construção de degraus, considere substitui-los por rampas. E mais: coloque corrimãos nas duas laterais, especifique revestimentos antiderrapantes para os pisos com sinalização de início e fim, no caso tanto dos degraus quanto da rampa. Assim, você terá uma casa adaptada e mais segura para idosos.

Jardim
Imagem: Julia Herman/Divulgação

Em áreas molhadas, atenção aos cuidados relacionados à presença de água e produtos químicos. Quanto ao piso, é valioso priorizar um material antiderrapante, evitando escorregões no contato com a água. “Com a presença de idosos, devemos considerar também a instalação de barras de apoio”, indica a arquiteta Isabella Nalon.

Considere também a instalação de armários e bancadas em alturas acessíveis, ou seja, no alcance do braço. Lembre-se de eliminar a necessidade de bancos e escadas para acessá-los. As alturas indicadas – considerando como referência o piso –, são 0,90 m para instalação de bancadas e até 1,50 m para armários.

Cozinha
Imagem: Julia Herman/Divulgação

O mesmo preceito de ambientes mais amplos aplica-se ao banheiro. É mais fácil evitar esbarrões em um espaço aberto e fluído. Pense também em viabilizar a entrada de cadeiras de roda e de banho dentro da área do box. O mesmo critério de apoio deve ser aplicado ao banheiro: disposição de barras e pontos de apoio no ambiente de banho, bem como ao lado da bacia sanitária e da bancada.

Banheiro
Imagem: Julia Herman/Divulgação
Veja também:

Entre as dicas de uma casa adaptada e mais segura para os idosos, atenção também para os quartos. As camas devem ser escolhidas considerando o conforto para a coluna vertical. Os modelos articulados com regulagem de altura da cabeceira são benéficos para o bem-estar das pessoas, diminuindo tonturas e dores de cabeça. “Caso não seja possível escolher uma cama com base articulada, mantenha a parte da cabeceira do colchão ligeiramente mais elevada”, explica Isabella. Privilegie as camas mais baixas para os idosos, com uma altura entre 45 e 65 cm, para que eles tenham mais segurança na hora de se levantar.

Quarto
Imagem: Julia Herman/Divulgação

Uma boa iluminação é imprescindível para toda a família. Além de privilegiar o uso da iluminação natural, a instalação de abajures e arandelas melhora o campo de visão do ambiente. Considere ainda a instalação de sensores nos banheiros e corredores de passagem, isso facilita o deslocamento dentro de casa, principalmente à noite.

Na possibilidade de incluir espaços de lazer, terraços e jardins são perfeitos para que os moradores possam tomar sol. Assim, um paisagismo concebido para realizar pouca manutenção facilita a vida cotidiana da família. Esse espaço também pode contar com aparelhos para atividades físicas moderadas, sempre levando em conta as restrições físicas dos idosos.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Veja também

+ Dicas fáceis de como limpar panela queimada
+ Edu Guedes faz desabafo sobre acidente de moto: ‘O susto foi grande’
+ Saiba mais sobre a vacina BCG, uma das mais importantes da infância
+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro
+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok
+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las
+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo




arrow