Como tirar a umidade de casa: aprenda a combater definitivamente e evitar bolor -

Como tirar a umidade de casa: aprenda a combater definitivamente e evitar bolor

Foto: Anete Lusina

A umidade pode ser ótima para nossa saúde, a respiração e os olhos agradecem quando os níveis estão altos. Mas, todo aquele vapor de água se agarra ao ar e torna sua casa uma bagunça abafada e bolorenta. As boas notícias?

Existem várias maneiras de aliviar a umidade, para que você não precise andar pela casa se sentindo como uma esponja úmida. Aqui está o que você precisa fazer, de acordo com um especialista:

Foto: Anete Lusina
Foto: Anete Lusina
A umidade é mais do que apenas desconfortável – é negativa para sua casa e saúde.

O excesso de umidade pode causar danos significativos à sua casa e saúde, portanto, quanto menos, melhor. “Mofo, vírus e bactérias se desenvolvem em alta umidade”, disse Brian Stack, presidente da Stack Heating, Cooling and Electric, nos Estados Unidos. Pisos e móveis de madeira podem deformar, diz ele, e objetos de valor, como fotos e documentos originais, armazenados em uma sala úmida podem ser destruídos. Também pode ter efeitos adversos em qualquer pessoa com alergia ou problemas respiratórios. Outra doença? É estranho, mas é verdade: o excesso de umidade pode fazer com que os rótulos dos frascos de remédios escorreguem – razão pela qual os medicamentos nunca devem ser armazenados em um banheiro com muita umidade.

Veja também:
Configure para desumidificar.

“Os desumidificadores, junto com a ventilação controlada, são uma ótima maneira de remover a umidade da casa”, diz Stack. Funciona assim: um desumidificador para toda a casa é integrado ao sistema de ar (aquecimento, ventilação e ar condicionado) existente em uma casa e dutos, puxando o excesso de umidade do ar. Isso torna todos os cômodos da sua casa muito mais saudáveis, já que há menos chances de crescimento de mofo e bactérias. “Adicionar um ventilador de recuperação de energia doméstica ou ventilador de recuperação de calor para controlar a ventilação pode ajudar muito com os níveis de umidade e qualidade do ar interno”, diz Stack. Esses sistemas mecânicos usam ventiladores para manter um fluxo de ar equilibrado na casa enquanto circulam o ar viciado.

Experimente equipamentos independentes.

Um sistema de ar totalmente integrado pode ser caro, mas se você não tem orçamento para um, considere outras opções, como um desumidificador portátil. “As unidades portáteis funcionam, mas principalmente no espaço [limitado] onde estão localizadas”, diz Stack. “Se você tem um porão ou uma área de descanso em sua casa, este é o melhor local para colocá-lo.” Outros locais são as lavanderias e os quartos. Instale um termostato inteligente, pois ele pode detectar quando o nível de umidade da sua casa está muito alto e a solução através do seu ar condicionado.

Veja também:
Prefira uma solução natural.

Existem desumidificadores de ar que usam cristais que absorvem o excesso de umidade. Ele vem em um balde que você pode colocar em qualquer cômodo ou espaço para criar e manter o nível de umidade ideal. Outra opção? Produtos sem fragrâncias e feito de carvão de bambu. Esses tipos de produtos são eficazes, diz Stack, “mas apenas para pequenas áreas, como armários e lavanderias”.

Mudanças simples podem fazer muita diferença.

Fazer algumas mudanças pequenas, mas impactantes, também pode reduzir a umidade em sua casa – nenhuma compra importante é necessária. Experimente desligar as luzes e outros aparelhos geradores de calor quando não estiverem em uso; permitir a entrada de ar fresco quando está fresco (de preferência de manhã e à noite); circulando ventiladores de teto; ou instalar um exaustor no banheiro (o que será útil durante os banhos quentes). Encher sua casa com plantas que amam a umidade, como pothos, palmeiras e samambaias, é outra opção, assim como consertar torneiras e canos que vazam. 

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow