Rosa: como usar a cor na decoração e acertar na paleta de tons do projeto -

Rosa: como usar a cor na decoração e acertar na paleta de tons do projeto

Eleger as cores que estarão nos ambientes da casa é muito importante. Para tanto, é preciso levar em consideração a personalidade dos moradores e o estilo do cômodo. Nesse sentido, um tom que merece destaque é o rosa.

Dependendo da forma, combinação e o gradiente escolhido para compor a paleta do projeto de arquitetura de interiores, o rosa promove alegria, conforto, modernidade, delicadeza e, até mesmo, um toque retrô na decoração.

Apesar de ser muito associado ao feminino, o rosa pode ser aplicado em ambientes neutros, como também aqueles com características masculinas, contribuindo para uma atmosfera elegante no décor.

Veja também:

“Sempre digo que não existem os antônimos aplicados para uma cor, como o bonito ou feio, cafona ou chique e a aplicação de gêneros. Todas as cores e suas tonalidades podem ser sofisticadas, inclusive o rosa”afirma a arquiteta Cristiane Schiavoni.

Para comprovar que a cor é versátil, convidativa e sempre up to date na decoração, aqui estão algumas dicas inspiradas nesse tom. Confira:

Como usar o rosa na decoração: 

Tendo em mente que o rosa possui inúmeras tonalidades, é possível brincar com suas nuances. Desde o rosa bebê até o pink, passando pelo rosê e o rosa antigo, o mercado de decoração dispõe de muitas opções. “A combinação com outras cores, materiais e elementos é o que dará significado, fazendo a diferença na decoração”conta a arquiteta.

Foto: Carlos Piratininga

Dependendo das predileções do morador, a cor pode ser usada de diversas maneiras. É possível colocá-la nas paredes, nos móveis e nos objetos de decoração sem medo de errar. Em uma composição com a madeira, por exemplo, o rosa concebe uma atmosfera campesina e aconchegante. O rosa cabe perfeitamente em diferentes propostas, sempre trazendo acolhimento e felicidade para os ambientes.

Composição com outras cores:

Por ser multifacetado, o  tom pode, facilmente, estar em espaços com variadas paletas. Com o cinza e o branco, o resultado será uma decoração mais neutra. Já o rosa bebê oferece a possibilidade de brincar com as candy colors, emanando ambientes pautados pela delicadeza. A combinação com as cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) é uma aposta ousada para quem busca ares divertidos para o cômodo.

Foto: Rafael Renzo
Veja também:

“Os tons frios (azul, verde e roxo) também funcionam muito bem! Eles nos trazem uma decoração mais sóbria, dando destaque para o rosa”declara a profissional. Nesse caso, tanto a cor fria, quanto o rosa, podem protagonizar.

Foto: Sidney Doll

Ainda existe a alternativa de usar várias tonalidades de rosa em uma mesma decoração. Quando elegemos uma única cor como destaque de um ambiente, a sugestão para não ficar monótono é reunir os diferentes tons e salpicar nos elementos. Desse modo, o projeto terá um movimento agradável aos olhos.

Quais ambientes podem receber o rosa?

A resposta é simples: todos! Afinal, as cores não são limitadas a certos cômodos. “Muita gente pensa que o rosa só pode ser usado em quarto de bebê, mas a verdade é que ele vai muito além disso”conta a arquiteta. Nesse sentido, é possível usá-lo na sala, no banheiro, no lavabo, na varanda e até mesmo na cozinha. Tudo vai depender da personalidade do morador e do estilo do projeto.

Foto: Carlos Piratininga
Veja também:

Projetos nas imagens feitos pela arquiteta Cristiane Schiavoni.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também

+ Mudaram as regras para compra de carro para PCD; veja como ficou

+ Carol Nakamura compartilha projeto de sua mansão de R$ 2 milhões; veja

+ 20 passos simples para dar uma cara nova para sua casa

+ Você acha Gracyanne Barbosa sarada? É quer nunca viu a médica Chinesa Yuan Herong

+ Relógio de R$ 3 milhões de Faustão é inspirado em supercarro da Bugatti; veja

+ Dicas fáceis de como limpar panela queimada

+ Enio Mainardi, publicitário e pai de Diogo Mainardi, morre de covid-19

+ Quarto feminino: 6 dicas que você precisa saber antes de planejar o seu

+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las

+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo




arrow