Comprar ou alugar: 4 coisas que você precisa considerar antes de tomar essa decisão -

Comprar ou alugar: 4 coisas que você precisa considerar antes de tomar essa decisão

Quando se trata de decidir entre comprar ou alugar sua próxima casa, há uma série de coisas diferentes a serem consideradas.

O aluguel de um imóvel pode oferecer muita flexibilidade que o proprietário de uma casa não pode oferecer, como a opção de se mudar no final do contrato e não se responsabilizar por grandes reparos. Mas comprar uma casa também está associado a muitos benefícios, como a capacidade de acumular patrimônio líquido e aproveitar certas isenções fiscais.

Foto: Ketut Subiyanto

Então, como você decide qual é a escolha certa para a sua situação? Especialistas discutem os aspectos a serem considerados para ajudá-lo a tomar uma decisão bem pensada em relação a comprar x alugar:

Veja também:
Compare os custos de aluguel e compra.

De acordo com Dana Bull, uma corretora de imóveis com sede em Boston que se especializou em compradores de casas da geração Y, é impossível comparar a compra com o aluguel de uma forma que seja igual, porque existem muitas variáveis. “Para meus clientes, recomendo que eles mantenham as coisas simples, comparando PITI (princípio, juros, impostos e seguro) com o que eles pagam em aluguel”, diz ela. “Além disso, eles deveriam considerar ter um pé-de-meia para pagar pelos reparos imobiliários”. Se o custo do pagamento mensal da hipoteca for próximo ao que os clientes pagariam por um aluguel, ela diz que há um forte argumento para comprar em vez de alugar. Há uma advertência, ela diz: qualquer proprietário em potencial deve se sentir pronto para embarcar nessa nova jornada.

Alugar pode ser a escolha inteligente para alguns.

Bull diz que alugar normalmente faz mais sentido se você pretende ocupar uma casa por um curto período de tempo, e isso por causa de todas as taxas extras e estresse associado à compra e venda de imóveis. Se você está planejando se mudar novamente em menos de dois anos, alugar é provavelmente a escolha inteligente tanto para sua carteira quanto para sua sanidade. “No entanto, em muitos mercados, os valores dos imóveis aumentaram tão rapidamente que esse conselho pode não se aplicar”, diz ela. “Por exemplo, muitos dos meus clientes lucraram apesar de terem uma casa apenas por um ou dois anos”. É claro que agora não é a norma, portanto, os compradores cautelosos devem se lembrar do conselho tradicional de que, se você estiver planejando outra mudança em um curto período de tempo, o aluguel é provavelmente sua melhor opção.

Conheça seus objetivos.

Antes de tomar uma decisão financeira importante sobre comprar ou alugar sua próxima casa, Bull diz que você deve mapear seus objetivos financeiros de longo prazo. “O tipo de propriedade que você compra e o orçamento devem se encaixar no quadro geral”, diz ela. “Por exemplo, comprar a casa dos sonhos pode ser uma prioridade, mas a que custo? Pode haver muitas responsabilidades financeiras concorrentes, como pagar dívidas de empréstimos estudantis, economizar para um casamento, pagar as mensalidades da faculdade dos filhos ou se aposentar”. O conselho dela é examinar todos os seus objetivos e finanças juntos e deixar que essas informações ditem se é melhor você comprar uma casa e como isso ficará quando se trata do panorama geral do seu orçamento.

Considere os prós e os contras.

Existem lados positivos e negativos no aluguel e na compra, de acordo com Michael Sadis, corretor de imóveis licenciado e fundador do IN • HOUSE Real Estate Group, que é o que o torna uma escolha tão pessoal e única. “Atualmente, [eles] ainda estão historicamente baixos, então você terá mais retorno por seu investimento agora”, diz ele, acrescentando que o outro lado é que o estoque está baixo, então você pode acabar pagando mais por uma casa se você comprar agora. Claro, quando você está alugando, há muitos custos iniciais também. “Primeiros meses, últimos meses, segurança e, às vezes, comissões de corretores de imóveis”, diz ele. “Isso poderia ser igual a um pagamento inicial de uma casa quando você somar tudo!” Decidir se vai alugar ou comprar é uma decisão importante e pode não ser bem definida, dependendo da sua situação específica. Muitas pessoas podem se beneficiar conversando com um profissional do setor imobiliário, como um credor hipotecário, corretor de imóveis ou consultor imobiliário, para ajudá-las a decidir qual opção é a certa.

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow