Conforto e acolhimento: ambientes revelam boas ideias através da iluminação e décor. Inspire-se! -

Conforto e acolhimento: ambientes revelam boas ideias através da iluminação e décor. Inspire-se!

Projeto de Luciana Ballio e foto de Emerson Rodrigues

Em todos os cantinhos do lar, as palavras conforto e acolhimento jamais podem faltar e servem de norte para todos os projetos. Escolher um tecido que convide ao toque, rechear camas e sofás de almofadas, deixar aquela mantinha sempre a mão, eleger uma luminária com luz quente, enfim são inúmeras as formas de conquistarmos aconchego em cada espaço.

Por isso, apresentamos inspirações para tornar décor ainda mais especial e cheio de conforto e acolhimento, a partir dos ambientes de um apartamento reformado pela arquiteta Luciana Ballio, com artigos de iluminação inspiradores. Confira!

Projeto de Luciana Ballio e foto de Emerson Rodrigues
Projeto de Luciana Ballio e foto de Emerson Rodrigues
Ambientes que abraçam

Definitivamente, não há melhor sensação do que um abraço, gesto simples, carregado de afeto, carinho e boas energias. Não é à toa que buscamos sempre esse mesmo toque em cada móvel e peça que elegemos para a casa. No living, por exemplo, cabem aos tecidos dos estofados e ao tapete aquecer e convidar os moradores a andarem descalços, ver TV ou simplesmente relaxar.


O estar recebeu uma elegante luminária de piso em madeira. Enquanto que a sala de jantar e o barzinho apresentam arandelas douradas e lustre de cristal. Todas as peças são da Yamamura | Projeto de Luciana Ballio e foto de Emerson Rodrigues

O apartamento foi inteiro refeito, do layout até a escolha dos acabamentos. Ao reduzir a cozinha, a arquiteta conseguiu aumentar a área social, conectando estar, jantar e uma pequena área de bar e café. Para que a divisão entre os ambientes ocorra de forma natural, ela recorreu ao uso da madeira e de luzes indiretas. Além disso, arandelas, pendentes, rasgos no forro, luminárias de piso e embutidas entraram em cena para valorizar texturas, revestimentos e móveis.

Veja também:
Salas unem e integram a família

Começando pelas salas, com recursos luminosos no forro, além de sofisticadas peças de iluminação, o projeto de reforma não descuidou de nenhum detalhe. “Repensamos todos os espaços com muito cuidado, trabalhamos com muita luz indireta e apostamos na madeira, tudo em busca de acolhimento”, conta Luciana.


No corredor, a arandela combinou com o papel de parede; enquanto que, na sala de TV, o pendente de madeira se harmonizou com os demais elementos decorativos | Projeto de Luciana Ballio, peças da Yamamura e fotos de Emerson Rodrigues

Dica: Para salas de estar, de TV e de jantar, a temperatura de cor mais recomendada é o branco quente (2400K a 3000K), que resulta em aconchego. O que pode variar são as peças utilizadas em cada cômodo.

Cozinha e copa para receber muito bem

Esses dois espaços ficam próximos da área social, mas ao mesmo tempo, são fechados por portas de correr, que proporcionam privacidade na hora das refeições. A copa tem espaço para acomodar toda a família. Não foi à toa que a arquiteta trabalhou com bancos sob medida, que criam uma espécie de canto alemão, otimizando cada centímetro. Por ali, um dos destaques é o pendente com toque acobreado, deixando a proposta atemporal.


A copa ganhou um pendente na cor cobre, da Yamamura, com temperatura de luz quente. Já a área de preparação das receitas recebeu rasgos de luz com lâmpadas tubulares de LED, além de uma iluminação mais neutra para auxiliar na concentração | Projeto de Luciana Ballio e fotos de Emerson Rodrigues

Quartos cheios de surpresa

Na busca por conforto e acolhimento, nunca é demais pensar também em toques de ousadia, que tornam os ambientes únicos. No quarto do casal, Luciana abusou da iluminação indireta (aquela que difunde a luz por meio de um anteparo) na conquista do almejado clima de bem-estar. O recurso foi utilizado atrás da cabeceira, por meio de fitas de LED, assim como nos pendentes laterais com cúpulas, que dão contraste de iluminação pontual.


O quarto do casal ganhou iluminação de LED atrás da cabeceira, além de um cantinho charmoso para a maquiagem | Projeto de Luciana Ballio e fotos de Emerson Rodrigues

Toque lúdico e moderno

Já nos quartos dos filhos, uma atmosfera mais despojada serviu de ponto de partida. No recanto da filha, super delicado, a luz do teto, tem led RGB, que muda de cor. Já no refúgio do rapaz, com tons mais neutros, a cabeceira é valorizada pela fita de led, enquanto o moderno abajur funciona como uma luz de apoio, para os momentos de leitura.


Na foto da esquerda, o quarto da filha; já na imagem da direita, o dormitório do filho. Cada ambiente imprime o estilo pessoal de cada um por meio da decoração | Projeto de Luciana Ballio e fotos de Emerson Rodrigues

Veja também:
Luz decorativa e funcional

Em lavabos, onde a ideia é surpreender, uma dica é o uso de pontos de iluminação focal, e até mesmo, alguns tipos de arandelas ou pendentes com luz indireta para trazer uma atmosfera charmosa.


No lavabo, a presença de pendentes da Yamamura e iluminação de led atrás do espelho para facilitar as tarefas diárias | Projeto de Luciana Ballio e fotos de Emerson Rodrigues

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow