Nada como se refrescar em um dia de calor aproveitando uma piscina, não é? Por isso, descubra a seguir 5 modelos de piscina e descubra qual o melhor tipo para sua casa!

Ter uma piscina em casa é um desejo de quase todos os brasileiros. Nosso clima tropical faz delas um item cobiçado por todos ao redor do país inteiro. Mas, se tivesse a oportunidade, você saberia como escolher o melhor tipo para você e sua família? Portanto, descubra a seguir 5 modelos de piscina diferentes e saiba mais sobre seus prós e contras.

1. Alvenaria estrutural

Imagem: Cocab Pools

Devido à sua estrutura, que é feita a partir de malha de aço, de blocos estruturais e de concreto, esse modelo se destaca por sua capacidade de personalização. Ao optar pela alvenaria, o proprietário poderá escolher qual o melhor tamanho ou qual é o melhor formato para seu projeto. Além disso, é possível revesti-la de uma série de materiais diferentes, como pastilhas, azulejos, gesso ou cerâmica.

Entretanto, por serem altamente customizáveis, esse trabalho requer uma mão de obra especializada, o que acaba afetando o orçamento, tornando-o um dos tipos de piscina mais caros do mercado.

Veja também:

+ 20 piscinas cobertas de tirar o fôlego

+ Reformas no inverno: época de reparar piscinas e redecorar varandas

+ Casa com piscina: descubra os segredos para realizar esse sonho

2. Concreto armado

Imagem: Brasil Piscinas

Assim como as piscinas de alvenaria, esses modelos também podem ser customizados tanto no tamanho quanto no formato. Porém, isso também pode custar caro — especialmente se o terreno da sua casa for bastante irregular. Em contrapartida, são extremamente duráveis e resistentes, mas requerem cuidados especiais na limpeza dos rejuntes e na impermeabilização.

Piscinas de concreto também requerem mão de obra especializada na instalação do revestimento, que pode ser feita em, por exemplo, pastilhas cerâmicas ou azulejos.

3. Fibra de vidro

Imagem: Marol Piscinas

Diferente dos modelos anteriores, piscinas de fibra já vêm pré-fabricadas e não requerem qualquer tipo de mão de obra especializada. Isso ajuda a desafogar o orçamento, mas, por outro lado, não oferecem a possibilidade de personalização. Entretanto, já existe uma vasta gama de opções disponíveis no mercado e, com certeza, você poderá encontrar um modelo perfeito para você.

De simples instalação, seja abaixo ou acima do solo, essas se destacam por sua acessibilidade e por sua facilidade de limpeza. Então, se você busca custo-benefício, a piscina de fibra de vidro pode ser uma boa aposta.

4. Vinil

Imagem: Sólarez Piscinas

O vinil pode ser uma boa pedida se tudo o que você busca é acessibilidade e durabilidade. Ele pode ser utilizado tanto em piscinas abaixo do solo quanto nas de superfície — essa última sendo indicada para baratear ainda mais o projeto, já que elimina a necessidade de escavação. Cuidado apenas com objetos potiagudos e cortantes, pois podem rasgar o material e causar vazamentos.

Veja também:

+ Piscina e churrasqueira: veja dicas profissionais para manutenção da área de lazer

+ Piscina colorida: a nova tendência é nadar em cores

+ 50 piscinas de tirar o fôlego

5. Plástico

Imagem: Pool Piscinas

Entre todos os modelos de piscina, materiais como o plástico são os que mais se destacam por seu baixo custo e também por sua praticidade de manuseio. Piscinas de plástico são rainhas da versatilidade, já que podem ser armadas apenas conforme a necessidade do proprietário, independente do lugar.

Porém, sua estética pode não agradar aos olhos dos mais exigentes, além de serem bastante limitadas no quesito de profundidade. Além disso, também vale ressaltar que também perdem em comparação com outros modelos em questões como resistência e durabilidade, pois podem se rasgar com muita facilidade.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br