Copa e cozinha: aprenda a integrar os dois ambientes de acordo com o conceito aberto -

Copa e cozinha: aprenda a integrar os dois ambientes de acordo com o conceito aberto

Não é segredo para ninguém que a integração de ambientes vem conquistando os projetos de casas e apartamentos, sobretudo aqueles com medidas reduzidas. Se outrora os cômodos revelavam separações claras entre si, hoje é comum que dormitórios, salas e varandas desempenhem múltiplas funções. Nesse sentido, cozinha e copa seguiram a tendência e se uniram de vez.

“Atualmente, as pessoas procuram pela versatilidade nos espaços. Portanto, a integração entre cozinha e copa torna tudo mais prático, mostrando a mudança de hábitos na rotina”afirma a arquiteta Isabella Nalon. De acordo com o perfil da família e do tamanho do ambiente, é possível estabelecer as medidas necessárias para a construção do local voltado para refeições do dia a dia.

Veja também:

Para elaborar um projeto que reúna a copa e a cozinha, reunimos algumas dicas. Confira a seguir!

1 – Mobiliário:

Quando o assunto são os móveis para compor a copa dentro da cozinha, não existe regra: basta respeitar as necessidades de uso dos moradores. Os itens podem ser feitos sob medida e podem contar com a mesa acoplada nos armários da marcenaria; de pedra, acompanhando a ilha central, ou até mesmo solta. Bancos, baquetas, cadeiras e um sofá, no estilo canto alemão, estão entre os itens mais confortáveis para sentar-se.

Nessa cozinha, a copa foi acoplada à ilha gourmet. As cadeiras metálicas no tom rose gold unem conforto e beleza, se destacando em um ambiente com predomínio dos tons de cinza | Projeto: Isabella Nalon | Foto: Julia Herman

“Nesse quesito, o que está em alta é a praticidade e a facilidade na hora da limpeza. Além disso, o respeito à rotina das pessoas é essencial”conta a arquiteta. Vale também encontrar uma harmonia entre os materiais empregados.

2- Paredes:

Ao contrário dos móveis, as paredes do local não precisam, necessariamente, seguir o mesmo estilo da cozinha. Assim, está liberada a aplicação de papel de parede, colocação de quadros, realização de pinturas diferentes ou revestir com painel de madeira ou espelho, por exemplo. “Decorar a copa é uma delícia, pois você tem a mesma liberdade de um lavabo. Ousar é bem-vindo”aconselha Isabella Nalon.

Outra possibilidade interessante é apostar em elementos surpresas que ressaltam o espaço. Arquitetar uma grande janela integrada com o jardim oferece uma linda vista durante as refeições. Investir em pendentes é também uma ótima opção para o bem-estar dos moradores.

Nessa casa, a copa, composta por mesa em laca brilhante acompanhada por um banco e cadeiras pretas, foi posicionada próximo à uma belíssima vista do jardim da casa. A luz natural inunda os ambientes, deixando o café da manhã uma ocasião muito especial | Projeto: Isabella Nalon | Foto: Julia Herman

3 – O que não pode faltar?

Ao definir o mobiliário e o local da cozinha que receberá a copa, é essencial priorizar alguns aspectos. Por ser usada comumente para o café da manhã, almoço e lanches da tarde, o ambiente precisa contar com um apoio para os utensílios e alimentos, como chocolate em pó, cereais, pães, torradeira e cafeteira, entre outros.

Nessa cozinha, a arquiteta incluiu uma pequena bancada para apoiar os itens para o café da manhã e a lousa para anotações diárias. O pendente em cobre metálico e o painel de madeira realçaram o charme do espaço| Projeto: Isabella Nalon | Foto: Julia Herman

Além disso, a profissional recomenda apostar em uma lousa para anotar as atividades diárias, como uma receita a ser preparada ou recados importantes para os moradores.

4 – Cuidados:

As prioridades do espaço devem ser o conforto e a escolha de materiais duráveis. Por ser conectado com a cozinha, o mobiliário precisa ser prático para limpar, mantendo a cor sem manchar e desgastar. Eleger cadeiras e bancos com boa ergonomia para receber bem as pessoas também é essencial. Além disso, uma iluminação adequada e focal transforma o clima, conferindo mais comodidade para aqueles que gostam de ler um livro, uma revista, acompanhar as notícias no jornal ou no celular durante o café da manhã.

Materiais resistentes, móveis confortáveis e boa iluminação marcaram presença no projeto dessa copa integrada à cozinha | Projeto: Isabella Nalon | Foto: Julia Herman

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow