Não é segredo para ninguém que as cores que combinam com amarelo, trazem um tom extremamente alegre para a sua casa, e saber trabalhar com essa combinação é a arma secreta de um bom designer.

Quando se trata de amarelo, os tons variam de ouro majestoso a brilhos ácidos. Traduzindo a decoração em versatilidade, e há muitas maneiras maravilhosas de inserir esse tom em seus projetos.

Se você deseja adicionar calor a um ambiente ou renová-lo, confira dicas de especialistas sobre como aproveitar os pontos fortes do amarelo, transformando-o em um novo neutro ao longo das linhas de cores que combinam com o cinza.

Leia também

Cores que combinam com o amarelo

O amarelo sempre cria uma sensação de calor e aconchego, e é realmente um raio de sol em sua casa”, diz Ruth Mottershead, Diretora de Criação da Little Greene. ‘No entanto, também é suavemente revigorante, especialmente quando combinado com tons frios, tornando-o perfeito para usar como parte de suas ideias de cozinha moderna, em corredores e salas de jantar com alto nível de atividade, risos e diversão.’

Uma maneira de começar a criar um esquema de cores que inclua amarelo é decidir se você vai seguir o caminho de combiná-lo com seus tons vizinhos mais frios de verdes folhosos e azuis serenos, ou explorar seu lado mais quente com terracotas ardentes e bronze – qualquer opção criará um esquema esteticamente complementar.

Se você gosta de combinações de cores mais frias, o azul funciona bem com o amarelo e é uma combinação imbatível. De tons claros com azuis, ao amarelo canário mais brilhante como cobalto, é uma combinação muito usada pelos designers de interiores mais conceituados e se adapta a muitos espaços projetados de acordo com os princípios do maximalismo moderno.

Emma Gurner, fundadora da Folds Inside, gosta de equilibrar o amarelo brilhante com tons mais suaves. ‘Apesar de ser uma escolha ousada, o amarelo pode funcionar muito bem com tantas cores diferentes, é tudo uma questão de escolher o tom certo e usar a quantidade certa’, diz ela. ‘Eu tendo a usar o amarelo como uma cor de destaque para se destacar em tons mais calmos e neutros – e eu particularmente adoro o amarelo quando combinado com o azul claro.’

Crédito da imagem: Anna Yanovski

O design magistral de Emma também inclui um flash inteligente de vermelho nas estruturas da cadeira de jantar, alcançando o melhor dos dois mundos ao trazer um pouco de calor para este projeto.

Crédito da imagem: Annie Sloan
QUE COR FICA MELHOR COM UM TOM MAIS DOURADO?

Borgonha e rosa terrosos combinam melhor com amarelo dourado. Como uma paleta, eles criam um projeto mais rico e aconchegante. Opte por um tom mais profundo de dourado e procure os tons quentes vizinhos entre os vermelhos e rosas na paleta de cores para encontrar uma combinação perfeita.

Annie Sloan explica a teoria da cor por trás dessa combinação linda; “O calor dos pigmentos vermelhos em rosa – sejam tons de blush, pêssego ou coral vai enfatizar a riqueza do amarelo”, diz ela. ‘Quanto mais vermelho o rosa, maior a sensação de calor e conforto que as cores irão gerar juntas.’

Crédito da imagem: Biblioteca de tinta e papel
AMARELO VAI BEM COM CINZA?

Sim, o amarelo combina com o cinza – na verdade, funciona perfeitamente. Verdade seja dita, o cinza costuma entrar na maioria de nossas casas. Mas se você se depara com um interior todo cinza e está desesperado para mudá-lo, nem tudo está perdido! Amarelo funciona em pequenas e grandes doses, como Andy Greenall, chefe de design da Paint & Paper Library, pode confirmar.

‘Cinza e amarelo são uma parceria perfeita’, diz ele. “Cinza serve para criar uma atmosfera cool, suave e sofisticada, agindo como um fundo e um parceiro mais calmante para o amarelo vibrante e enérgico. O amarelo adicionará calor e alegria a um projeto, ao mesmo tempo que proporciona um impacto real no design. Combinar as cores amarelo e cinza é uma maneira fantástica de manter uma aparência elegante e refinada, repleta de personalidade.’

Fonte: Livingetc

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br