Cuidado com a estrelícia! Essa planta pode ser tóxica para seus bichos de estimação -

Cuidado com a estrelícia! Essa planta pode ser tóxica para seus bichos de estimação

A estrelícia (ou ave-do-paraíso) pode ser tóxica para seus animais. Foto: Jess Loiterton/ Pexels

A ave-do-paraíso, também conhecida como estrelícia (nome científico: Strelitzia), é um dos membros mais conhecidos do reino vegetal devido às suas flores únicas que lembram pássaros.

As flores da estrelícia consistem em uma bainha grossa e pontiaguda que cresce em um ângulo de 90 graus em relação ao caule. Do topo desta bainha brota um punhado de flores coloridas, variando em cores de laranja a amarelo, azul e roxo. A bainha em si é muitas vezes listrada em cores também. O resto da planta é composto de folhas grossas e verde-verdeadas que podem crescer até 72 cm de altura. A planta inteira atinge alturas entre 1 a 10 metros, tornando-se um ponto focal de qualquer jardim.

A estrelícia (ou ave-do-paraíso) pode ser tóxica para seus animais. Foto: Jess Loiterton/ Pexels
A estrelícia (ou ave-do-paraíso) pode ser tóxica para seus animais. Foto: Jess Loiterton/ Pexels

Esta deslumbrante planta tropical tem origens reais, que remontam ao século XVIII. Sir Joseph Banks, diretor do Royal Botanic Gardens em Kew, África do Sul, cunhou o nome científico da ave-do-paraíso em homenagem à rainha Charlotte, também conhecida como Duquesa de Mecklenburg-Strelitz.

Veja também:

A ave-do-paraíso passou a simbolizar muito mais do que a realeza – dependendo do país em que cresce, pode simbolizar qualquer coisa, desde alegria a fidelidade e até uma visão positiva da vida. Esta planta é fácil de cultivar tanto no interior como no exterior de casa, desde que sejam dadas as condições adequadas de crescimento.

Mas, afinal, a estrelícia é tóxica?

A estrelícia não é considerada uma planta tóxica para os seres humanos, de acordo com o National Capital Poison Center, nos Estados Unidos. No entanto, se ingerida acidentalmente, esta planta tem o potencial de causar desconforto gastrointestinal, embora isso seja raro. Se alguém da sua família, especialmente uma criança pequena, ingeriu uma parte desta planta e está apresentando sintomas de toxicidade, como dor de estômago, vômito ou diarreia, você deve sempre entrar em contato com o centro médico de emergência local para obter assistência.

Embora não seja considerada uma planta tóxica para os seres humanos, a ave-do-paraíso é tóxica para os animais. A floração é a parte mais tóxica da planta, pois as sementes contêm produtos químicos que agravam o sistema digestivo, de acordo com Pet Care Advisors. Os sintomas comuns de envenenamento incluem vômitos e letargia. Tal como acontece com os humanos, você deve entrar em contato com o centro veterinário local em caso de ingestão acidental.

Veja também:

Se você tem animais de estimação e está preocupado com eles comendo suas estrelícias, existem medidas preventivas que você pode tomar para garantir a segurança de todos os membros de sua família. Os sprays repelentes são uma maneira popular de impedir que os animais venham a ingerir as plantas, pois eles têm sabor amargo.

Embora nem sempre seja a opção mais prática, você também pode manter suas plantas em uma parte separada e fora dos limites de sua casa com uma porta ou barreira que seus animais de estimação não podem atravessar. Da mesma forma, no jardim, você pode colocar uma cerca em torno de suas aves-do-paraíso para atingir o mesmo objetivo.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow