11 dicas para decoração de festa minimalista infantil

11 dicas para decoração de festa minimalista infantil

Você quer uma festa simples, só um bolinho, sem as mil e uma firulas que inventaram ultimamente para festas de aniversário? A festa minimalista infantil pode ser a solução dos seus problemas. Pelo menos, para mim foi!

Quarto de bebê: como decorar na cor verde para meninos
4 dicas para decorar o quarto de bebê fugindo do rosa e azul
Quarto infantil ou brinquedoteca? 21 ideias de playground em casa

Meu filho está prestes a completar um ano. Minha ideia era nem fazer festa de aniversário. Estava decidido até chegar aos 10 meses, quando pensei: “ele não terá lembrança de seu primeiro ano?”. Recordo que eu adorava ver as fotos de meu aniversário de um ano no álbum. Vou privá-lo disso? Certo que não! Mas quero uma festa simples, como eram as minhas lá na década de 80: bolinho, doces caseiros e família. Estava quebrando a cabeça para conseguir sem parecer que “não fiz nada” (para os padrões loucos atuais) quando descobri esta tendência maravilhosa: a festa minimalista infantil!

Veja algumas dicas importantes para fazer sua festa minimalista infantil:

1- Bolo

Na festa minimalista, o grande lance é o bolo. Afinal, a ideia não é fazer só um bolinho? Partindo do princípio de que você não é a Maria da Paz, invista uma graninha num bolo delicioso, porém mais alto e bonito. Mas sem aquele monte de enfeite em pasta americana (eu nunca conheci alguém que gostasse de comer aquilo). Pense que, já que não terá muita decoração, o bolo será o grande protagonista da mesa, por isso vale caprichar.

2- Prato de bolo

Se não tiver um prato de bolo bonito, pode ser que a boleira empreste ou alugue. Talvez valha a pena comprar um em cor neutra, se sua ideia for fazer festa todo ano para as crianças.

3 – Aproveitar itens que tem em casa

Use as tábuas de madeira e caixotes que já tiver em casa para apoiar as comidinhas e doces na mesa. Também tente aproveitar as mesas e bancos e os próprios enfeites do quarto do bebê, como a luminária com a letra de seu nome ou quadrinhos e plaquinhas em que você pode escrever a idade da criança.

4 – Evite plástico

Plástico em abundância não combina com os dias atuais. O ideal é usar pratos e copos descartáveis de papel (que além de tudo são lindos, porém mais caros também) ou os de louça que tiver em casa. No meu caso, que não casei nem ganhei mil presentes para a casa, o jeito é comprar de papel mesmo.

 

 

5 – Sem refeições

Faça a festa de manhã, para terminar às 11h, ou à tarde, para terminar às 18h. Assim você não precisa se preocupar com grandes refeições, como almoço ou jantar, que são muito, mas muito mais trabalhosos (e caros também).

6 – Ideias de petiscos

Você pode encomendar alguns salgadinhos ou servir petiscos mais fáceis de fazer: batata-frita, pipoca, hot dog, queijos (para os adultos), biscoitinhos e frutas (para as crianças).

7 – Convide poucas pessoas

Não adianta fazer uma festa minimalista infantil com uma lista gigante, né? Vá reduzindo a lista de pessoas para os familiares e amigos realmente próximos. Para organizar, lembre-se que quem mora fora nem sempre vem. Assim você evita desperdício de comida também.

 

8 – Decoração personalizada

Você não quer personagens nem poluição visual, mas quer personalizar a festa de seu filho? Eu também. A Rafaela, do @a.maternidade e que tem nada menos que quatro filhos, deu uma dica ótima: comprar quadros com frases que tenham a ver com seu tema ou inspiração. Pode ser uma letra de música. Você ainda aproveita o quadrinho depois no quarto do filho ou mesmo em outros ambientes da casa. Também é possível imprimir folhas e painéis em uma gráfica. Ou ainda usar fotos do aniversariante.

9 – Backdrop

Para as fotos ficarem bonitas, é legal colocar um painel atrás do bolo. Se você tiver algum móvel ou espaço que cumpra esta função em casa, ótimo. Senão, pode imprimir um painel ou fazer um arco de balões desconstruído. Também pode usar lanternas ou balões de papel em vez das bexigas tradicionais e aproveitar itens que tiver em casa.

10 – Cordão na mesa

Um cordão de luzes ou bolas na mesa faz milagres no visual e vai custar bem baratinho.

11 – Reutilize caixas, tábuas, vasos, vidros e potes

Aproveite vidros que tiver em casa e coloque flores para ajudar na decoração. Fica lindo e vai custar muito pouco. Tábuas de madeira, travessas de louça, caixotes de madeira, vasos com cacto ou mesmo vazios e potes de geleia ou doces… Tudo é bem-vindo desde que combine com harmonia. Até bacia dá pra usar!

82 maneiras de usar plantas na decoração da casa

7 plantas lindas que repelem mosquitos e insetos naturalmente

Você pode ter plantas no quarto, sim! Veja como ter verde no dormitório

Decoração estilo escandinavo: 7 dicas para adotar em casa

 

 




arrow