O início de um projeto de arquitetura é o momento de permitir que as ideias dos moradores fluam de forma livre, para que eles digam claramente o que pensam e esperam do novo lar. Porém, como conciliar tantas expectativas e sonhos diversos?

Foi exatamente esse desafio de diversos estilos que Bernardo e Priscila Tressino, arquitetos do escritório PB Arquitetura, tiveram que enfrentar quando aceitaram realizar o projeto de uma casa de quase 600m², com dois andares, no bairro Cerâmica, na cidade de São Caetano do Sul. Confira como tudo ficou!

A reunião de diferentes tipos de materiais como concreto, madeira, tijolinhos e móveis trançados traz aconchego e modernidade ao mesmo tempo | Projeto PB Arquitetura e fotos de Henrique Ribeiro

Escolhas

Formada por um casal com um filho já adulto, a família quis realizar uma mistura de diversos estilos na casa, de forma que eles se complementassem. Então é possível ver os estilos contemporâneo, rústico, provençal, clássico e industrial convivendo em total harmonia. “É preciso ter muito cuidado para incluir tantas inspirações diferentes. Por isso, prestamos atenção a todos os detalhes, ambiente por ambiente, para chegar o mais próximo possível do que nossos clientes haviam sonhado. No final, o resultado foi muito satisfatório para todos e nos surpreendeu!”, conta Bernardo Tressino.

O living, de estilo contemporâneo, visto de dois ângulos diversos: no primeiro há a integração com outros ambientes como a sala de jantar e o jardim ao fundo; no outro é possível ver a elegante porta de entrada em madeira, além dos acessos para o segunda andar da casa, por escadas ou elevador | Projeto PB Arquitetura e fotos de Henrique Ribeiro

Bem-vindos!

Logo ao entrar na residência, o living com pé-direito duplo de 6m já chama a atenção das visitas. A atmosfera sofisticada foi conquistada por meio de revestimentos claros como o painel da TV feito com placas cimentícias. Ladeando a tela, dois grandes panos de vidro (1,50 x 6m), roubam a cena e trazem muita claridade para a área social. Na hora de ver filmes, basta acionar as persianas por controle remoto para deixar tudo escuro (não é blackout, apenas tela solar).

Veja também:

Ainda no living, o sofá com tecido de linho vermelho quebra a seriedade dos acabamentos cinzas e brancos. O tapete que simula a estampa de zebra se estende por todo o comprimento do sofá, enquanto as almofadas e os quadros diversos na parede trazem mais cor e movimento para a ala social.

Espaços para confraternizar: a sala de jantar que valoriza o design e artesanato brasileiros; área externa que conta com mesa e bancos em madeira de demolição e uma churrasqueira | Projeto PB Arquitetura e fotos de Henrique Ribeiro

Integração de ambientes

Salas de estar, jantar, cozinha e varanda estão integradas e têm acesso direto ao jardim da casa. As portas de correr de vidro permitem que a área externa fique separada do restante apenas quando os moradores quiserem. A iluminação natural é muito bem aproveitada e o piso de porcelanato, que imita madeira, traz unidade ao ambiente. Os móveis diversos são responsáveis por delimitar os espaços de forma discreta. “A decoração com elementos rústicos trouxe a sensação de bem estar para todos, com uma atmosfera que remete a uma casa de campo ou de praia em plena cidade”, conta Priscila Tressino.

Sala de Jantar

A sala de jantar é outro destaque e a madeira se faz protagonista. As cadeiras de couro trançado proporcionam um clima gostoso que conforta e acolhe. Nesse ambiente, cada detalhe foi pensado com muito carinho: há um moderno lustre feito de cristal e cobre, uma cristaleira de madeira, que valoriza o artesanato brasileiro, além de trazer o toque rústico para o ambiente, assim como o charmoso pilar revestido de tijolos aparentes. Por fim, um charmoso relógio lembra os modelos usados em estações ferroviárias.

Na primeira foto, um dos ângulos da cozinha que mostra a ligação com o jardim da casa; na outra imagem sua integração com as salas de estar e jantar | Projeto PB Arquitetura e fotos de Henrique Ribeiro

Cozinha provençal

No caso da cozinha, um dos destaques do projeto, o ambiente tem maior influência do estilo provençal. A marcenaria laqueada branca levou muita claridade para o ambiente, que ganhou ainda mais evidência com o uso de revestimentos cerâmicos com arabescos na parede da pia. As bancadas de trabalho são amplas e feitas de Dekton, que é uma mistura de quartzo e resinas especiais, sendo extremamente resistente a riscos e manchas. A bancada de madeira, contígua à bancada central, também é importante para o apoio das louças que serão usadas na hora de servir a família e os convidados.

Veja também:

A iluminação é outro ponto forte desta cozinha. Sobre a bancada da pia, as duas prateleiras contam com fitas de led embutidas, que auxiliam no preparo dos alimentos, mas também têm um efeito decorativo incrível. Sobre a bancada central, onde está o cooktop, há três pendentes com fios de corda para dar um clima mais despojado.

Estilos clássico e moderno estão presentes no lavabo | Projeto PB Arquitetura e foto de Henrique Ribeiro

Lavabo

O contraste toma conta do lavabo. O sofisticado espelho tem a cara do décor mais clássico, enquanto que a modernidade pode ser vista por meio da louça preta. Por fim, a rusticidade aparece na bancada envernizada, prova de que é possível mesclar vários tipos de decoração mesmo em um ambiente pequeno.

O romantismo e a praticidade tomam conta do quarto do casal | Projeto PB Arquitetura e fotos de Henrique Ribeiro

Quartos

No quarto do casal, a elegância está presente em diversos detalhes especiais. A estampa clássica do papel de parede, a sobriedade leve da marcenaria, além da delicadeza das cortinas, que proporcionam uma luminosidade agradável, são alguns exemplos disso. O elemento decorativo dourado, com inspiração em uma mandala, rouba a cena e traz cor ao mood calmo do ambiente. O quarto ainda abriga muitos armários, que estão repletos de espaço para guardar roupas e pertences.

O banheiro do casal conta com uma banheira de freestanding escultural. O branco do revestimento cerâmico,
que lembra o mármore, traz unidade e amosfera clean
 | Projeto PB Arquitetura e fotos de Henrique Ribeiro

No quarto do filho, existe um mix entre o conforto da madeira e a descontração dos elementos industriais, como a presença de metais pretos nas prateleiras e a iluminação de trilhos. O cantinho para estudar e trabalhar ganhou nichos especiais com serralheria. Completando, uma mesa ampla e um armário de rodinhas para ter tudo à mão!

Muita criatividade na decoração do quarto do filho a partir da escolha de móveis e acessórios decorativos |
Projeto PB Arquitetura e fotos de Henrique Ribeiro

Escritório

Por fim, nos tempos atuais, um espaço que não pode faltar é o home office. Aqui, a opção foi pela marcenaria clara, que torna o ambiente mais nítido para trabalhar com conforto. Os nichos de tamanhos diferentes trazem descontração, com o azul em evidência.

Escritório repleto de estilo e com atmosfera leve para um trabalho tranquilo | Projeto PB Arquitetura e foto de Henrique Ribeiro

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br