Dicas de decoração: saiba como dividir ambientes sem paredes -

Dicas de decoração: saiba como dividir ambientes sem paredes

Saiba como dividir ambientes sem paredes

Tendência de decoração, ambientes integrados precisam apresentar personalidade, funcionalidade e garantir a fluidez do espaço doméstico.

Além do apelo estético, a integração de ambientes contribui para a sensação de amplitude. Mas é preciso atenção aos detalhes para não ter o efeito contrário. Setorizar um cômodo integrado é um dos grandes desafios da arquitetura de interiores, que explora a decoração para ditar a proposta de cada um dos espaços. Saiba como dividir ambientes sem paredes.

Veja também:

Imagem: Maura Mello

Para a arquiteta Paula Passos, integrar oferece vantagens tanto para pequenos imóveis quanto para os grandes. Mas a especialista lembra também que, no dia a dia, o morador precisa de momentos de privacidade para atividades que exigem concentração. Assim, não é possível integrar um ambiente em sua totalidade.

Nas áreas sociais, o mais comum é usar tapetes para delimitar os espaços. Segundo especialistas, a forma mais fácil de definir os ambientes é por meio da escolha do mobiliário. Os aparadores são peças estratégicas, pois ajudam a esconder e suavizar as costas de sofás – sem contar a grande utilidade para decorar ou dar suporte para o espaço anexo.

Imagem: Maura Mello

Os bancos também costumam serem eleitos para essa função. “São peças horizontalizadas que gostamos muito. Sem contar a possibilidade de escolher de acordo com o estilo da decoração que estamos trabalhando no projeto”, explica Danielle Dantas, do escritório Dantas & Passos Arquitetura.

Painéis de marcenaria ou elementos móveis como biombos servem como divisória entre os ambientes sem paredes. Outra dica da arquiteta é “apostar na colocação de pisos diferentes, como o porcelanato na cozinha e a madeira na sala.”

Veja também:

Imagem: Maura Mello

Mas Paula faz um alerta aos proprietários de imóveis pequenos: “Nesse caso, mais de um revestimento pode diminuir a amplitude visual. Assim sendo, buscamos por um único tipo de piso que seja elegante e perfeito para o uso no dia a dia, principalmente em áreas mais intensas com o uso de água, como cozinha e área de serviço”.

Outras soluções práticas e versáteis que podem ajudar balizar os ambientes é dividir a sala com meia parede baixa ou com venezianas móveis que abrem e fecham, aplicar uma parede vazada com cobogós ou marcenaria ou ainda executar uma estante vazada.

Imagem: Maura Mello

“Também costumamos empregar os painéis de vidro ou madeira que recolhem todas as folhas juntas, deixando o espaço aberto ou fechado de acordo com a necessidade de uso”, afirma a arquiteta.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Veja também

+ Mudaram as regras para compra de carro para PCD; veja como ficou

+ Carol Nakamura compartilha projeto de sua mansão de R$ 2 milhões; veja

+ 20 passos simples para dar uma cara nova para sua casa

+ Você acha Gracyanne Barbosa sarada? É quer nunca viu a médica Chinesa Yuan Herong

+ Relógio de R$ 3 milhões de Faustão é inspirado em supercarro da Bugatti; veja

+ Dicas fáceis de como limpar panela queimada

+ Enio Mainardi, publicitário e pai de Diogo Mainardi, morre de covid-19

+ Quarto feminino: 6 dicas que você precisa saber antes de planejar o seu

+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las

+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo




arrow