Descubra maneiras criativas de usar livros na decoração de sua casa -

Descubra maneiras criativas de usar livros na decoração de sua casa

Sejam dispostos em uma estante, prateleira ou até sobre a mesa de centro, os livros conferem um toque especial à decoração de qualquer ambiente. Itens decorativos versáteis, eles trazem personalidade e cor para sua casa. É hora de explorar seu acervo literário!

Descubra maneiras criativas de usar livros na decoração de sua casa com as dicas das sócias do escritório Korman Arquitetos. “Além de visualmente instigantes, eles carregam consigo um pouco da personalidade de quem mora, compondo um décor afetivo”, diz Ieda Korman.

Veja também:
Descubra maneiras criativas de usar livros na decoração de sua casa
Imagem: Gui Morelli

Segundo a profissional, o ideal é escolher volumes especiais, com capas dura e impactantes. “Livros de arte e fotografia, ou aquela impressão comemorativa de uma obra importante para o morador são ótimas escolhas”, recomenda.

Todo mundo concorda que as estantes e prateleiras ficam mais atrativas quando estão recheadas de livros. “Arrumando-os de pé, com as diferentes cores de lombada, tamanhos e espessuras, cria-se um espaço interessante e personalizado”, comenta Ieda. Mas não existem regras: há quem goste de ordenar os livros por tamanho, mantendo a proporcionalidade, outros preferem organizar os volumes por cor, formando uma paleta harmônica. Tudo depende do gosto de cada um.

“Para um visual contemporâneo, é possível combinar livros na vertical e horizontal, trazendo sensação de movimento para a estante”, destaca a arquiteta. Para facilitar, Ieda indica uma organização por ordem alfabética, tornando o acesso fácil e intuitivo. “O alto da estante deve receber os volumes menos procurados, mas que pretendem ser guardados, ao passo que os livros ainda não lidos ou mais consultados devem estar ao alcance das mãos”, complementa.

Descubra maneiras criativas de usar livros na decoração de sua casa
Imagem: Gui Morelli
Veja também:

A escolha do modelo de estante ou das prateleiras depende do tamanho do seu acervo de livros, explica a arquiteta Carina Korman. Prateleiras altas também são boas escolhas, pois não comprometem a circulação. “A criatividade é quem manda. É possível projetar nichos para abrigar os livros ou até mesmo reaproveitar malas antigas, gavetas e até caixotes para acomodar os exemplares”, aconselha.

Para os apaixonados por leitura que possuem um vasto acervo, Ieda e Carina Korman sugerem ocupar os cantinhos muitas vezes esquecidos da casa, como a área sob a escada ou até corredores. “É possível criar uma circulação multiuso, levando a biblioteca para o corredor. Nesse caso, é importante sempre se atentar ao tamanho da estante, tomando cuidado para não comprometer a circulação”, diz Ieda.

Descubra maneiras criativas de usar livros na decoração de sua casa
Imagem: JP Image

Por fim, as especialistas fazem um alerta para garantir a proteção dos livros usados na decoração da sua casa: “É importante evitar alocar a biblioteca em locais úmidos e com luz solar direta. Assim, evita-se que o livro perca as cores ou embolore. Se o espaço acumular muita poeira, opte sempre por estantes com portas.”

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também

+ Mudaram as regras para compra de carro para PCD; veja como ficou

+ Carol Nakamura compartilha projeto de sua mansão de R$ 2 milhões; veja

+ 20 passos simples para dar uma cara nova para sua casa

+ Você acha Gracyanne Barbosa sarada? É quer nunca viu a médica Chinesa Yuan Herong

+ Relógio de R$ 3 milhões de Faustão é inspirado em supercarro da Bugatti; veja

+ Dicas fáceis de como limpar panela queimada

+ Enio Mainardi, publicitário e pai de Diogo Mainardi, morre de covid-19

+ Quarto feminino: 6 dicas que você precisa saber antes de planejar o seu

+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las

+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo




arrow