Descubra segredo para limpar o ventilador de teto sem derrubar toda poeira no rosto -

Descubra segredo para limpar o ventilador de teto sem derrubar toda poeira no rosto

Como limpar o ventilador de teto da melhor maneira. Foto: Curtis Adams

É fácil adiar o poeira do seu ventilador de teto por mais um mês, já que ele fica longe da vista (direta). Mas não faça isso. A tarefa é fundamental para evitar que toda a sujeira nas lâminas recirculem no ar de sua casa. 

Se você está pensando que tem que haver uma maneira melhor do que cambalear em uma cadeira instável e esticar o pescoço, apenas para tirar a poeira, existe. A seguir, Kristiana Laugen – uma especialista em casa na Handy, um mercado online para reforma de casas e serviços de limpeza – explica como limpar um ventilador de teto de forma eficaz e os quatro suprimentos de que você precisa.

Como limpar o ventilador de teto da melhor maneira. Foto: Curtis Adams
Como limpar o ventilador de teto da melhor maneira. Foto: Curtis Adams
Quantas vezes você deve limpar o ventilador de teto?

Laugen sugere limpar seu ventilador pelo menos uma vez a cada dois meses para evitar que muita poeira (e, portanto, os ácaros, que podem desencadear reações alérgicas e asma) se acumulem. Se você ou alguém com quem você mora tem alergias graves, tente uma vez por mês. Mas Laugen também recomenda comprar um espanador e adicionar uma varredura rápida em sua programação de limpeza semanal. Dessa forma, a limpeza profunda será ainda mais fácil.

Veja também:
Erros comuns a evitar ao limpar ventilador de teto

Não use um espanador ‘tradicional’, quer queira ou não, ele apenas deslocará a poeira, criando uma nova bagunça. “Impedir que a sujeira caia em outras superfícies vai evitar o incômodo de ter que fazer outra limpeza profunda depois”, diz Laugen. Em vez disso, use o truque da fronha, explicado nas instruções abaixo.

Não se esqueça de se preparar

Se você é sensível a alérgenos e poeira, Laugen recomenda o uso de máscara e luvas para evitar crises alérgicas durante o processo de limpeza. Você vai precisar de:

  • Escada ou banquinho resistente
  • Uma fronha velha
  • 2 panos de microfibra
  • Frasco de spray cheio com uma proporção de 1: 1 de vinagre branco e água
Etapa 1: limpe as lâminas com uma fronha

Borrife levemente o interior da fronha velha com a solução de limpeza. Em seguida, suba com cuidado na escada ou no banquinho para alcançar o ventilador – que deve estar desligado, é claro – e insira uma lâmina de cada vez na fronha. Feche a fronha ao redor de cada lâmina e puxe em sua direção para limpar cuidadosamente a superfície, permitindo que a poeira se acumule dentro. Quando terminar, leve a fronha para fora, vire-a do avesso e sacuda a poeira. Em seguida, lave como de costume.

Etapa 2: borrife cada lâmina com a mistura de vinagre e água

Pegue o frasco de spray novamente, bem como um pano de microfibra. Pulverize generosamente sua solução de limpeza em cada uma das lâminas e limpe qualquer sujeira restante com o pano. “Não se esqueça de limpar todos os lados da lâmina, incluindo a parte superior, as laterais e a parte inferior”, diz Laugen.

Etapa 3: limpar o acessório de iluminação, se houver

Primeiro, certifique-se de que a luz do ventilador esteja desligada por pelo menos uma hora (ninguém quer uma lâmpada quente!). Se o acessório incluir uma proteção de vidro ou globo, desparafuse-o com cuidado e lave em água morna com sabão. Enquanto você deixa secar, limpe suavemente a(s) lâmpada(s) com um pano de microfibra seco. Aperte a cortina de volta.

Etapa 4: limpe tudo

Bits Agora é hora de se concentrar nos detalhes. Dê ao seu pano de microfibra uma borrifada da mistura de vinagre e passe-o sobre a corrente, o motor e o suporte de teto.

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow