As almofadas trazem estilo, cor e personalidade para sua casa, além de garantirem conforto para os ambientes. Versáteis e cheias de estilo, elas podem ser colocadas de diferentes maneiras em cima do sofá, cama e poltronas.
“Em um cômodo mais despojado, gosto de considerar várias almofadas no chão em cima de um tapete, criando um espaço bem agradável para ler ou relaxar”, conta a arquiteta Cristiane Schiavoni. Confira as dicas da especialista para escolher almofadas que combinem com a decoração da sua casa.
Veja também:
- 10 sofás cinzas para provar que a cor é versátil e cheia de personalidade
- 9 peças de decoração para um ambiente relaxante em casa
- Como escolher o sofá certo para o seu espaço
Definir a função da almofada é o primeiro passo para escolher os modelos e tamanhos. “Proporção é primordial”, diz a profissional. O próximo ponto é o estilo, determinado pelas estampas e cores. “Ou seguimos uma linha neutra, usando praticamente os mesmos tons do sofá ou da cama para as almofadas, ou trazemos um contraponto com muita cor e estampa”, explica.
Por serem itens mais baratos e fáceis de serem substituídos, é possível investir em tendências que podem ficar ultrapassadas pouco tempo depois. “Os tecidos com mais texturas e naturais estão super em alta. Então, conseguimos mesclar tecidos, cores e estampas”, diz Cristiane Schiavoni.
Mas a arquiteta faz uma ressalva: “Se o morador preferir uma decoração sóbria, busco trabalhar com almofadas lisas e estampas que estejam dentro do estilo e do restante do ambiente.”
Veja também:
- Poltrona: como escolher o modelo certo para cada ambiente
- 5 ideias impressionantes e baratas para transformar seu sofá velho
- Tie-dye: antes e depois de um sofá. Como fazer o tingimento do momento!

Clássico x contemporâneo
Em projetos mais clássicos, a profissional aconselha pensar nas almofadas ainda no período de planejamento para ter itens que combinem com a decoração da sua casa. Segundo ela, com essa antecedência, pode-se até aproveitar o tecido escolhido para revestir o estofamento da cadeira ou procurar uma tonalidade semelhante.
No entanto, quando o cliente está disposto a ter uma decoração mais contemporânea, a orientação é outra. “Nesses casos, vou em busca de almofadas em estilos e cores diferentes e levo para a produção. Só testando no local é que conseguimos selecionar aquelas que combinam mais com a proposta do ambiente e com as preferências do cliente”, afirma.
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br
Veja também
+ Mudaram as regras para compra de carro para PCD; veja como ficou+ Carol Nakamura compartilha projeto de sua mansão de R$ 2 milhões; veja
+ 20 passos simples para dar uma cara nova para sua casa
+ Você acha Gracyanne Barbosa sarada? É quer nunca viu a médica Chinesa Yuan Herong
+ Relógio de R$ 3 milhões de Faustão é inspirado em supercarro da Bugatti; veja
+ Dicas fáceis de como limpar panela queimada
+ Enio Mainardi, publicitário e pai de Diogo Mainardi, morre de covid-19
+ Quarto feminino: 6 dicas que você precisa saber antes de planejar o seu
+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro
+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok
+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las
+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo