As almofadas trazem estilo, cor e personalidade para sua casa, além de garantirem conforto para os ambientes. Versáteis e cheias de estilo, elas podem ser colocadas de diferentes maneiras em cima do sofá, cama e poltronas.

“Em um cômodo mais despojado, gosto de considerar várias almofadas no chão em cima de um tapete, criando um espaço bem agradável para ler ou relaxar”, conta a arquiteta Cristiane Schiavoni. Confira as dicas da especialista para escolher almofadas que combinem com a decoração da sua casa.

Veja também:

Definir a função da almofada é o primeiro passo para escolher os modelos e tamanhos. “Proporção é primordial”, diz a profissional. O próximo ponto é o estilo, determinado pelas estampas e cores. “Ou seguimos uma linha neutra, usando praticamente os mesmos tons do sofá ou da cama para as almofadas, ou trazemos um contraponto com muita cor e estampa”, explica.

Imagem: Carlos Piratininga

Por serem itens mais baratos e fáceis de serem substituídos, é possível investir em tendências que podem ficar ultrapassadas pouco tempo depois. “Os tecidos com mais texturas e naturais estão super em alta. Então, conseguimos mesclar tecidos, cores e estampas”, diz Cristiane Schiavoni.

Mas a arquiteta faz uma ressalva: “Se o morador preferir uma decoração sóbria, busco trabalhar com almofadas lisas e estampas que estejam dentro do estilo e do restante do ambiente.”

Veja também:

Imagem: Carlos Piratininga

Clássico x contemporâneo

Em projetos mais clássicos, a profissional aconselha pensar nas almofadas ainda no período de planejamento para ter itens que combinem com a decoração da sua casa. Segundo ela, com essa antecedência, pode-se até aproveitar o tecido escolhido para revestir o estofamento da cadeira ou procurar uma tonalidade semelhante.

No entanto, quando o cliente está disposto a ter uma decoração mais contemporânea, a orientação é outra. “Nesses casos, vou em busca de almofadas em estilos e cores diferentes e levo para a produção. Só testando no local é que conseguimos selecionar aquelas que combinam mais com a proposta do ambiente e com as preferências do cliente”, afirma.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br