Dicas de expert para acertar na escolha da sua cama -

Dicas de expert para acertar na escolha da sua cama

Para tazer todo o conforto necessário para esse quarto, as profissionais da Tesak Arquitetura optaram por uma cama de casal e cabeceira estofada / Foto: Luís Gomes

Confortável e aconchegante – esses talvez sejam os melhores adjetivos para descrever um bom quarto. E, para conseguir um projeto que atenda a esses desejos, escolher a cama certa faz toda a diferença.

“Seja na hora de escolher o tamanho, seja ao pensar o melhor posicionamento no quarto, a cama deve ser escolhida com cuidado, sempre levando em consideração quem irá dormir e quais as dimensões do cômodo”, destacam Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto, arquitetas à frente do escritório Tesak Arquitetura.

Para tazer todo o conforto necessário para esse quarto, as profissionais da Tesak Arquitetura optaram por uma cama de casal e cabeceira estofada / Foto: Luís Gomes
Para tazer todo o conforto necessário para esse quarto, as profissionais da Tesak Arquitetura optaram por uma cama de casal e cabeceira estofada / Foto: Luís Gomes
Tamanho ideal

Local sagrado para muitas pessoas, a cama é encontrada no mercado em diversas opções. Seguindo um padrão normativo, as mais comuns são as de solteiro, casal, viúva, queen, king e super king, mas ainda existem lojas que trabalham com tamanhos personalizados.

“No momento da aquisição, é essencial considerar as medidas do quarto, para não comprometer a circulação, como também a abertura das portas, tanto do dormitório em si, quanto da entrada do imóvel. Quase ninguém se lembra, mas é necessário assegurar-se que o conjunto possa passar pelos elevadores e portas, além de adentrar com facilidade na residência”, aconselha a dupla de profissionais.

Para aproveitar a metragem desse quarto de hóspedes, que também faz vez de home-office, Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto optaram por uma cama de solteiro que fica posicionada inteiramente ladeada com a parede. Foto: Luís Gomes

Perfeita para quem mora sozinho ou tem um quarto de medida reduzida, a cama de solteiro tem medida padrão de 0,88 x 1,88 m. “Ela não ocupa uma área muito grande e pode ser posicionada de diversas maneiras, comportando, com comodidade, uma pessoa”, destacam Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto.

Veja também:

Para quem busca um pouco mais de conforto, porém, a cama de viúvo pode ser uma boa pedida, com 1,20 x 2,03 m. Agora, quando o assunto são quartos de casais ou que disponham espaço para camas maiores, a mais tradicional e procurada é a chamada cama de casal, com 1,38 x 1,88 m. “Além de ser confortável para duas pessoas, essa é uma boa referência para assegurar um quarto com circulação privilegiada, podendo compor facilmente com outros mobiliários. Sem contar que o ótimo custo-benefício”, indicam as profissionais da Tesak Arquitetura.

As variações queen (1,58 x 1,98 m) e king (1,78 x 1,98 m) se configuram como possibilidades para dormitórios com áreas dimensões generosas, adicionando bem-estar para quem se mexe bastante durante o sono. “Tem ainda a super king, considerada a maior cama do mercado”, relatam. O modelo em questão apresenta 1,93 x 2,03 m.

Nesse quarto infantil, as profissionais da Tesak Arquitetura investiram em uma cama de solteiro com estrutura de casinha e cercado, que faz a função da grade de proteção. Ela ainda conta com um espaço para um futon de fácil manuseio. Foto: Luís Gomes

Para não errar, Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto resumem: “o tamanho da cama dependerá muito do tamanho do cômodo e é essencial que seja proporcional ao layout disponível”.

Posicionamento da cama
No dormitório do casal, Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto posicionaram a cama de casal de forma centralizada na parede, permitindo boa visão do quarto, mas sem comprometer a circulação. Foto: Luís Gomes

Avançando o passo anterior das medidas certas, é hora de entender a melhor posição da cama no quarto, prezando sempre pela otimização do espaço e boa circulação. “A cama nunca deve comprometer a passagem ou dificultar a abertura e acesso aos armários e gaveteiros. O ideal é que ao deitar-se, o morador tenha uma visão ampla do cômodo, sempre de frente para a porta de entrada, mas não em linha reta com ela”, indicam as arquitetas da Tesak Arquitetura.

Veja também:

Camas de solteiro são mais versáteis quando se trata de posicionamento, muitas vezes ficando com a cabeceira e lateral da cama encostadas na parede. Os modelos de casal, por sua vez, funcionam melhor quando centralizadas no ambiente, apenas com a cabeceira encostada na parede. “Independente do tamanho do quarto ou da cama, o ideal é mantê-las longe das janelas para evitar a luminosidade, barulho e corrente de ar, que podem atrapalhar as horas de sono”, finalizam.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br






arrow