Dicas para aproveitar todos os cantinhos da casa - até aqueles mais difíceis! -

Dicas para aproveitar todos os cantinhos da casa – até aqueles mais difíceis!

Cantos com angulações complicadas, vãos embaixo da escada, reentrâncias entre colunas. Existem alguns cantinhos da casa que não são fáceis de decorar e muitas vezes são tidos como indesejados.

Para um bom projeto de arquitetura, porém, os cantinhos estão longe de serem inutilizáveis e podem ganhar atenção especial.

“Existem soluções simples e inteligentes para aproveitar todo cantinho da casa, que deve ser funcional e bela”, opina a arquiteta Carina Korman.

Área da escada

Segundo as arquitetas Carina e Ieda Korman, nenhum espaço da casa deve ser subestimado – nem mesmo o vão abaixo da escada. “Seja um vão grande ou pequeno, ele pode ganhar funcionalidade de diversas formas. É possível fazer estantes e prateleiras sob medida, por exemplo, ou dispor um aparador, para ajudar na organização”, indicam.

Veja também:

Um jardim interno também pode ser uma bela alternativa, levando o verde para dentro de casa. Quando o espaço é maior e mais profundo, armários e gaveteiros podem ser instalados, para guardar roupas de cama e banho, calçados, entre outros”, diz Carina.

Objetos bem pensados

Existem alguns objetos que se encaixam em qualquer cantinho da casa. É o caso das prateleiras, que podem ser criadas com simples tábuas de madeira. “Prateleiras estreitas, por exemplo, podem preencher o espaço do chão ao teto e abrigar diversos objetos decorativos”, diz Carina. Elas também podem ser dispostas em L, ocupando as duas paredes.

Foto: Gui Morelli

Também bastante versáteis, os vasos são ótimas alternativas para preencher os cantinhos da casa. Brincar com uma composição com diferentes alturas e larguras traz personalidade, além de refrescar o ambiente. Eles ainda podem ser posicionados de forma inteligente, escondendo tomadas e cabos.

Veja também:

Por fim, objetos decorativos e obras de arte sempre são ótimos para valorizar os espaços em que estão. “Uma gallery wall é uma alternativa simples e cheia de personalidade, que traz vida para os espaços antes esquecidos dos lares”, afirmam as profissionais.

Cantinho valorizado

Versáteis e perfeitos para aqueles que gostam de receber visitas, os cantinhos de bar e café não precisam de muito espaço para serem completos – assim, são ótimas alternativas para ocupar espaços que, antes, estavam sem funcionalidade.

Para o bar, apenas um aparador com uma bandeja bastam. Ainda é possível escolher um mobiliário pequeno ou até um carrinho, que se adaptam bem aos ambientes. “Se existe um cantinho no living que está sem função, coloque uma pequena mesa e banco, acompanhando a linha da parede, pode ser uma boa solução”.

Veja também:

Para aproveitar uma parede com angulação muito fechada, as arquitetas indicam o uso de luminárias de piso ou parede, que podem, com as peças corretas, criar um cantinho de leitura bastante aconchegante. “Basta combinar a iluminação com uma bela poltrona e, para incrementar, fazer uso de almofadas e mantas”, diz Ieda.

Aproveitando o pé direito e colunas
Foto: Gui Morelli

Para os vãos e reentrâncias que se formam entre duas colunas, ou quando o pé-direito muda de altura, Carina e Ieda Korman dizem que não devemos ter medo de ousar. “É possível pensar em um pequeno espaço mais privativo, como um cantinho de estudo ou home office”, explicam. Nesse caso, é possível até mesmo investir em uma pintura diferenciada nas paredes, pensando como uma caixa – ou pequeno ambiente – independente do restante. Para quem deseja aproveitar de forma mais discreta, nichos e armários sob medida podem ser a solução.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow