Dubai Design Week: como será a arquitetura após a pandemia do Covid-19? -

Dubai Design Week: como será a arquitetura após a pandemia do Covid-19?

Enquanto o mundo continua a lutar contra o coronavírus, os designers estão repensando como a arquitetura dos espaços públicos pode permitir que as pessoas se reúnam, mantendo-as seguras.

“The Shape of Things to Come”, uma exposição em Dubai, oferece um vislumbre de como a arquitetura e o design poderiam ser em um mundo pós-Covid – com ideias que vão desde uma boate que mantém os dançarinos à distância até uma inflável cápsula que envolve as mesas dos restaurantes.

Apresentando mais de 25 práticas de design do Oriente Médio, está trazendo novos conceitos, designs de produtos e instalações de arquitetos e designers de interiores.

Veja também:

A exposição faz parte da Dubai Design Week, um evento anual de seis dias que os organizadores chamam de “o maior evento criativo do Oriente Médio”. Este ano, acontece de 9 a 14 de novembro no cenário ao ar livre do Dubai Design District.

Embora os Emirados Árabes Unidos tenham experimentado surtos de Covid-19, com picos em maio e meados de setembro, teve uma taxa de incidência relativamente baixa em comparação com outros grandes centros urbanos.

Veja também:

“O ano passado demonstrou a resiliência e flexibilidade da indústria de design do Oriente Médio”, disse Pratyush Sarup, curador da exposição. “Em um clima excepcionalmente desafiador, nossos arquitetos e designers de interiores continuaram a produzir trabalhos de primeira linha.”

Para dar vida à exposição, Downtown Design contratou Agata Kurzela, arquiteta e designer de Dubai. Ela diz que isso oferece a oportunidade de mostrar talentos originais da região, desafiando ideias desatualizadas de que o Oriente Médio não pode estar na vanguarda das tendências globais.

Veja também:

Confira alguns dos projetos da exposição:

Para recuperar nossa experiência de áreas públicas ao ar livre, a Tariq Khayyat Design Partners dos Emirados Árabes Unidos projetou “Walk of Life”, um espaço que usa pistas visuais para encorajar o distanciamento social e monitora o movimento das pessoas. Downtown Design
A Binchy and Binchy Architecture, dos Emirados Árabes Unidos, usou o isolamento forçado para pesquisar materiais e técnicas que estavam disponíveis localmente. “Patterns Untold”, um retiro de artistas no deserto, apresenta um design abobadado foi escolhido porque “a forma de arco semicírculo puro é sinônimo da região.” Downtown Design.
Uma futura mesquita? A “Mesquita Dilmunia”, projetada pelo estúdio Pace, do Kuwait, foi inspirada na cultura local, na arquitetura da região e na fé muçulmana. O projeto permite que os adoradores desçam do nível da rua e se desconectem “metaforicamente e fisicamente do mundo exterior”. Downtown Design
Um protótipo para viver longe de centros urbanos densamente povoados, a Middle East Architecture Network projetou a “House 00”. Projetada para ficar no pico mais alto dos Emirados Árabes Unidos, Jebel Jais, a casa foi projetada para ter isolamento, ar fresco e vistas deslumbrantes. Downtown Design
Um futuro resort? Para férias longe das multidões, o estúdio AMA dos Emirados Árabes Unidos projetou o “resort flutuante de Gaia”, inspirado nas tecnologias emergentes de construção e sustentabilidade. Downtown Design

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow