Economia de energia: iluminação LED contribui na redução da conta de luz. Saiba mais! -

Economia de energia: iluminação LED contribui na redução da conta de luz. Saiba mais!

Economida de energia com luzes de LED. Arquiteto: Emerson Basso/Divulgação: Yamamura | Foto:Emerson Rodrigues

Com o aumento das contas de energia nos últimos tempos, em razão da crise hídrica no Brasil, é cada vez mais importante buscar alternativas para reduzir o consumo, sem perder o conforto e a praticidade no lar.

Muito procuradas atualmente, as lâmpadas e luminárias com LED agregam uma série de benefícios ao consumidor, além de contribuir para a redução do consumo de energia. Destacamos como essa tecnologia sustentável pode contribuir com a economia na tarifa de luz. Confira!


Arandela com LED integrado em projeto do Escritório Andrade & Mello Arquitetura | Foto: Emerson Rodrigues

Economia & Sustentabilidade

Entre as tecnologias atuais, a melhor opção são as lâmpadas LED, pois são capazes de economizar cerca de 80% de energia em comparação com as lâmpadas incandescentes. Além disso, são aproximadamente 30% mais econômicas que as fluorescentes. Isso se deve pelo fato de necessitarem menos energia para emitirem luz, o que as tornam mais eficientes.

Veja também:

As lâmpadas LED também são mais sustentáveis por não possuírem mercúrio na composição, diferente do que ocorre com as lâmpadas fluorescentes. Com média de 25 mil horas de vida útil, elas possuem uma emissão de calor praticamente nula, o oposto da incandescente, por exemplo, que emite cerca de 90% de calor do total de sua energia produzida.


Varanda Gourmet clean tem um pendente com LED integrado, em projeto de André Viana | Divulgação: Yamamura/ Foto: Emerson Rodrigues

Iluminação do Lar

Pensando na iluminação geral da casa, o arquiteto Bruno Moraes orienta que seja feito o uso de lâmpadas de LED. “Para aqueles que querem dar um charme a mais na decoração, também gosto de sugerir que apostem no uso pontual de lâmpadas de filamento ou luminárias. A luz mais usada da casa deve ser sempre a mais econômica”, explica.

Outro conselho é pensar em um circuito de iluminação entre os cômodos da residência. De acordo com ele, dividir o ambiente em mais de um circuito possibilita acender apenas alguns spots de luz, ao invés de acionar tudo de uma vez. Além de criar um clima mais aconchegante com diferentes cenários para o lar, evita-se que muitas lâmpadas estejam ligadas simultaneamente. “Por fim, luminárias com sensor de presença também são uma boa alternativa para evitar desperdício de energia”, finaliza.


Fitas de led iluminam as prateleiras e valorizam os objetos decorativos. Projeto do escritório Bruno Moraes Arquitetura | Foto: Luis Gomes

O que é a Tecnologia LED?

Inventado em 1962 e conhecido também como Light Emitting Diode (Diodo de Emissão de Luz), o LED é uma tecnologia, em espectro visível, que consiste em um sistema de múltiplas camadas de material semicondutor capaz de gerar a luz por meio da camada ativa do diodo utilizado em corrente direta. Entre seus diferenciais, o LED possui alto grau de brilho, boa reprodução das cores, baixo consumo de energia, vida longa, possibilidade de dimerização, etc.


Sala de jantar recebeu pendentes com LED Integrado, em projeto do escritório Oliva Arquitetura | Foto: Emerson Rodrigues

Ambientes Indicados

Hoje em dia, com a modernização da tecnologia, é possível aplicar diferentes tipos de lâmpadas LED nos mais variados ambientes. Seja para uma sala de estar, ou para uma sala de aula, existem diferentes modelos para a utilização correta em cada espaço específico. Cada propriedade da lâmpada realiza uma determinada função e pode ter influência na escolha correta do modelo. O fluxo luminoso determina a quantidade de luz aplicada sobre o espaço. A potência está relacionada ao consumo energético. Já a temperatura de cor é relativa ao tipo de luz – branco quente, neutro, ou branco frio – aplicado sobre uma área.


Arandela com LED integrado perfeita para um cantinho de leitura, em projeto da arquiteta Pati Cillo | Divulgação: da Yamamura/ Foto: Emerson Rodrigues

LED no décor

“É incrível a tecnologia Led. A partir dela, as empresas de iluminação e os designers conseguiram criar as luminárias com o mínimo de material, mas com o máximo de estética. São verdadeiras esculturas que ainda oferecem economia de energia. Essa tecnologia está cada vez mais avançada, conseguindo reproduzir várias cores e intensidades de luz. Então, podemos atualmente utilizá-la em todos os ambientes”, afirma a arquiteta Paula Passos, do escritório Dantas & Passos Arquitetura.


Luminária de mesa flexível e dimerizável, com led integrado, em projeto do escritório Dantas & Passos Arquitetura | Foto: Emerson Rodrigues

Modelos de Lâmpadas LED

Atualmente, todos os modelos de lâmpadas foram adaptados à tecnologia LED. Desde as opções dicroicas, PAR20 e AR70, ou até mesmo os tipos mais comuns como a bulbo, por exemplo, podem ser encontradas no mercado da iluminação. Isso também é válido no quesito dos soquetes, que podem ser apresentados em opções mais usuais como E27, até mesmo em modelos mais específicos como as G9. De todas as formas, as opções são vastas e bastante acessíveis.

Veja também:

Imagem de destaque: Arquiteto: Emerson Basso/ Divulgação: Yamamura | Foto: Emerson Rodrigues

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow