Espelho: dicas para usar como um aliado certeiro na decoração -

Espelho: dicas para usar como um aliado certeiro na decoração

Sempre em alta nos ambientes de casa, espelho é versátil e, além da funcionalidade original, também complementa a decoração e garante amplitude visual aos espaços.

Todos gostamos de checar nossa imagem no espelho antes de sair, mas nos projetos há também sua importância na questão estética da decoração.

Entre outros fins, a peça pode ser estrategicamente usada para disfarçar alguns elementos de obra inevitáveis, como colunas posicionadas em locais que atrapalham a visibilidade de um ambiente.

Veja também:

Em linhas gerais, o espelho é tão popular no décor por conta da sua profusão de vantagens quanto à aplicação, instalação e custo-benefício. Uma delas está relacionada a facilidade de encontrar e ter a peça em diferentes dimensões e modelos, assim como executá-la sob medida e no formato desejado.

Por outro lado, o arquiteto Renan Altera descreve que o espelho pode não trazer sua contribuição em ambientes com decoração ‘poluída’. Com excesso de informações no cômodo ou quando acompanhados por molduras muito robustas, o resultado é uma aparência pesada”, explica.

Espelhos e seus formatos:

Foto: Photons Fotografia/Henrique Ribeiro

Não faltam novidades no mercado. Junto com o tradicional espelho liso, os projetos podem contar com espelho bisotado – com acabamento das bordas cortadas em ângulo –; moldura slimredondosquadrados; com iluminação frontal estilo camarimformas orgânicasnaturalprata e fumê, entre outros modelos.

“Gosto muito das peças com assinatura de design. Sobretudo, os espelhos sem forma definida, com angulações não tradicionais têm ganhado protagonismo nos projetos de interiores”, detalha o arquiteto.

Foto: JP Image

O espelho em cada cômodo da casa:

Veja também:
– Sala de jantar:
Foto: Photons Fotografia/Henrique Ribeiro

Na sala de jantar, geralmente são empregados quando a intenção é ampliar o ambiente ou ajudar na integração com outros espaços, como a sala de estar.

Todavia, Renan adverte a relevância de avaliar o modelo escolhido, para que ele ‘converse’, com o estilo decorativo. Sem contar com as dimensões, pois a desproporcionalidade é super prejudicial.

– Dormitório:

Espelhos no dormitório apoiam o décor no intuito de ampliar e, sem dúvidas, auxiliar na rotina do morador. Portanto, é recomendado a especificação de um espelho alto, que permita a visualização da cabeça aos pés.

Caso o projeto não ofereça uma parede para sua instalação, é possível considerar um espaço na marcenaria, como sua colocação em armários. Neste caso, o projeto precisa considerar o emprego de ferragens reforçadas, já que a peça deixa a porta mais pesada, e a inclusão de puxadores camuflados e embutidos na porta, para que o usuário não precise apoiar as mãos e dedos no espelho.

Foto: Photons Fotografia/Henrique Ribeiro
– Cozinha:

Trata-se de ambiente mais incomum, mas é possível apostar em portas espelhadas em marcenaria, ou algum acabamento espelhado como vidro refletivo.

“Mesmo não tão comum, ele pode ser favorável acima da bancada da pia, entre o frontão e o armário superior, e auxiliar em cozinhas que compõem ambiente integrados. Assim, quem está preparando receitas pode interagir com os convidados na sala de estar, por exemplo”, detalha Renan.

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

 

Veja também

+ Mudaram as regras para compra de carro para PCD; veja como ficou

+ Carol Nakamura compartilha projeto de sua mansão de R$ 2 milhões; veja

+ 20 passos simples para dar uma cara nova para sua casa

+ Você acha Gracyanne Barbosa sarada? É quer nunca viu a médica Chinesa Yuan Herong

+ Relógio de R$ 3 milhões de Faustão é inspirado em supercarro da Bugatti; veja

+ Dicas fáceis de como limpar panela queimada

+ Enio Mainardi, publicitário e pai de Diogo Mainardi, morre de covid-19

+ Quarto feminino: 6 dicas que você precisa saber antes de planejar o seu

+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las

+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo




arrow