Espelho para sala de jantar: inspire-se nessas ideias para valorizar o seu ambiente -

Espelho para sala de jantar: inspire-se nessas ideias para valorizar o seu ambiente

É inegável o charme que o espelho contempla no décor da sala de jantar. Versátil, a peça pode ser usada de várias formas: seja emoldurada, como se fosse um quadro, ou aplicada sobre a parede inteira, sua finalidade vai muito além do efeito decorativo.

Ao revestir uma parede da sala de jantar, o espelho contribui para alongar o cômodo, ampliar a cor escolhida e até mesmo refletir a luz natural proveniente de uma janela.

Veja também:

“Na minha opinião, este é um dos ambientes que melhor pode tirar proveito das funções do espelho”conta a arquiteta Karina Korn. “Independentemente das dimensões do projeto, o espelho valoriza o ambiente e promove charme à sala de jantar“revela a arquiteta.

Confira as sugestões e inspire-se com as dicas que vão deixar sua sala de estar ainda mais sofisticada e charmosa:

1. Proporção e estilo: como escolher o espelho ideal para a sala de jantar?

A proporção de área é variante e de acordo com cada imóvel, podendo ser bastante ampla, em alguns casos e, mínima, em outros. Segundo Karina Korn, os espelhos podem ser aplicados em ambas as ocasiões, o que muda é a finalidade que tomará no ambiente. “Quando vamos adicionar um espelho na sala de jantar, é importante fazer uma análise prévia para definir se sua finalidade será assumir um papel funcional ou decorativo. Só assim podemos bater o martelo sobre as questões de tamanho e modelo, por exemplo”explica.

Salas muito pequenas costumam tirar proveito dos espelhos para adquirirem a sensação de aumento visual. “Até a iluminação é beneficiada”, complementa Karina. Mas as dimensões da sala de estar são mais avantajadas, o elemento entra em cena para adornar, permitindo que o projeto de arquitetura de interiores possa contar com diferentes proporções, formas variadas e até mesmo investir em composições que mesclam espelhos e quadros.

  

Duas propostas com a utilização de espelho na sala de jantar: à esquerda, o elemento compõe com o aparador suspenso. Na imagem ao lado, Karina Korn elegeu a peça para revestir a parede em seu pé-direito completo | Fotos: Celina Germer (1ª foto) e Nicola Labate (2ª foto) 

 2) Instalação: quais os cuidados tomar?

Espelhos são peças muito frágeis e sua instalação requer a mão de obra de profissional especializado para que que não ocorram acidentes, principalmente em projetos que terão a presença de crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais. “O essencial é o arquiteto ou designer de interiores definir a área onde a peça será instalada e contar com um vidraceiro de confiança”sugere.

 

Para criar uma composição clássica e moderna, uma composição de espelhos atrás do buffet da década de 1950 e herdado pela família dos proprietários. Como função é decorativa, arquiteta completou com quadros e vasos com flores | Fotos: Eduardo Pozella

3) Manutenção: Como cuidar do espelho na sala de jantar?

A sala de jantar com espelhos chanfrados ocupa toda a área da parede| Foto: Nicola Labate

Diferente de outros tipos de revestimentos que precisam de uma manutenção mais rigorosa, como os papéis de parede que devem ser trocados de tempos em tempos e exigem um cuidado maior com poeira, os espelhos não exigem grandes esforços para que estejam sempre bonitos. “A manutenção é, sem dúvidas, uma das vantagens que o espelho propicia. No mercado, existem alguns produtos específicos para a higienização do espelho, mas a maioria dos casos podem ser resolvidas com um paninho úmido ou um pouco de álcool. Mesmo nas salas de jantar”, finaliza.

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow