Essa é a maneira correta de assentar porcelanato de grande formato para ter sensação de amplitude -

Essa é a maneira correta de assentar porcelanato de grande formato para ter sensação de amplitude

Como fazer o assentamento do porcelanato em grande formato da maneira correta. Foto: Divulgação/Roca Cerámica

Tendência na decoração, os revestimentos de grande formato são cada vez mais procurados para a criação de ambientes sofisticados, que prezam pelas sensações de amplitude e continuidade visual.

Resistentes, leves e amplas, o porcleanato em grande formato é indicado para aplicações convencionais, em piso e parede, e ainda pode ser levado para outros usos, como no revestimento de mobiliários, dentro de piscinas, revestimento de lareiras a combustão ou ecológicas, entre outras possibilidades.

Como fazer o assentamento do porcelanato em grande formato da maneira correta. Foto: Divulgação/Roca Cerámica
Como fazer o assentamento do porcelanato em grande formato da maneira correta. Foto: Divulgação/Roca Cerámica

Mas, para garantir o resultado desejado de aplicação, alguns cuidados são essenciais. “Fazer o assentamento de forma correta é primordial. A técnica indicada é a mesma utilizada em formatos menores, mas pede ferramentas específicas para a movimentação, transporte e aplicação das peças”, afirma Fernando Gabardo, especialista da assistência técnica da Roca Cerámica.

Veja também:


Foto: Divulgação/Roca Cerámica

Para isso, o cuidado começa antes mesmo de assentar o porcelanato em grande formato. “É necessário verificar se a superfície em que será aplicado está nivelada, livre de umidade, com os pontos de hidráulica e elétrica devidamente executados e conferidos”, diz Gabardo.

Com isso acertado, basta retirar os produtos dos pallets com o auxílio de uma régua de movimentação, deixando o tardoz – como é chamada a parte de trás da peça – com fácil acesso para a aplicação da argamassa, que deve ser aplicada com a lado liso da desempenadeira dentada.

Veja também:

“Depois, retire o excesso com os dentes da ferramenta, formando os cordões. É necessário repetir esse mesmo procedimento no contrapiso, antes de, com a régua de movimentação, deitar a peça no local em que será assentada“, ensina Gabardo, que recomenda posicionar as peças em grande formato ligeiramente fora da posição. “Assim, é possível arrastá-la até o posição final, promovendo o esmagamento dos cordões, expulsando o ar entre o verso da peça e base a assentar, garantindo assim a correta aderência da placa à superfície“, diz.

Por fim, retire o excesso de argamassa com uma colher de pedreiro. Agora, para um alinhamento perfeito, basta colocar os clipes do espaçador nivelador entre o revestimento e a argamassa, com um intervalo de aproximadamente 30 cm entre cada um deles. “Depois do assentamento, é necessário esperar 96 horas antes de retirar os clipes e cunhas”, alerta Gabardo.

3 dicas para não errar

Segundo Gabardo, existem três pontos que geram erros muito comuns na hora do assentamento de peças de em grande formato. Para evitar falhas, as recomendações são:

  • Sempre usa as ferramentas corretas. Seja para a movimentação da peça, para realizar o corte ou o nivelamento, por exemplo.
  • Realize sempre uma dupla camada de argamassa na hora da aplicação, sendo uma no tardoz da peça, e outra no contrapiso.
  • Faça a dessolidarização das juntas, para evitar estufamento e desplacamento das peças

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow