Esse é o jeito certo para você lavar e armazenar batatas -

Esse é o jeito certo para você lavar e armazenar batatas

O melhor jeito de higienizar e armazenar batatas. Fotos: Pexels

Frutas e vegetais devem ser bem lavados antes do consumo para garantir que sejam seguros para comer, e isso vale para um favorito versátil e completo: batatas.

“As batatas estão na categoria de tubérculos, que ficam abaixo no solo, então elas precisam de uma lavagem completa antes de cozinhar”, diz Catt Fields White, ex-chef e fundador do San Diego Markets e The Farmers Market Pros, nos Estados Unidos. “Além das bactérias boas e ruins, os pesticidas podem permanecer no solo e esses precisam ir embora.”

+ Batata frita mais cara do mundo custa mil reais por porção e é coberta de ouro

+ Fácil e rápido: aprenda a picar o alho da melhor maneira para cada prato

+ Cortei o abacate e ele não está maduro. E agora? Aqui está o que você deve fazer!

"O
Fotos: Pexels

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), no mínimo, as batatas devem ser lavadas com água antes de as cozinhar.

Como as batatas são firmes, use uma escova limpa para esfregá-las. Não use sabão, alvejante, desinfetantes ou produtos químicos para limpar os produtos. O CDC observa que o uso de tais substâncias não seguras para alimentos pode causar doenças transmitidas por alimentos.

Fields White recomenda mergulhar as batatas em água fria antes de limpá-las, para amolecer a sujeira. “É como molhar um prato com comida seca – apenas solta as coisas para que você não precise esfregar”, diz ela.

Como lavar batatas do jeito certo

  1. Mergulhe as batatas em água fria até que a sujeira dos vegetais solte. Fields-White diz que isso facilita a limpeza, especialmente com uma batata de casca mais grossa, ou uma cultivada em solo argiloso.
  2. Assim que a sujeira estiver solta, retire as batatas da água e esfregue-as suavemente uma a uma usando uma escova nova e macia usado apenas para limpar legumes. Nota: A casca pode rasgar ou machucar um pouco, diz Fields-White. Ao lavar batatas mais delicadas, como as pirulito, use as mãos em vez de uma escova para limpá-las.
  3. Lave as batatas individualmente para livrá-las de qualquer sujeira mais impregnada.
  4. Dica profissional: Se as batatas forem descascadas, Fields-White diz para limpá-las com o mesmo processo acima antes que a faca ou o descascador entrem em contato. “Depois de descascar, coloque-as em água com um pouco de suco de limão se você não for cozinhar imediatamente, ou elas escurecerão”, diz ela.
Como armazenar batatas lavadas

Elas devem ser cozidas logo após serem lavadas, pois as bactérias podem se acumular nas batatas molhadas quando armazenadas por longos períodos de tempo.

“É melhor lavar logo antes de cozinhar, mas é aceitável lavar até 24 horas antes de cozinhar”, diz Fields-White. (Pense no purê para uma multidão, onde você precisa começar a preparar mais cedo; Fields-White diz que não há problema em lavar com antecedência e depois refrigerar.)

Batatas (e batatas-doces) não devem ser ficar na geladeira para armazenamento a longo prazo, no entanto. Eles devem permanecer em um espaço fresco, escuro e arejado, não na bancada, e empilhados em uma tigela ou caixas para evitar o acúmulo de umidade e evitar mofo e deterioração.

Quer ver mais notícias como essa? Então, confira outras matérias nossas:

+ Um vídeo no TikTok está bombando ao cozinhar batatas sem tirá-las do saco. É certo fazer isso?

+ Plantar pimentas é fácil com essas 4 dicas simples de um profissional

+ Como manter a qualidade da tábua de madeira ou de plástico






arrow