Esses 7 erros de decoração estão fazendo sua casa parecer menor -

Esses 7 erros de decoração estão fazendo sua casa parecer menor

Um espaço pequeno pode ser uma coisa boa – é aconchegante, é íntimo – mas vamos encarar os fatos: na maioria das vezes é um desafio de decoração aumentar um espaço muito menor.

Também há uma grande chance de você estar cometendo pelo menos um ou dois desses erros de design que podem fazer qualquer espaço parecer menor do que realmente é.

Veja também:

Portanto, verifique esses erros e escolha algumas das soluções rápidas e fáceis dos profissionais abaixo:

1. Ficando na zona de conforto
Foto: Minette Hand

A maioria das pessoas presume que os tons neutros funcionam melhor em espaços apertados, mas os designers dizem que o oposto pode ser verdadeiro. “Uma cor profunda na parede irá elevar as bordas do cômodo, tirando o foco do tamanho”, diz a designer Maryline Damour, da Damour Drake em Kingston, Nova York. “Além disso, se você escolher um acabamento acetinado, isso refletirá a luz e fará o ambiente parecer maior”, acrescenta ela.

2. Sempre dando à moldagem o tratamento tradicional
Foto: Bethany Nauert

O tom padrão para moldagem é branco ou esbranquiçado, mas nem sempre é o caminho certo para um cômodo. “Em um espaço pequeno, pinto rodapés e aparo da mesma cor das paredes para enganar a vista e fazer o ambiente parecer mais alto e maior”, diz o designer Josh Wollowick. Se você quiser manter as características arquitetônicas brancas ou esbranquiçadas, pinte o teto com um tom ligeiramente diferente do acabamento, ele sugere. “É um pequeno detalhe que chama a atenção”, tornando o espaço mais elevado. Tornar a cor do teto ligeiramente diferente da cor da parede também pode funcionar dessa forma.

3. Mantendo o layout básico

Parece contra-intuitivo, mas quanto mais zonas distintas um espaço tem, maior ele parece ser, diz Damour. Em um cômodo apertado, por exemplo, “em vez de usar duas mesinhas de cabeceira, colocarei uma mesa de um lado com um banquinho embaixo para que possa funcionar como espaço de trabalho”, diz ela.

Wollowick adota a mesma abordagem com salas de estar menores. “Vou criar duas áreas de estar em vez de uma para que o espaço pareça mais grandioso e você não tenha um grande sofá como ponto focal”, diz ele. “Uma área de estar recebe um sofá, mesas laterais, duas cadeiras e uma mesa de centro baixa, e para a outra, vou colocar duas cadeiras com uma mesa lateral e uma luminária de chão.”

4. Ignorando as janelas
Foto: Lula Poggi

Algumas pessoas ignoram cortinas porque acham que vão deixar um cômodo ainda menor, mas os tratamentos de janela podem alongar uma sala se você pendurar a haste da cortina logo abaixo do teto (em vez de logo acima da moldura) e deixar as cortinas chegar ao chão. “Isso acentua a altura do teto”, diz o designer e blogueiro Will Taylor, do Bright Bazaar. “Além disso, cortinas prontas para usar são frequentemente vendidas em comprimentos maiores do que o necessário, então você não precisa nem mesmo cortá-las.”

5. Manter todos os móveis pequenos
Foto: Anna Spaller

Vamos acabar com o mito do espaço pequeno: só porque sua sala de estar é um pouco apertada, não significa que você precisa usar uma poltrona ou sofá minúsculos. “Muitas vezes, um sofá maior é melhor porque dá ao espaço uma presença mais grandiosa”, diz Damour. Esta não é uma licença para carregar peças volumosas, no entanto, acrescenta Soto. “É uma boa ideia equilibrar os grandes com alguns móveis de acrílico ou vidro que ocupam menos espaço visual”, diz ela.

6. Deixando as paredes lisas
Foto: Sylvie Li

O minimalismo ajuda um espaço pequeno a parecer mais arejado do que realmente é, mas as paredes são um lugar onde você sempre pode inserir coisas extras. Sempre que houver itens empilhados em um balcão ou chão, considere adicionar prateleiras ou um armário flutuante acima, sugere Calhoun. “Qualquer coisa que não seja usada diariamente ou não fique bem em exibição pode ficar atrás das portas do armário ou dentro de uma cesta de armazenamento.”

7. Não deixar as coisas irem quando elas não estão mais servindo para você

Se o seu cômodo parecer apertado, a desordem geralmente é a culpada. A designer Dominique Calhoun, da Remix Living, da Filadélfia, sugere uma rotina de redução de 30 minutos. “Observe todas as suas superfícies da esquerda para a direita e jogue ou realoque qualquer coisa óbvia que pareça não sentimental ou não funcione com o design da sala”, diz ela. “Em seguida, agrupe os objetos restantes de modo que pareçam deliberados, usando a regra de três: algo alto, uma peça escultural mais curta e um acessório horizontal.” Precisa de um exemplo? “Eu estilizaria uma mesa de centro com dois livros empilhados de tamanho médio, um pequeno objeto escultural no topo e uma planta mais alta ao lado deles.”

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Veja também

+ Confira 8 dicas caseiras para acabar com o mau hálito do seu cão

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Mudaram as regras para compra de carro para PCD; veja como ficou

+ Carol Nakamura compartilha projeto de sua mansão de R$ 2 milhões; veja

+ 20 passos simples para dar uma cara nova para sua casa

+ Você acha Gracyanne Barbosa sarada? É quer nunca viu a médica Chinesa Yuan Herong

+ Relógio de R$ 3 milhões de Faustão é inspirado em supercarro da Bugatti; veja

+ Dicas fáceis de como limpar panela queimada

+ Enio Mainardi, publicitário e pai de Diogo Mainardi, morre de covid-19

+ Quarto feminino: 6 dicas que você precisa saber antes de planejar o seu

+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las

+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo




arrow