Fotos de um prédio na cidade chinesa de Chongqing se espalharam pelas redes sociais do mundo todo por haver uma rua no telhado da construção. Sim, passam carros nesse “telhado” peculiar da China: lá há uma uma rua pública de mão única.

Este estranho prédio na China tem uma rua em seu telhado. Foto: Chinanews

+ Papel de parede na sala: 20 ideias para mudar sua decoração
+ Home office no quarto: 9 ideias simples para montar seu ‘bedroom office’
+ Designer ganha prêmio por criar abrigo dobrável para refugiados em diversos climas

Fotos do local foram postadas no Weibo, espécie de Twitter da China, e se tornaram virais com piadas dizendo que algo assim só poderia mesmo ocorrer na China. Mas a rua no telhado do prédio tem uma explicação até que razoável.

O Beijing Youth Daily visitou o edifício e conversou com seguranças que trabalham lá e que disseram que a rua foi criada para ajudar os residentes a chegar às suas casas mais facilmente.

Este estranho prédio na China tem uma rua em seu telhado. Foto: Chinanews

O prédio foi construído ao lado de uma montanha e funciona como garagem do complexo residencial mais elevado na colina. Sem a rua, os moradores teriam que pegar um elevador ou subir andando do nível da rua de baixo, na base da montanha, até o nível dos apartamentos.

Este estranho prédio na China tem uma rua em seu telhado. Foto: Chinanews

 

A cidade de Chongqing é conhecida por uma arquitetura diferente, segundo o site especializado Oddity Central. O terreno do local é montanhoso e apresenta muitos declives, e a falta de espaço plano obrigou arquitetos e urbanistas a pensar “fora da caixa”, digamos assim.

Uma das mais famosas criações locais é o trem que passa por dentro de um apartamento em um prédio.