Este método de limpeza super fácil vai salvar você e sua casa na quarentena -

Este método de limpeza super fácil vai salvar você e sua casa na quarentena

Nunca é fácil encontrar tempo para fazer uma limpeza profunda em casa. Separar pilhas de livros e revistas, descobrir a melhor maneira de organizar o armário de roupas e os armários de cozinha pode parecer impossível para deixar a casa em perfeitas condições.

Se você está assustado com a ideia de dedicar um dia inteiro para limpeza, uma nova abordagem inteligente que está bombando no Pinterest pode cruzar seu caminho. O método de limpeza FlyLady, nomeado para a especialista em organização Marla Cilley, pede que as pessoas cuidem de suas tarefas de limpeza em intervalos de 15 minutos.

Corona: três dicas para higienizar o sofá em casa

A maneira mais fácil de higienizar suas roupas

Acabou o álcool em gel, o que fazer?

Coronavírus: como higienizar a casa em época de pandemia?

O que é o método de limpeza FlyLady?

O pensamento por trás da abordagem FlyLady é que limpar seu espaço não deve ser um processo apressado e estressante. Dividi-lo em tarefas menores torna-o mais gerenciável, proporcionando uma sensação de paz.

Por exemplo, você pode começar a limpar a pia por apenas 15 minutos por dia e avançar com o tempo adicionando mais minutos à sua rotina. Você também terá mais chances de manter as áreas limpas, de acordo com Cilley. E se você precisar de mais motivação, o aplicativo FlyLady Messenger apresenta lembretes, mensagens diárias e depoimentos de pessoas que juram ter vencido através do método de limpeza.

Um exemplo de programação do FlyLady Cleaning:

O site da FlyLady apresenta várias rotinas de limpeza de exemplos para ajudá-lo a começar. Pegue a rotina matinal de Cilley, por exemplo. Depois de acordar, arrume a cama, tome um banho e limpe a área do chuveiro para aproveitar ao máximo o seu tempo. Você vai arrumar o cabelo, usar a maquiagem e limpar o banheiro rapidamente.

Quando terminar o banheiro, coloque uma quantidade de roupa para lavar. Se sua cozinha não precisar ser limpa, guarde a louça seca, prepare o café da manhã e alimente seus animais de estimação.

Nesse ponto, você começará a pensar no resto do seu dia. Revise sua agenda, faça uma lista de tarefas e planeje o que comerá no jantar. Reserve alguns minutos para revisar sua conta bancária e colocar suas roupas no varal.

Lembre-se de tomar suas vitaminas e quaisquer medicamentos e passar um pouco de tempo relaxando e saboreando seu café da manhã. Se você gosta de meditar, faça isso também. Encerre sua manhã verificando seu e-mail e qualquer site que o ajude a seguir o caminho do dia.

Zonas de limpeza FlyLady:

Outro componente importante do método de limpeza FlyLady é o conceito de zonas. A FlyLady sugere separar sua casa em cinco zonas diferentes. A primeira semana do mês é dedicada à zona um. Separe 15 minutos por dia para eliminar qualquer confusão acumulada em toda a sua casa. Passe para a zona dois, onde você cuidará da cozinha por 15 minutos por dia, normalmente durante a primeira semana inteira do mês.

A zona três – a segunda semana inteira do mês – exige que você se concentre no seu banheiro e em outra sala, como um escritório em casa, uma área de artesanato ou um quarto de criança. A zona quatro, que fica na terceira semana inteira do mês, é a hora de colocar o seu quarto principal, banheiro e armário em ordem.

Finalmente, a zona cinco é a hora de atacar sua sala de estar. É a quinta semana do mês e normalmente dura apenas alguns dias, já que as zonas um e cinco ocorrem durante a mesma semana. Em cada zona, não esqueça que você está limpando apenas 15 minutos por dia, o que, segundo o FlyLady, deve produzir resultados visíveis cerca de uma semana após o início da rotina.

Pratique a paciência:

Com uma programação completa, que pode incluir cuidar de seus filhos e cumprir obrigações profissionais, limpar sua casa não deve parecer um fardo. Vale a pena considerar o trabalho lento nas tarefas domésticas, adotando uma abordagem prática, como o método de limpeza FlyLady.

Coronavírus: cuidados de desinfecção ao ir e voltar do supermercado

Faxina e desinfecção doméstica na era do coronavírus

Veja também

+ Mudaram as regras para compra de carro para PCD; veja como ficou

+ Carol Nakamura compartilha projeto de sua mansão de R$ 2 milhões; veja

+ 20 passos simples para dar uma cara nova para sua casa

+ Você acha Gracyanne Barbosa sarada? É quer nunca viu a médica Chinesa Yuan Herong

+ Relógio de R$ 3 milhões de Faustão é inspirado em supercarro da Bugatti; veja

+ Dicas fáceis de como limpar panela queimada

+ Enio Mainardi, publicitário e pai de Diogo Mainardi, morre de covid-19

+ Quarto feminino: 6 dicas que você precisa saber antes de planejar o seu

+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las

+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo




arrow