Este novo telhado sustentável deixa a casa naturalmente fresca, sem ar condicionado -

Este novo telhado sustentável deixa a casa naturalmente fresca, sem ar condicionado

Telhado refrigerador. Imagens: Reprodução/ Universidade de Northeastern

Ligar o ar condicionado em sua configuração mais alta pode trazer um doce alívio no verão. Mas e a conta de energia? E se sua casa pudesse ficar fria por conta própria, através de seu telhado – sem a necessidade de eletricidade?

Essa é a premissa da nova invenção de Yi Zheng. O professor de engenharia mecânica e industrial da Universidade de Northeastern, em Boston, que criou um material sustentável que pode ser usado no telhado para fazer construções e manter a refrigeração sem depender de sistemas convencionais.

Telhado refrigerador. Imagens: Reprodução/ Universidade de Northeastern
Telhado refrigerador. Imagens: Reprodução/ Universidade de Northeastern

Zheng imagina este material, apelidado de “papel de resfriamento”, cobrindo os telhados de casas, armazéns e edifícios de escritórios.

Veja também:

O material de cor clara não apenas reflete os raios solares quentes para longe do imóvel, mas também suga o calor do interior – o calor emitido por aparelhos eletrônicos, cozinhas e corpos humanos.

Yi Zheng (centro). Foto: Ruby Wallau

O material de resfriamento é, na verdade, feito de papel, e a microestrutura porosa das fibras naturais internas absorve o calor interno e o reemite para longe do edifício.

Zheng, que estuda nanomateriais, teve a ideia quando olhou para um balde cheio de papel de impressão usado. Ele se lembra de ter pensado consigo mesmo: “Como poderíamos simplesmente transformar esse material residual em algum material de energia funcional, materiais compostos?”

Veja também:

Então, com a ajuda de um liquidificador de alta velocidade da cozinha de sua casa, Zheng fez uma polpa com resíduos de papel, misturada com o material que compõe o Teflon. Em seguida, ele transformou-o em um “papel de resfriamento” repelente a água que poderia revestir casas. Em seguida, ele e sua equipe testaram sua capacidade de se manter fresco sob várias condições de temperatura e umidade.

Zheng e seus colegas descobriram que o papel de resfriamento pode reduzir a temperatura de uma sala em até 6°C. Ele selecionou materiais que reduziriam o custo de implantação da nova tecnologia para resfriar casas.

O papel de resfriamento não é apenas ecológico em sua capacidade de reduzir sua pegada de energia. Também é reciclável. O material pode ser usado, exposto à radiação solar, intempéries e temperaturas variáveis, então reduzido a uma polpa (novamente) e reformado sem perder suas propriedades de resfriamento. 

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow