Estilo brasileiro de jardinagem: o que o mundo pode aprender com nosso jeitinho de plantar -

Estilo brasileiro de jardinagem: o que o mundo pode aprender com nosso jeitinho de plantar

Jeitinho brasileiro de plantar, com grande variedade, graças à tropicalidade, e estilo específico. Foto: Anthony Shkraba/Pexels

Quando muitas pessoas ouvem sobre o Brasil, costumam pensar no carnaval e na vasta floresta tropical. O Brasil é de fato o lar de ambos, mas, como o quinto maior país do mundo, ele também tem um ecossistema variado e diverso cheio de plantas nativas que vão desde florestas úmidas até savanas semi-áridas.

A grande diversidade torna o estilo de jardinagem brasileiro uma delícia não só para os jardineiros brasileiros, mas também para todos os interessados ​​em botânica. Acompanhe!

Jeitinho brasileiro de plantar, com grande variedade, graças à tropicalidade, e estilo específico. Foto: Anthony Shkraba/Pexels
Jeitinho brasileiro de plantar, com grande variedade, graças à tropicalidade, e estilo específico.
Sobre jardins no Brasil

O Brasil abrange cinco zonas diferentes, mas é principalmente tropical, com áreas de floresta tropical no oeste e zonas temperadas na região sul. As temperaturas na floresta tropical dificilmente variam e permanecem consistentemente chuvosas, quentes e úmidas.

Outras áreas tropicais variam na quantidade de chuva que recebem e as temperaturas têm maior probabilidade de oscilar um pouco. Nas regiões semi-áridas, os períodos de seca não são incomuns e podem se estender até a seca rigoroso, enquanto no sul do Brasil vivencia-se um verdadeiro inverno com temperaturas que, ocasionalmente, tem neve leve.

Veja também:

Tudo isso significa que os jardins no Brasil, como em qualquer país com diferentes zonas de temperatura, variam de uma região para outra. Isso é empolgante para quem deseja imitar o estilo de jardinagem brasileiro. Isso significa que há uma grande variedade de plantas brasileiras para escolher. Como você verá, no entanto, o estilo de jardinagem brasileiro não se trata apenas das plantas; trata-se de muito mais.

Estilo brasileiro de jardinagem

O estilo brasileiro de jardinagem deve sua existência principalmente a um homem, Roberto Burle Marx. Marx foi paisagista, mas também pintor, ecologista, naturalista, artista e músico, o que significava que, para ele, projetar jardins no Brasil significava incorporar não só as plantas, mas também a sua inspiração artística.

Marx é creditado por apresentar o Brasil à arquitetura paisagística modernista: um tipo de projeto paisagístico que criou espaços públicos onde nenhum existia antes, resultando em uma mistura de parque e praça.

Veja também:

Seus projetos se concentraram fortemente no uso de plantas tropicais brasileiras e recursos hídricos perfeitamente combinados com arte popular, design gráfico e tapeçaria. Ele também utilizou cinco princípios de design para ajudá-lo a criar jardins brasileiros.

Folhagem colorida, formas e texturas contrastantes, repetição e o uso de plantações tropicais são suas primeiras quatro premissas de design.

Plantas brasileiras

Junto com o uso de plantações tropicais, a localização e o fator “uau” completam seu quinto princípio para os jardins no Brasil. Use plantas tropicais brasileiras mais altas para criar um fundo dramático. Isso inclui palmeiras (Arecaceae), Colocasias e canas ou a planta brasileira Tabebuia, árvores trompete com flores rosas ou amarelas.

Em seguida, preencha o centro do jardim com plantas de tamanho médio interessantes, coloridas e de textura única, como escudo persa e planta de fogos de artifício. Por último, use plantas rasteiras como preenchimento ao longo do solo ou vasos estrategicamente colocados. Isso pode incluir a planta da batata-doce e a erva-aranha roxa.

As trepadeiras brasileiras, como buganvílias, maracujá, filodendro e hera do diabo, podem escalar os troncos das árvores. Se você incluir um elemento aquático, como um lago, certifique-se de plantar nenúfares brasileiros cujas flores rosas se elevam sobre a grande folha de lírio. Para incorporar ainda mais as plantas, os jardineiros podem anexar plantas epífitas (Tillandsia ou Bromélia) ou orquídeas a espécies mais altas ou em paredes para atrair o olhar para o céu.

Se você estiver em qualquer lugar do mundo e quer reproduzir um típico jardim brasileiro, pense em plantas tropicais e não se esqueça da banana, bambu e até mesmo cactos e suculentas para adicionar um toque do Brasil à sua paisagem.

Fonte: Gardening Know How

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br






arrow