Quando muitas pessoas ouvem sobre o Brasil, costumam pensar no carnaval e na vasta floresta tropical. O Brasil é de fato o lar de ambos, mas, como o quinto maior país do mundo, ele também tem um ecossistema variado e diverso cheio de plantas nativas que vão desde florestas úmidas até savanas semi-áridas.
A grande diversidade torna o estilo de jardinagem brasileiro uma delícia não só para os jardineiros brasileiros, mas também para todos os interessados em botânica. Acompanhe!
Jeitinho brasileiro de plantar, com grande variedade, graças à tropicalidade, e estilo específico.
Sobre jardins no Brasil
O Brasil abrange cinco zonas diferentes, mas é principalmente tropical, com áreas de floresta tropical no oeste e zonas temperadas na região sul. As temperaturas na floresta tropical dificilmente variam e permanecem consistentemente chuvosas, quentes e úmidas.
Outras áreas tropicais variam na quantidade de chuva que recebem e as temperaturas têm maior probabilidade de oscilar um pouco. Nas regiões semi-áridas, os períodos de seca não são incomuns e podem se estender até a seca rigoroso, enquanto no sul do Brasil vivencia-se um verdadeiro inverno com temperaturas que, ocasionalmente, tem neve leve.
Tudo isso significa que os jardins no Brasil, como em qualquer país com diferentes zonas de temperatura, variam de uma região para outra. Isso é empolgante para quem deseja imitar o estilo de jardinagem brasileiro. Isso significa que há uma grande variedade de plantas brasileiras para escolher. Como você verá, no entanto, o estilo de jardinagem brasileiro não se trata apenas das plantas; trata-se de muito mais.
Estilo brasileiro de jardinagem
O estilo brasileiro de jardinagem deve sua existência principalmente a um homem, Roberto Burle Marx. Marx foi paisagista, mas também pintor, ecologista, naturalista, artista e músico, o que significava que, para ele, projetar jardins no Brasil significava incorporar não só as plantas, mas também a sua inspiração artística.
Marx é creditado por apresentar o Brasil à arquitetura paisagística modernista: um tipo de projeto paisagístico que criou espaços públicos onde nenhum existia antes, resultando em uma mistura de parque e praça.
Seus projetos se concentraram fortemente no uso de plantas tropicais brasileiras e recursos hídricos perfeitamente combinados com arte popular, design gráfico e tapeçaria. Ele também utilizou cinco princípios de design para ajudá-lo a criar jardins brasileiros.
Folhagem colorida, formas e texturas contrastantes, repetição e o uso de plantações tropicais são suas primeiras quatro premissas de design.
Plantas brasileiras
Junto com o uso de plantações tropicais, a localização e o fator “uau” completam seu quinto princípio para os jardins no Brasil.Use plantas tropicais brasileiras mais altas para criar um fundo dramático. Isso inclui palmeiras (Arecaceae), Colocasias e canas ou a planta brasileira Tabebuia, árvores trompete com flores rosas ou amarelas.
Em seguida, preencha o centro do jardim com plantas de tamanho médio interessantes, coloridas e de textura única, como escudo persa e planta de fogos de artifício. Por último, use plantas rasteiras como preenchimento ao longo do solo ou vasos estrategicamente colocados.
Isso pode incluir a planta da batata-doce e a erva-aranha roxa.
As trepadeiras brasileiras, como buganvílias, maracujá, filodendro e hera do diabo, podem escalar os troncos das árvores. Se você incluir um elemento aquático, como um lago, certifique-se de plantar nenúfares brasileiros cujas flores rosas se elevam sobre a grande folha de lírio. Para incorporar ainda mais as plantas, os jardineiros podem anexar plantas epífitas (Tillandsia ou Bromélia) ou orquídeas a espécies mais altas ou em paredes para atrair o olhar para o céu.
Se você estiver em qualquer lugar do mundo e quer reproduzir um típico jardim brasileiro, pense em plantas tropicais e não se esqueça da banana, bambu e até mesmo cactos e suculentas para adicionar um toque do Brasil à sua paisagem.